Em quantos concursos públicos é preciso passar?

Que é preciso passar para em concurso público para se tornar servidor público, isso é fato incontestável que somente não se aplica a quem tem padrinhos políticos poderosos com os famosos cargos comissionados de livre contratação "no bolso".

Mas em quantos concursos públicos o concurseiro precisa passar para se considerar vencedor dessa guerra e não mais precisar estudar e enfrentar certames? Hummm, pergunta pertinente que merece uma boa resposta.

Pois bem, tudo vai depender da estratégia adotada pelo concurseiro. Vejamos.

Estratégia do Atirador de Elite - Essa categoria de militar é caracterizada pelo "um único alvo", paciência e eficiência, alcançando o resultado esperado com um tiro certeiro. O concurseiro que adota essa estratégia tem um único concurso para um único cargo como meta e estudará o melhor que puder unicamente para esse certame especifico e não terá olhos nem se deixará seduzir por outras batalhas. É uma estratégia de longo prazo e que requer muita determinação por parte do concurseiro.

Estatégia do Concurso Escada - Você já parou para pensar como funciona uma escada? Ela parte de um princípio muito simples, de fracionar uma grande subida muito difícil de ser vencida diretamente em várias pequenas subidas, que são mais facilmente vencidas. O concurseiro que adota essa estratégia busca passar em um, dois, três cargos intermediários até estar preparado para passar no cargo que tem como meta final, usando os anteriores como apoio e ponto de partida secundários. É uma estratégia de longo prazo que exige muito foco por parte do concurseiro.

Pois bem, para quem adota a primeira estratégia é preciso passar em um único concurso para vencer na guerra dos concursos públicos. Uma grande batalha para o qual se preparou durante muito tempo da maneira melhor e mais específica possível. Já para quem adota a segunda estratégia, tudo vai depender da necessidade e da oportunidade. Para alguns, como eu, serão apenas duas vitórias, a que já garanti e que me rendeu minha primeira posse em um excelente cargo de nível médio, e a próxima que me garantirá a posse em um exelenete cargo de nível superior. Para outros poderão ser três, quatro, até cinco vitórias.

Notem que há vantagens e desvantagens em ser empossado em vários cargos intermediários antes daquele que se tem como meta final. Se por um lado vitórias consecutivas fazem bem para o ego e para a motivação, por outro geram um tanto de cansaço para organizar tudo o que é necessário para tantas posses, mudanças de ambiente e atribuições de trabalho. Se por um lado a remuneração vai melhorando, por outro lado não se cria raízes em lugar algum. E tudo isso deve ser pesado com muito cuidado.

Resumo da ópera - Tenha sempre algo em sua mente, somente você pode decidir qual dessasé a melhor estratégia para você. Somente você sabe "onde aperta seu sapato" e poderá decidir quantos quantas posses terá de tomar antes da posse final. Considere opiniões e conselhos alheios, mas filtre-os e lhes dê o pouco peso que merecem, afinal de contas, a opinião que mais vale é a sua.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Em quantos concursos públicos é preciso passar?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards