RESENHA DUPLA - “Administração Pública” e "Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária" de Augustinho Vicente Paludo

A fim de incentivá-los a continuar estudando sério apesar das notícias um tanto negativas dessa semana sobre uma suposta diminuição drástica de concursos no executivo federal, publicamos hoje uma resenha dupla do ótimo autor Augustinho Vicente Paludo.
 Autor: Augustinho Vicente Paludo
Editora: Campus
Edição: 1ª edição, 2010, Rio de Janeiro
Páginas: 392
ISBN: 978-85-352-3556-2

A disciplina de Administração pública possui um conteúdo extremamente vasto e que costuma mudar totalmente de conteúdo programático de concurso para concurso. Para se ter uma ideia disso, basta comparar alguns editais de concursos realizados recentemente pelo Cespe. Pensando nisso o autor pesquisou em mais de duzentas referências bibliográficas (no livro foram colocadas apenas 120), mais de 15.000 páginas de leitura e mais de um ano de dedicação. No final resultou numa obra atualizada e especifica para o estudo de Administração pública, com os conteúdos mais cobrados atualmente pelas principais bancas de concursos.

O livro aborda tópicos importantes dentro do estudo de Administração pública como: organização e estrutura do Estado, governo e administração; convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada; modelos teóricos de administração pública; histórico, reformas, e evolução da administração pública no Brasil; governabilidade, governança e accountability; TI, SI, governo eletrônico e transparência; comunicação e redes; novas tecnologias gerenciais, aplicação e impacto nas organizações; Qualidade; o cliente na gestão pública e a excelência em serviços públicos; gestão por resultados; gestão pública empreendedora; ciclo de gestão do governo federal; e controle da administração pública.

Destaco a parte que trata da “Organização da Administração Pública brasileira”, tema bastante exigido nas provas e que o autor trabalha de maneira fácil e descomplicada, explicando as diferenças entre Administração direta e indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista), terceiro setor (as OS, Oscip). Outro ponto muito interessante neste livro são as técnicas jurídicas de organizações administrativas (centralização, descentralização, desconcentração descentralização), que também são exaustivamente comentadas. É possível, identificar a “veia concursística” do autor, através dos inúmeros desenhos, quadros explicativos, destaques em negrito, marcações de “Atenção”, utilizados ao longo de todos os textos, com a finalidade de facilitar o aprendizado, a memorização e a diferenciação entre assuntos semelhantes.

Para fixar todo o conteúdo estudado, o livro traz 500 questões somente com o gabarito, sendo que das 500 questões, somente 44 delas são comentadas num material disponibilizado no site da editora. Sinceramente, eu acho muito pouco em razão da proporção de questões. Fica até a sugestão para que o autor disponibilize mais questões comentadas no site. Outra sugestão bastante oportuna seria a colocação das questões e seus respectivos gabaritos e comentários logo após os tópicos.

Esse livro “Administração Pública”, como o próprio autor fez questão de observar é direcionado para os concursos de Auditor Fiscal da Receita Federal, Auditor Fiscal do Trabalho, Auditor de Controle Externo do TCU, Analista de Finanças e Controle da CGU, Concursos do Ciclo de Gestão do Poder Executivo, Analista Administrativo do Poder Judiciário, Tribunais de Contas Estaduais, Fiscais de ISS, e todos os concursos que exigem a disciplina de Administração Pública.

Para finalizar, faço questão de destacar um texto em que o autor/professor Augustinho Vicente Paludo, sintetiza muito bem a sua preocupação com o seu aluno/leitor:

A luta pela aprovação em concursos públicos me fez ver a importância de bons livros pra o estudo das disciplinas. E o que é um bom livro? É aquele que aborda o conteúdo cobrado pela bancas, facilita o aprendizado e possibilita o acerto das questões na hora da prova. Meu linguajar é objetivo - como é fácil de perceber, pois considero que o estudante para concursos não tem tempo a perder com palavras excessivas que não se traduzem em conhecimentos específicos e úteis para responder aos questionamentos das bancas”.


Autor: Augustinho Vicente Paludo
Editora: Campus
Edição: 1ª edição, 2010, Rio de Janeiro
Páginas: 496
ISBN: 978-85-352-3875-4

Como apresentação desse livro, reproduzo as palavras do professor Sylvio Motta que se encontram na capa-verso do livro:

Dentro do universo diversificado dos concursos públicos existem alguns conteúdos programáticos que desafiam a inteligência e, sobretudo, a paciência do candidato, dada a sua especificidade, quase sempre acompanhada de um vocabulário técnico, formando um conjunto de desafios digno de um Hércules.

Portanto, para enfrentar uma competição desse jaez, torna-se imprescindível um material didático à altura. E é esse, precisamente, o caso da obra que ora apresentamos. O professor Augustinho Paludo é um mestre na arte de ensinar e nos brinda com um manual prático, técnico e didático visando à compreensão do Orçamento Público. Desarmando armadilhas próprias das bancas examinadoras, explicando de forma simples conceitos complexos, estimulando o leitor a descobrir suas potencialidades e, sobretudo, fixando o conteúdo por meio de questões, o autor consegue trilhar o caminho de poucos e raríssimos professores dessa matéria, impregnando sua marca de sucesso em todos aqueles que tiverem o privilégio de estudar suas linhas e aprender com a sua vasta experiência no preparo de candidatos por todo esse Brasil.  Aproveite, pois, as próximas horas para aprender quem com quem realmente sabe ensinar
”. (Sylvio Motta)

Realmente, como o próprio professor Sylvio Motta fez questão de frisar no texto acima, a disciplina de Orçamento Público, necessita de um manual prático, técnico e didático, capaz de abordar tópicos extremamentes complexos dada a sua especialidade. Esse livro contempla todo o conteúdo de AFO exigido atualmente pelas principais bancas de concursos. Entre os seus principais tópicos temos: orçamento público; lei orçamentária anual (LOA); lei de diretrizes orçamentárias – (LDO); plano plurianual – (PPA); o ciclo orçamentário; receitas públicas; despesa publica; créditos adicionais; restos a pagar; despesas de exercícios anteriores; suprimento de fundos; noções de programação financeira e descentralizações; transferências; noções de Siafi; conta única do tesouro nacional; noções de Sidor.

Destaco nesse livro, a linguagem clara e objetiva do autor, aliada a sua preocupação com o concurseiro, abordando tópicos importantes, como as normas constitucionais sobre orçamento público, onde os artigos (art. 165 a 169) são apresentados na integra, seguidos de importantes comentários, acerca dos mesmos. Além dos comentários em questão o livro identifica-se como um manual esquematizado, através de inúmeros quadros, gráficos, desenhos (mapas mentais), destaques dos trechos do texto em negrito e as marcações de “Atenção”, reforçam a memorização e o aprendizado dos tópicos mais cobrados nas provas de concurso.

Todos os tópicos estudados contam com dezenas de questões de concursos anteriores, devidamente gabaritados e separados por assunto. Vale a pena deixar uma sugestão para que o autor comente aquelas questões mais complexas e que esses comentários, assim como os gabaritos, sejam inseridos logo após o conteúdo estudado.

Esse livro “Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária”, é indicado, tanto para aqueles concurseiros que estão com prova marcada e, portanto, necessitam de um material especifico para concurso (nível superior e nível médio), como também, para estudantes de ciências contábeis, administração e profissionais que atuam na área de orçamento e finanças, podendo ainda ser utilizado para pesquisas acadêmicas.

Resumo da ópera – Essa dupla de disciplinas (Administração Pública e Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária), daqui em diante serão “figurinhas carimbadas” de muitos concursos, tanto para nível médio como nível superior. Então é necessário que o concurseiro que estuda “sério”, esteja preparado para aprender coisas novas, ampliando assim, seu leque de conhecimentos e oportunidades.

Fontenele é um concurseiro que está preparado para aprender coisas novas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar com total segurança na LIVRARIA CONCURSAR com um bom desconto, basta clicar na imagem abaixo:

———«»———«»———«»———
Está no ar a aguardada 2a parte da entrevista que Charles Dias, editor do blog, concedeu à TV do Jornal dos Concursos e cuja 1a parte teve mais de 2.000 visualizações. Para assistir basta clicar na imagem abaixo.

———«»———«»———«»———
 
A Verbo Jurídico, editora e cursinho, está promovendo um concurso de bolsas de estudo. Esse concurso tem a finalidade  de beneficiar 20 (vinte) alunos, não alunos, ex-alunos com bolsas de estudo integrais ou parciais, válidas apenas na Unidade São Paulo. O valor da taxa de inscrição corresponde à doação de 2kg de qualquer alimento não perecível.  Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade da capital paulista. Confira o regulamento e faça sua inscrições aqui:

 

———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA DUPLA - “Administração Pública” e "Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária" de Augustinho Vicente Paludo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards