RESENHA - "Guia de Preparação do Concurseiro Solitario" de Charles Dias

Atendendo aos muito emails que recebemos de leitores do blog pedindo a resenha do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário", do editor desse blog Charles Dias, agora você poderá conhecer melhor esse ótimo livro sobre planejamento de estudos para concursos públicos.


ISBN: 9788535242089
Editora: Campus
Edição: 1 º Edição
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21 cm
Paginas: 120
Autor: Charles Dias
Ano Publicação: 2010

Quando recebi, pelos Correios, meu exemplar autografado do "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário", algo me dizia que realmente aprenderia um pouco mais sobre como ser uma concurseira séria e que terminaria a leitura mais motivada e organizada em meu projeto de estudo.

E realmente isso aconteceu.

O livro de Charles Dias nos traz uma proposta muito interessante no que diz respeito à consecução de tempo e de organização dos estudos, que se chama “Técnica de Planejamento de Estudos por horas líquidas”, criada por ele mesmo.

Partindo da necessidade, imperiosa, de se organizar a grade de estudos, e não cair na “tentação acadêmica” de se contabilizar as horas brutas estudadas (e sim as líquidas – que demonstram nosso real e atual comprometimento), o autor traceja as maneiras corretas de efetuar o cálculo de seu tempo de estudos, nos ensinando a otimizar a grade a partir de informações relevantes como o rol de disciplinas constante do edital, o peso de cada uma delas na prova, o número de questões a serem respondidas, etc.

Dito isso, o livro demonstra preocupação em conscientizar os leitores quanto a necessidade de se comprometer com o próprio projeto de estudos, otimizando seus horários e nos incitando à reflexão quando a veracidade dos dados que lançamos em nosso controle de matérias analisadas.

É um excelente guia para aqueles que descobriram que somente com P2D – Planejamento, Disciplina e Determinação, a aprovação no Concurso Público dos sonhos se torna uma realidade.

Planejamento para a consciência de que estudar não é uma tarefa ilógica e ausente de organização de metas e de métodos. Disciplina para entender que se trata de um projeto que vence a si mesmo e os excessos que, eventualmente existem, em nossa rotina. E Determinação para alcançar resultados otimizados superando as adversidades, quase que inevitáveis, em nossas vidas.

RESUMO DA ÓPERA - Indico a aquisição do Guia de Preparação do Concurseiro Solitário a todos aqueles que desejam conferir efetividade a seus estudos, partindo da análise dos editais até o controle de horas (líquidas) estudadas. O que fica claro da leitura do excelente livro é que nunca mais um concurseiro precisa ser solitário. Há sempre alguém, com experiência e mesmos ideais, querendo te acompanhar e auxiliar nessa guerra.

Ana Paula de Oliveira Mazoni é uma concurseira que agora pode planejar melhor seus estudos.

———«»———«»———«»———

E trouxemos para vocês uma amostra grátis desse ótimo livro. Todo o primeiro capítulo em PDF, que você pode baixar clicando na imagem abaixo.


———«»———«»———«»———

Bomba relógio. Assim que o edital é publicado, o concurseiro tem literalmente um artefato desse porte em mãos, prestes a explodir no dia da aplicação da prova objetiva, no processo seletivo a que concorre. O relógio, que não pode ser atrasado, é implacável: se não houver o devido preparo, as consequências para o candidato serão desastrosas. E como lidar com essa pressão advinda do poder destrutivo de uma bomba, aliada com um relógio que não perdoa desperdício de tempo? Charles Dias explica, no seu livro de estreia pela editora Campus, o “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário”.

O título remete a um dos blogs de maior renome no assunto “concurso público”, do qual sou honrado em fazer parte, e constitui numa extensão do trabalho que é feito, diariamente, por seus colunistas. Charles, como idealizador, reuniu experiência como concurseiro e ideias divulgadas por meio de artigos e matérias especiais, acumulados nos últimos anos. Tudo isso lhe fez perceber que, sem planejamento, disciplina e determinação – o famoso “P2D” – não há como se “desarmar a bomba”. Isso também é necessário para levar, adiante, uma rotina de estudos, que promete ser pesada e exige o correspondente esforço por parte do candidato.

Conhecendo o edital, “sua majestade” nos dizeres do autor, o concurseiro pode fazer um trabalho de preparo mais adequado. Ele, entretanto, não basta. Nisso entra a experiência de Charles Dias, compartilhada através do planejamento de estudo por horas líquidas, isto é, aquele que pode ser aferido pelo tempo efetivamente gasto nos estudos. Isso é importante para que haja o correto discernimento sobre o quanto é investido no preparo para as provas. Ademais, é necessário que se corrijam falhas e busquem-se meios para que o tempo renda. Tudo é feito de modo prático e objetivo, por sugestões dadas pelo autor ao longo da obra.

Por ter essencialmente um viés prático, o “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário” demonstra, através da análise de um concurso real, como pode ser feito o preparo do candidato através da técnica de estudo pelas horas líquidas. Isso evita que o leitor entenda que a técnica funciona apenas na teoria, senão que a prática pode lhe garantir bons resultados. Aplicando o P2D, naturalmente, pois o conhecimento só é válido se tiver utilidade na prática.

RESUMO DA ÓPERA – A bomba-relógio da capa, com a qual iniciamos esta resenha, traduz justamente a pressão do candidato em fazer um estudo de qualidade, com a limitação do tempo e buscando prevenir consequências de um resultado desfavorável. Charles Dias, com seu “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário”, traz da sua experiência contribuição indispensável para o concurseiro sério, que quer o cargo público, mas que precisa se preparar com qualidade.

CLEBER OLYMPIO, aprendendo a ter P2D e a aplicar as técnicas de estudo por horas líquidas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

O que te levou a escrever esse livro?

Esse livro começou como um workshop oferecido para os leitores do blog Concurseiro Solitário, no qual minha intenção era de ensinar a técnica de planejamento que utilizei para meus estudos e que deu certo, uma vez que passei em vários concursos e hoje sou servidor público federal.

Não sei bem como, a Editora Elsevier Campus tomou conhecimento desse workshop e me convidou para publicá-lo em formato de livro.

Como surgiu a ideia de desenvolver a técnica de estudo por horas líquidas? O que te motivou a tanto, baseado na sua experiência pregressa de concurseiro?

Desde que comecei a estudar para concursos públicos li a respeito da necessidade de muito planejamento e controle do quê e quanto se estuda, inclusive com a indicação da necessidade de se controlar o tempo efetivo de estudo, descontado de intervalos e paradas. A partir disso comecei a desenvolver essa técnica a fim de poder de forma prática, rápida e fácil poder montar um planejamento de estudo baseado no uso eficiente e otimizado do tempo disponível para estudo.

O que me motivou foi a necessidade de poder planejar meus estudos de forma mais prática e eficiente, sem ficar perdendo tempo e repetindo vezes sem fim o processo, uma vez que era algo que sempre me incomodou, tanto pela chatice da repetição, quanto pela perda de tempo recorrente.

Como a aplicação da técnica de estudo por horas líquidas pôde ser usada, na prática, para te garantir a posse na ANAC?

A utilizei para planejar meus estudos tanto para esse concurso quanto para o da Dersa-SP, no qual fiquei em 2º colocado para meu cargo. Sem utilizar essa técnica para poder rapidamente montar um planejamento de estudos muito eficiente, dificilmente conseguiria estudar tão bem e poder obter tais resultados.

De que forma o concurseiro pode lutar para evitar a procrastinação do dia a dia e ter mais P2D?

Sendo honesto consigo mesmo enquanto concurseiro. Ele deve acreditar no que está fazendo e ser realista quanto à verdade do fato de que se não estudar deixando preguiça e procrastinação de lado, não passará em concurso público algum. Se é honesto consigo mesmo, não irá procrastinar.

De que maneira o concurseiro pode atribuir o peso entre as matérias, a fim de elaborar seu estudo, a poucos dias da prova, já com o edital em mãos?

Deve-se dar maior peso, nesse ordem, às matérias que serão cobradas em prova:

- Àquelas que têm “peso” mais alto e se sabe/estudou menos;

- Àquelas que têm “peso”menor, mas também se sabe/estudou menos;

- Àquelas que têm “peso” mais alto e se sabe mais;

- Àquelas que têm “peso” menor e se sabe mais;

Fazendo isso o concurseiro otimiza seus estudos dentro do tempo exíguo que dispõe para revisar as matérias já estudadas desde antes da publicação do edital.

Como desvencilhar a técnica de estudo, que você sugere no seu livro, do seguinte pensamento: “ah, mas tenho que ser rígido demais com meu tempo para que essa sugestão dê resultado”?

Basta o concurseiro entender bem a técnica para ver que há como compensar o planejamento, que não deve mesmos ser rígido e engessado. A idéia é que o planejamento seja flexível e que se adéqüe às necessidades e acontecimentos da vida cotidiana do concurseiro.

Agora, controle do tempo é necessário mesmo e não tem como escapar dele. Se não controlar o tempo, como estudar tudo o que precisa ser estudado no tempo que se tem para isso, que, geralmente, é bastante exíguo?!

Qual a dificuldade que os concurseiros mais apresentam para seguir os ensinamentos do seu guia de preparação?

Acho que são basicamente duas dificuldades:

a) Se convencerem de que tal técnica é muito prática e de fácil aplicação na rotina diária de estudos;

b) Abandonar o velho modo meio desordenado de planejamento de estudos em nome de uma metodologia organizada e coerente como a do método que proponho nesse livro.

Depois de passar por todo o processo de preparação e de começar a trabalhar, algumas coisas imprevisíveis aconteceram e ainda acontecem no seu cotidiano concurseiro. Que dicas você daria para poder otimizar mais o que você ensinou em seu livro?

De sempre fazer ajustes finos ao planejamento de estudos a fim de poder incorporar tais acontecimentos à rotina de estudos, afinal de contas, o planejamento de estudos não pode de modo algum ser algo engessado. Esse, inclusive, é o grande erro de muitos concurseiros, de não adaptarem continuamente seus planejamentos de estudo às mudanças de paradigma, de condições e realidade. Concurseiros devem ser como camaleões, sempre adaptáveis às mais diferentes realidades e condições.

Seu livro vai de encontro com as necessidades enfrentadas por você mesmo e pelos leitores do Blog “Concurseiro Solitário”. Você acha que esse contato próximo com as necessidades apresentadas pelos concurseiros favorece sua visão de técnicas de estudo?

Sim, muito. Como já disse, essa técnica tem como um dos pais o conhecimento que juntei da experiência de outros concurseiros. Foi através do contato com outros concurseiros, muitos deles leitores do blog, que pude otimizar a técnica, refiná-la, a fim de que não ficasse limitada a ser uma ferramenta estritamente pessoal, mas de uso geral.

Você ainda se considera um “Concurseiro Solitário”? Como vê, hoje, depois de tantas iniciativas e projetos vinculados à idéia original do blog, a missão que desenvolve?

Solitário é a condição de quem está só. E só está o concurseiro enquanto aprende com os livros, enquanto luta para responder as perguntas de uma prova, quando vence ou sofre alguma derrota. Além disso, só o concurseiro sabe “onde o sapato aperta”. Sob esse ponto de vista, todos os concurseiros têm seus momentos de solidão, são todos solitários algumas tantas horas.

Só que também podemos e precisamos contar com o apoio de quem nos entenda, que vive nossos dramas, ou seja, outros concurseiros, que se não acabam com a solidão, a tornam suportável. É isso que procuro fazer no blog.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.

———«»———«»———«»———
Participe de nossa nova Promoção Twitter, que premiará um novo concurseiro sortudo com nada menos que com os 04 (quatro) volumes da excelente Coleção Julgamentos do STF E STJ 2008/2011 de Tânia Faga (Ediora Método), autografados pela autora.

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS RT #JURISPRUDENCIA Promo Coleção Julgamentos do STF e STJ 2008/2011 http://kingo.to/vZ9 P/ participar Dê RT siga @concurseirosoli e @taniafaga";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "Guia de Preparação do Concurseiro Solitario" de Charles Dias"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards