Os sentidos do concurseiro

Como qualquer ser humano, o concurseiro tem apreço por se guiar pelos seus cinco sentidos: afinal, são eles que trazem orientação, e constituem a forma pela qual conhecemos o mundo como ele é. Desde pequena, a criança começa a explorar sua visão para perceber cores e formas, a audição para escutar a mamãe e o papai, e por aí vai. De uma forma alegórica, como seriam, então, os cinco sentidos do concurseiro?

Visão é o mais citado, também por conta do bendito “foco”. Dizem que “concurseiro que passa é aquele que tem visão das coisas”. De fato: o concurseiro usa a visão para ler, reter, memorizar, revisar, e também para projetar-se na vaga escolhida. Uns veem o contracheque do salário almejado; outros se veem fardados, outros ainda se veem assentados à mesa de seu gabinete acarpetado, assinando sentenças.

Tato é o que o concurseiro utiliza para agarrar oportunidades, pegar no edital, “espremer” seu material de estudo, sentir que a vitória está chegando. Ele igualmente sente o calor da disputa e a frieza da banca examinadora.

Olfato é o que o concurseiro utiliza para farejar novas chances, ficar esperto para a publicação de novos editais, e principalmente distinguir o aroma de uma boa oportunidade do fedor de uma enrascada.

Paladar é aquilo que o concurseiro usa para experimentar novas vitórias diárias, mas também o amargo da derrota naquela prova tão almejada. É aquele que tem o paladar apurado para buscar novos experimentos de sabores – uma técnica boa e aprimorada de estudos, que possa dar certo – além de quem precisa exercitar as habilidades e comer uns quilos de sal, sem reclamar, dentro da rotina pesada de estudos.

Audição, por fim, é o que o concurseiro usa para ouvir conselhos – e ignorar críticas nada produtivas ou proveitosas – e também para escutar algo que venha a lhe motivar para seguir adiante.

Dizem também da percepção extrassensorial, o que poderíamos chamar de “sexto sentido”. Entendo que ele é igualmente importante, pelo fator “projeção”. Enquanto a pessoa apenas dependa dos fatores físicos, dos quais já falamos, há algo nela que impeça de vislumbrar o porvir. Há quem, inclusive, seja privado de um ou mais sentidos físicos, porém desenvolve habilidades num sentido diferente e promova resultados até melhores do que uma pessoa dotada dos cinco sentidos correntes. Quem se utiliza do “sexto sentido concurseiro”, o qual apelidamos agora, tem a aptidão para vislumbrar dias melhores, saber o que outros estão pensando a nosso respeito, perceber quando as circunstâncias não estão sendo favoráveis, ou até mesmo para se livrar de problemas, antes mesmo que eles venham a acontecer.

Aprender com o que percebemos do mundo físico é importante, mas além destes é necessário usar de nossas faculdades mentais e espirituais, afim de não nos iludirmos com falsas impressões e contribuamos para uma piora no preparo.

Resumo da Ópera - O bom senso, do “sexto sentido concurseiro”, manda que não usemos apenas dos outros cinco sentidos. Projetemos, tenhamos discernimento, e busquemos sempre o emprego dos nossos recursos para conquistar o objetivo.

CLEBER OLYMPIO, concurseiro aprendendo a empregar o melhor de si rumo à investidura.


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


E O GANHADOR DE NOSSA 2a PROMO É ...

Juliano Mesquita Gomide (@julianogomide)
Lavras - MG


Dando RT (Retweet) nos Tweets da promoção, Juliano faturou um kit contendo um exemplar da nova edição da "CLT Saraiva e Constituição Federal" + camiseta do blog + curso do Ponto dos Concursos. E também entrevistamos Juliano. Confira.

Você realmente acreditava que poderia ser o ganhador dessa promoção do Blog? Ou apenas se inscreveu por inscrever?

Eu tinha esperanças de ganhar algum prêmio, no entanto, não ficava muito na expectativa. Fiquei muito feliz ao saber que eu era o ganhador, ainda mais porque eu estava um pouco desfocado nos estudos, esta premiação parece até um sinal para seguir em frente e mais forte na minha busca.

Qual sua opinião sobre a utilidade de seguir o Concurseiro Solitário no Twitter para concurseiros sérios?

Além de poder participar das promoções, razão pela qual abri uma conta no Twitter, seguir o Concurseiro Solitário é muito útil pelas dicas e informações que traz. Outro ponto importante é o contato que se pode ter com autores renomados e outros concurseiros sérios que também são seguidores.

Você já conhecia o Ponto dos Concursos? Como esse curso vai lhe ajudar na sua preparação?

Conheci o Ponto dos Concursos através do Blog Concurseiro Solitário, ainda não me matriculei em nenhum curso, estava cogitando comprar algum mais para frente para complementar meus estudos. Através das aulas demonstrativas que baixei e por ter professores de renome e altamente qualificados, é fácil perceber que são ótimos cursos, e este com o qual fui premiado será um grande diferencial na minha preparação, tanto pelo conteúdo e por se em PDF, o que torna o estudo mais prático.

Em sua opinião, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos para concursos públicos?

Os livros são mais bem elaborados que qualquer outro material para concursos, geralmente são escritos por bons autores, trazem um conteúdo de mais fácil assimilação em relação aos livros acadêmicos, são mais completos e confiáveis que as apostilas. Apesar da maioria dos livros para concursos não serem baratos, o investimento vale muito a pena.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Atualmente estou me preparando para o Concurso para Técnico do INSS, faz aproximadamente 5 meses, no entanto, não descarto a possibilidade de realizar outros concursos que venham a aparecer e que as matérias cobradas sejam em grande parte as que eu já estudo.

Quais são as suas dicas de motivação para quem está estudando e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Um recurso bom para motivar é imaginar como será sua vida após a aprovação no concurso desejado, pensar nas melhorias que terá na vida, que podem ser mais tempo de folga, melhor remuneração, melhores condições de trabalho, etc. Outra dica motivadora que utilizo muito é buscar exemplos nos esportes, ver todo aquele preparo minucioso, confiança dos atletas na vitória, o planejamento e as estratégias, ajuda a ter disposição para os estudos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Os sentidos do concurseiro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards