Concurseira grávida – Ajuda a uma leitora

A leitora Vivianne nos pediu uma ajudinha outro dia: “Tou grávida de 7 meses e num meio de um processo de concurso... passei na 1ª etapa e tou estudando pra 2ª, mas tá tão difícil com tantas dores nas costas e nas costelas... vontade de beber água e fazer xixi toda hora... e minha casa ainda tá reformando (muito barulho)... Enfim, tá bem difícil estudar para a 2ª etapa. Gostaria de pedir umas dicas especiais pra essa concurseira grávida mais do que solitária rs.“

É claro que faremos todo o possível para ajudar! Apesar de eu não ser mãe, perguntei à minha mãe o que ela faria no seu lugar. Afinal, minha mãe é ex-concurseira. Ela deu umas dicas. Vamos lá!

Vivianne, primeiramente, parabéns porque você será mamãe. Felicito-lhe também por ter passado para a 2a fase do seu concurso. Estudar para concursos grávida deve ser um pouco mais complicado que o normal. Isso porque há mudanças hormonais, aumento de peso, cansaço em decorrência dele. Fora que são necessários inúmeros cuidados para a sua saúde e para a do bebê. Além do que, nesse momento, algumas pessoas ficam mais suscetíveis ao sono, o que atrapalha os estudos.

Bem, no que toca aos seus problemas narrados, a dor nas costas e na costela pode ser diminuída com o uso de almofadas bem fofas atrás da cadeira. Se nem assim ajudar, procure pedir para alguém massagear o local para aliviar as dores.

Não sei se você pode fazer atividade física – coisa que precisa ser perguntada ao seu médico(a) – porém, fala-se muito nos benefícios da hidroginástica para a grávida. Isso faz com que se fortaleça a musculatura e evite algumas dores posturais. Se for possível fazer (isso deve ser perguntado ao médico), procure aproveitar a oportunidade.

Com relação a beber água e fazer muito xixi, convém estudar em um local próximo ao banheiro, se isso for possível. Afinal, você não perderá tanto tempo assim se deslocando até o banheiro. Aproveite e deixe uma garrafa de água ao seu lado para não precisar ir à cozinha a todo momento.

No que toca ao barulho, como não poderia indicar o estudo em outro local fora da sua casa, por conta das circunstâncias anteriores, recomendo o uso de protetores auriculares. Eles bloqueiam o barulho que as estacas, furadeiras, falatório entre os profissionais que estão frequentando a sua casa. Você vai até estranhar o silêncio, mas vai gostar muito.

Resumo da Ópera – Com tantos truques, você conseguirá estudar com muito mais conforto. Será uma mãe batalhadora, bem-sucedida. Ficará em paz sem o barulho. Além do que, será motivo de orgulho pelo(a) seu(sua) filho(a).

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Concurseira grávida – Ajuda a uma leitora"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards