"É o fim de tudo. O sonho acabou"

"É o fim de tudo. O sonho acabou."
E lá se vai mais um coitado que por conta da falta de resiliênica abandonou o sonho de uma vida mais próspera, farta e estável na carreira pública, uma pena, poderia ser um ótimo servidor público, mas faz parte do que chamo de "seleção natural concurseira". Explico.
RESILIÊNCIA é uma palavra um tanto incomum em nosso vocabulário, mas não deveria. Vejamos seu significado segundo nosso bom e velho amigo dicionário:
s.f. Física. Propriedade de um material de recuperar a sua forma ou posição original após sofrer choque ou deformação; elasticidade.
Fig. Poder de recuperação. Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
Estudar para concursos públicos não é fácil, nunca foi, portanto superar dificuldade é pré-requisito para quem resolve encarar com seriedade essa luta a fim de conquistar uma vida melhor. Se o concurseiro é resiliente, não há dificuldade que o abata, não há contratempo que o faça desistir, nao há derrota que seja dura demais. Agora, se o concurseiro não é resiliete, a única coisa que lhe resta é mesmo o fim de tudo, o fim do sonho.
E essa tal de "seleção natural concurseira"? Bem, é a versão da famosa teoria da seleção natural do naturalista inglês Charles Darwin aplicada a quem estuda para concursos públicos. Essa "teoria que afirma que todos os seres vivos são selecionados pelo ambiente, de modo a que os mais aptos sobrevivam". Ou seja, essa entressafra temporária dos concursos públicos do executivo federal, note que é APENAS do executivo federal, é um evento ambiental que está "matando" um punhado de concurseiros, enquanto os mais aptos e fortes sobrevivem para continuar lutando amanhã, depois de amanhã, depois de depois de amahã.
RESUMO DA ÓPERA - Sim, concurseiros, o que está acontecendo não é nada mais, nada menos que uma entressafra tão comum na guerra dos concursos públicos. E o que é entressafra? Simples, "Período entre uma safra e outra imediata de determinado produto agrícula quando há uma natural diminição da oferta do mesmo e consequente aumento de preço" ... e esse "aumento de preço" é temporário, como sempre. E você, vai sobreviver a mais essa entresafra ou também vai desistir em meio a um "É o fim de tudo. O sonho acabou"?
Charles Dias é o Concurseiro Solitário.
0 Response to ""É o fim de tudo. O sonho acabou""
Postar um comentário