Alguns concursos municipais valem a pena

Pessoal, antes de ter a notícia do resultado final do concurso, eu escrevi meu artigo como segue abaixo:

Recentemente, fiz um concurso para advogada de uma Fundação Municipal. Fiz mesmo para treinar. Não estudei nada da legislação local, pois eu ouço sempre as pessoas dizerem que não valem a pena. Primeiro que o salário é baixo; segundo que o processo seletivo é invariavelmente mal organizado; terceiro que as ofertas de vagas são minguadíssimas.

Como pessoa de boa-fé e que acredita que exista hoje uma fiscalização muito firme nos concursos, pensei que nada errado pudesse acontecer. Acontece que a lei de Murphy existe, leitores!

As avaliações eram compostas de português, legislação específica e conhecimentos específicos. Havia, também, questões discursivas. A prova não estava difícil, mas foi um bom termômetro que apontou onde eu deveria melhorar. Coisa que percebi no momento da prova mesmo. Contudo, quando da divulgação do gabarito das questões objetivas, percebi que seria necessário interpor inúmeros recursos. Lá fui eu cadastrar uns 11 recursos de umas respostas bem ilógicas. Afinal, a gente já faz essas coisas por esporte mesmo (risos).

Enviei meus recursos, verifiquei se estavam devidamente cadastrados. Como vi que estavam, não me preocupei com mais nada. Segui minha vida sem maiores pretensões, pois havia ido mal, segundo a correção. Ocorre que muitas questões tiveram anulações e gabaritos alterados. Justiça seja feita, eu acabei recuperando o fôlego. Vi que a maioria dos meus recursos sequer obtiveram resposta, mas não me importei muito porque fui beneficiada! E esperei a correção da discursiva, a qual foi ótima! Foi muita justa com as minhas respostas. Eu só não as gabaritei porque cometi um engano ao citar errado um número de lei.

A coisa mudou de figura quando foi o momento da avaliação de títulos. Bem, protocolei junto à Fundação a comprovação do meu curso de pós-graduação em Direito Público e meus anos de exercício da advocacia, além do período de estágio em órgãos públicos. Enfim, daria 5 anos e ainda sobraria tempo! No tocante à especialização, não tive problemas, pois o documento falava por si só. O desagradável foi o cômputo da prática forense. Eu, lamentavelmente, só recebi míseros 2 anos de atividade profissional. Ocorre que o edital foi bastante omisso a respeito do critério a adotar e a banca examinadora, de improviso, adotou a Resolução n.º 75 do Conselho Nacional de Justiça (relativo à carreira de magistratura). Notem que o cargo era para advogado (risos).

O pior ainda estava por vir. Como resolvi recorrer, fiz tudo direitinho como deve ser. Interpus recurso de forma tempestiva, expliquei o erro cometido no cálculo, mas não obtive resposta de novo! Diante disso, telefonei para a organizadora do concurso e mandei um e-mail. Sabem qual foi a resposta que obtive?! Responderam-me que não constava no banco de dados qualquer recurso com o meu numero de inscrição. Disseram que todos os recursos recebidos foram analisados e respondidos. Acrescentaram que só constava meus recursos contra a prova objetiva.

Resumo da Ópera - Por isso é que eu digo que alguns concursos municipais são pura perda de tempo. Não quero generalizar dizendo que são todos, mas é preciso ter conhecimento para separar o joio do trigo. Sem bem que, Olhando pelo lado bom e meio Pollyanna (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna), serviu como treino e como experiência a não se repetir.

OBS.: Depois que vi o resultado final, constatei que fui 10º lugar para o concurso de 1 vaga. Percebi que não foi tão ruim assim (risos). Realmente, a gente não sai de casa sabendo que irá bem em um concurso. Simplesmente acontece depois de muito estudo acumulado.

Raquel Monteiro
é um concurseiro que está preparado para aprender coisas novas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

A ganhadora do primeiro sorteio que fizemos entre os seguidores do blog no Twitter foi Aderlane de Sousa Nobre Felinto de Pombal (PB). Ela foi sorteada entre mais de 1.800 seguidores que se inscreveram no sorteio dando RT (retweet) no tweet de inscrição.

A Aderlane ganhou um exemplar novinho em folha do famoso "Direito Administrativo Descomplicado" de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Editora Método).

Leia agora uma rápida entrevista com a ganhadora.

1 - Você realmente acreditava que poderia ser a ganhadora dessa promoção do blog? Ou apenas se inscreveu por inscrever?

Não achava que iria ser a ganhadora dentre os 1.800 inscritos. Foi uma grande surpresa, pois nunca levo muita sorte em sorteios. Fiquei muito feliz, pois já fazia parte do meu rol de compras o livro "Direito Administrativo Descomplicado" de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo Maravilhoso! Com certeza contribuirá muito nos meus estudos rumo à vitória.

2 - Qual sua opinião sobre a utilidade de seguir o Concurseiro Solitário no Twitter para concurseiros sérios?

Já conhecia o blog “Concurseiro Solitário” já há algum tempo. Ele faz parte da minha lista de favoritos de suporte e aprimoramento dos meus conhecimentos e no twitter, sou seguidora há poucos dias, e já tive o privilégio de ser a felizarda do prêmio. Então, concurseiro que se preze tem buscar todos os meios tecnológicos para sair sempre na frente nessa imensa fila. E o twitter é uma grande ferramenta disseminadora do conhecimento.

3- Quais são as suas dicas de motivação, para quem está estudando e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Eu venho nessa caminhada já há algum tempo e infelizmente não tenho muitas histórias de sucesso para partilhar com vocês. A única que vou expor aqui foi a minha classificação no último concurso da Caixa Econômica Federal, mas, mesmo assim, acredito que não seja chamada, pois fiquei na posição 50ª na microrregião (Patos/PB). Até agora dos aprovados só chamaram oito e já está próximo a fazer um ano da realização do mesmo. Procuro nunca desanimar e persistir na luta de ser servidora pública. É o meu sonho rumo a minha redenção, a minha independência. É verdade que às vezes bate um pessimismo, uma desilusão, mas quando leio os lindos depoimentos de vitórias dos concurseiros que já lograram êxito em grandes cargos, ai sinto que também sou capaz. É tudo uma questão de dedicação, disciplina e confiança. Deixo aqui a minha frase preferida de injeção de ânimo: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” (Dom Hélder Câmara).

E lançamos a nova promoção ontem mesmo, sendo o prêmio um belo kit contendo:

- 01 (um) exemplar do excelente livro "CLT Saraiva e Constituição Federal" da Editora Saraiva;
- 01 (um) curso do famoso Ponto dos Concursos à escolha do ganhador
- 01 (uma) camiseta do Concurseiro Solitário.

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Quero ganhar CLT/Curso do Ponto http://kingo.to/uJg Para participar siga @concurseirosoli e @sigaopontodc dê RT nesse tweet";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Alguns concursos municipais valem a pena"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards