Quando as pessoas confundem esforço com inteligência

No final do ano passado fui à festa de formatura da minha irmã, na mesma escola pública onde terminei o meu colegial. Procurei pela minha família e assim que a localizei me dirigi àquela mesa. Além dos meus familiares estava sentado lá um sobrinho do meu padrasto com uma pessoa ao qual eu não conhecia.
Então esse sobrinho, ao me apresentar para sua companhia, fez o seguinte comentário:

- Ele chegou! Esse cara ai é “superdotado”. Ele passa em todos os concursos...

Esse comentário me deixou chateado. Porque será que as pessoas confundem inteligência com esforço?

Sou uma pessoa normal que estabeleceu uma meta de passar em um concurso público. Graças às escolhas que fiz consegui ser aprovado e, não considerar todo o esforço que tive que fazer para obter minha aprovação é, no mínimo, injusto pelos seguintes motivos:

1- Enquanto as pessoas estavam no cinema, eu estava assistindo vídeo-aula;

2- Enquanto as pessoas estavam indo para a praia, eu estava estudando Raciocínio Lógico;

3- Enquanto ficavam no MSN jogando conversa fora, eu usava a internet para tirar uma dúvida;

4- Enquanto as pessoas dormiam, lá estava eu fazendo exercícios, ao meu modo;

5- Enquanto as pessoas assistiam a novela das 8 eu analisava um edital e calculava o tempo de prova por questão.
Resumindo, enquanto as pessoas não faziam nada para serem aprovadas em um concurso, eu fazia tudo que estava ao meu alcance para conseguir a aprovação.

Enquanto não somos aprovados somos considerados “os chatos” por não sair para os lugares ou não participarmos de certos encontros, mas quando passamos somos os “superdotados”. Não é muito Injusto?

Como diz a minha esposa: “Dizer que somos superdotados tira todo o nosso mérito por estudar com um objetivo e joga a culpa (mérito) na genética como se esse fosse o único motivo, razão ou circunstância de termos conseguido passar.

Resumo da Ópera - Muitas vezes não somos reconhecidos pelos esforços que fizemos para atingir nossos objetivos.

Carlos Sales é um concurseiro muito esforçado que não gosta que tirem o valor das suas conquistas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Está no ar a aguardada 2a parte da entrevista que Charles Dias, editor do blog, concedeu à TV do Jornal dos Concursos e cuja 1a parte teve mais de 2.000 visualizações. Para assistir basta clicar na imagem abaixo.

———«»———«»———«»———
A Verbo Jurídico, editora e cursinho, está promovendo um concurso de bolsas de estudo. Esse concurso tem a finalidade  de beneficiar 20 (vinte) alunos, não alunos, ex-alunos com bolsas de estudo integrais ou parciais, válidas apenas na Unidade São Paulo. O valor da taxa de inscrição corresponde à doação de 2kg de qualquer alimento não perecível.  Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade da capital paulista. Confira o regulamento e faça sua inscrições aqui:

 

———«»———«»———«»———

 

0 Response to "Quando as pessoas confundem esforço com inteligência"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards