É muita coisa para aprender a aprender

Ontem mesmo eu estava escrevendo um texto volando para quem pensando em estudar sério para concursos públicos, sobre o básico do básico que é preciso saber para se poder tanto decidir isso da melhor forma possível, como começar a estudar corretamente.

É engrançado quantas coisas é preciso saber e levar em consideração somente para tomar a decisão de estudar sério para concursos públicos. Par acomeçar é preciso saber, inclusive, o que é estudar sério. Tomada a decisão é importante também saber como começar a estudar corretamente, conhecer aquelas armadilhas fatais em que não podemos cair, aprender a como iniciar os estudos da forma correta, quais as matérias que devem ser estudadas incialmente, com que material, de que modo. Ufa, é muita coisa.

O problema é que apesar de hoje em dias ser muito mais fácil encontrar informações sobre estudar para concursos públicos, principalmente na Internet, tem muita gente que toma a decisão e começa a estudar para concursos públicos ainda como fiz mais de três anos atras, praticamente sem informação alguma, na base do "achômetro".

A não ser que a pessoa não tenha mesmo acesso à Internet (Existe gente que não tenha?), não há como dar a desculpa de que "Eu não sabia que era preciso me informar sobre isso antes". Se alguém faz, é porque já tem o costume de não se informar sobre o que irá fazer ou comprar. Em um mundo complexo como o de hoje, onde se de um lado temos muita informação disponível e do outro muita necessidade de informação para tomar decisões e fazer as coisas, não confrontar tais fatos é, no mínimo, temerário.

Tudo bem, quem ainda está nessa fase de tomar a decisão ou começar a estudar para concursos públicos pode evitar cometer tal erro, seja lendo artigos como esse ou mesmo parando um minutinho para pensar sobre a eimportância e complexidade dessa decisão. E para quem já decidiu ou começou a estudar da forma errada? Dá para fazer alguma coisa?

Bem, é sabido que nunca é tarde para tentar consertar as coisas. Claro que o que é emendado nunca fica como o que é feito da forma correta originalmente, mas é melhor que deixar coisa torta. Vejamos.

Sobre a decisão de estudar para concursos públicos - Costumamos dizer aqui no blog que para ter sucesso garantido em concursos públicos é preciso estudar sério, muito sério. Dizemos isso de forma a diferenciar o estudo sem compromisso, do tipo "Vou estudar, mas não vou me esforçar muito. Se der sorte, passo", daquele estudo decidido, responsável, orientado, que não pode ter outro resultado que não passar e ser empossado.

Nesse caso é preciso do concurseiro analisar com cuidado o que ele quer exatamente com estudar para concursos públicos e o quanto está disposto a fazer isso da forma correta. Se concluir que está usando isso apenas como uma "desculpa" e que não está disposto a se dedicar realmente à atividade, melhor parar por aqui e não desperdiçar mais seu tempo e esforços. Agora, se concluir que está nessa para afazer o que for preciso para passar e empossado, pode passar para o próximo tópico.

Sobre estudar sério para concursos públicos - Há formas e formas de se estudar para concursos publicos. Em uma ponta temos o estudo relaxado, desinteressado, descompromissado, do tipo "Não vou esquertar muito minha cabeça com isso", em outra temos o estudo orientado, disciplinado, feito com determinação e compromisso, do melhor tipo "Estou estudo para passar e ser empossado". Considerando como concurseiros estão se preparando cada vez mais e melhor para enfrentar os concursos públicos que são lançados, quem quiser realmente passar e sem empossado deve inicialmente analisar com cuidado perto de qual dessas pontos está localizado seu modo de estudar e então pesquisar e se esforçar para trazer seu estudo cada vez mais para perto da segunda ponta, que não somente lhe garantirá passar em concursos públicos, como fazer isso de forma mais rápida e menos dolorosa possível.

RESUMO DA ÓPERA - Se você ainda está decidindo se vale a pena esudar para concursos públicos ou já decidiu e quer saber como fazer isso da maneira correta, agora já tem uma boa ideia. Se já fez isso, mas sem muita seriedade, sabe que não pode ficar assim. Agora, se já estuda sério, ajude a quem ainda não estuda corretamente como você e divulgue artigos como esse, seja solidário.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "É muita coisa para aprender a aprender"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards