O segredo da automotivação

Dias atrás uma leitora do blog fez a seguinte postagem na shoutbox do blog:

"Se a vitória custar a chegar, suas armas se desgastarão e o entusiasmo tende a enfraquecer (Sun Tzu). Achei interessante e acredito que se aplica e todos nós. Alguém discorda?"

Antes de dizer qualquer coisa, vamos, como de costume, conhecer mais uma definição de dicionário de uma palavra que se aplica muito a nós, concurseiros sérios, automotivação.

1 Motivar a si mesmo e por si mesmo, por seu próprio esforço e decisão.

Certo, mas o que é motivação? Simples, é estimular através da determinação clara e transparente do motivo que leva a alguma ação. Sacaram? Motivação = motivo + ação.

O que leva uma pessoa a se tornar concurseira, a entrar na guerra dos concursos públicos, a estudar feito um condenado para conseguir uma vaga no serviço público? Muitas coisas. Desejo de estabilidade no trabalho e na vida, desejo de reconhecimento, desejo de crescer profissionalmente com seu próprio esforço, desejo de ganhar melhor, desejo de desafio. Motivos não faltam, enfim.

A ação necessária para atingir o objetivo da posse em cargo público é simples, estudar o suficiente para ser aprovado, além de ter paciência suficiente até ser empossado.

Logo, temos que os desejos que temos em relação ao nosso futuro pessoal e profissional que serão satisfeitos com a posse em cargo público é o motivo que leva a ação de estudar e ter paciência ... motivação. Então, se automotiva é assegurarmos para nós mesmos os motivos que nos levam a estudar e ter paciência, diariamente, a cada hora, a cada minutos. Se a motivação de um time é sua torcida, nossa torcida deve ser, primeiramente nós mesmos. Somos nós em quadra jogando pela vitória na guerra dos concursos públicos sendo animados e suportados por uma arquibancada lotada de nós mesmos torcendo por nós. Vocês conseguem imaginar a cena?

Analisemos agora o ditado de Sun Tzu.

Quando a vitória custa a chegar e se continua a lutar, lutar e lutar, as armas tendem a se desgastar, a perder o corte, a perder a resistência, a tenderem a quebrar. Só que as armas a que o filósofo militar chinês se refere não são as armas de metal e madeira, as espadas, lanças e adagas, não, ele se refere a nossa paciência, a nossa garra, a nossa gana, a nossa vontade de vencer, um conjunto chamado de moral para lutar. Então, quanto mais lutamos sem alcançar a vitória, mais nossa moral vai se desgastando, e como é a moral que alimenta o entusiasmo para vencer, como a moral se desgasta, fica mais fraca, o entusiasmo tende a enfraquecer. É como se nossas armas formassem uma bateria que alimenta uma maquininha chamada entusiasmo, mas baterias desgastadas, fracas, enfraquecem o movimento da maquininha.

Aí que mora o segredo da automotivação. Será a automotivação que renovará a cada dia nossas armas, que atenurão seu desgaste, as afiarão, as consertarão. Se nos automotivarmos continuamente, sempre teremos armas novas em folha para lutar e com armas novas em folha, nunca teremos entusiasmo fraco, muito ao contrário, teremos entusiasmo forte, muito forte, entusiasmo pitbul.

Notem que falo de automotivação por um motivo muito simples. Não dependam, nunca, em nenhuma fase da sua vida, da motivação externa, vinda dos outros. Se houver motivação externa, é lucro, mas se não houver as conseqüências podem ser extremas, para uma pessoa automotivada sua ausência nem será notada, mas para uma pessoa que não se automotiva, mas ao contrário depende da motivação externa, será o fim do entusiasmo, da vontade de vencer, a morte de seus objetivos e sonhos.

Resumo da ópera – Concurseiro sério é concurseiro automotivado até debaixo da chuva, afinal de contas, já disse o poeta que “ninguém ama você mais do que você mesmo”.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

O clipe de hoje é de uma música romântica na voz linda de Solange Knowles, se não me engano iela é irmã da Beyoncé Knowles, mesmo sobrenome, afinal. A música de chama "Sandcastle Disco". Música calminha e gostosa de ouvir.

1 Response to "O segredo da automotivação"

  1. Ótimo post, Charles. É engraçado a tal da motivação. Esses dias eu estava lembrando das inúmeras coisas que eu deixei pra trás para poder hoje SÓ estudar. Da dor de ser apontada como covarde, como egoísta, como mesquinha. Antes eu olhava tudo isso com rancor, com tristeza, hoje eu uso cada coisa que me fez chorar como um motivo de eu seguir para frente. Hoje eu consigo enxergar somente um caminho: um caminho que me leva para frente, um caminho retilíneo. Não há mais o que chorar, nem o que arrepender. Só há um único objetivo, um único sonho: CHEGAR LÁ (no meu caso, ser Magistrada do Trabalho). Eu me permito ficar cansada, e as vezes até triste, mas desmotivada jamais. =)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards