Concurseiros x Carnaval

Todo inicio de ano é a mesma coisa na vida daqueles que se preparam para os concursos públicos: muita expectativa e indecisão na hora de escolher para qual concurso estudar, dias e dias planejando a melhor forma de colocar esse estudo em prática e, sobretudo, conseguir avocar para si, muita determinação e motivação para levar o tal planejamento a sério, pois as distrações só se multiplicam nessa temporada tumultuada de eventos, que ocorrem quase simultaneamente entre festas e comemorações (Natal, ano novo, carnaval).

Dentre essas, destaco, por exemplo, a tradicional festa de Momo, popularmente conhecida como “carnaval”, onde é apenas um gênero diante de várias outras espécies como o Zé-Pereira, frevo, micareta, entre outras. Portanto, diversão garantida para todos os gostos culturais, idades, sexo e classes sociais.

Para o concurseiro, essa época de diversão se transforma em um verdadeiro dilema no melhor estilo shakespeariano: vou ou não vou? Estudo ou não estudo? Esta é a questão, ou melhor, a dúvida que surge puxada pelos blocos: “Larga os livros e vamos cair na folia” e “Atrás do trio elétrico só vai quem já passou”, parafraseando o título da música do cantor baiano, Caetano Veloso. Isso sem falar na questão das cobranças familiares, quando o concurseiro resolve dar umas voltinhas para relaxar. Sendo que essas cobranças quase sempre são pronunciadas em tom irônico, do tipo: “você não sabe se estuda ou ‘pula’ carnaval!”. Sinceramente, ninguém merece ouvir isso!

Para aqueles concurseiros que definitivamente não participam da folia de momo e que só gostariam de aproveitar o feriadão para dar uma esticada no estudo, com ou sem edital, a situação também é um pouco complicada (dependendo da região onde mora), pois existe a questão da pressão dos amigos, namorado(a), as bibliotecas fechadas, a vizinhança que resolve promover bailes na rua, trio elétrico para todo lado e tantos outros entraves, que a única opção é cantar: “Daqui não saio! Daqui ninguém me tira!”.

Diante desse baile de dúvidas, temos o seguinte quadro:

1. Concurseiro estudando sem edital publicado – Nesse caso poderia abusar um pouco da diversão e até mesmo viajar para recarregar as baterias, desde que essa pausa não demore mais do que três dias (todos sabem como é difícil pegar o embalo novamente, depois de um tempo afastado dos livros);

2. Concurseiro estudando com edital publicado – Infelizmente nessa situação qualquer tempo é valioso, ainda mais quando o candidato trabalha e utiliza o horário vago para estudar. Portanto, um feriadão de três a quatro dias é sempre muito bem-vindo. Além disso, se hoje você está no “Bloco “100% estudando”, no próximo ano com toda certeza sairá no “Bloco dos empossados”.

Além disso, tenho algumas dicas para ninguém sair do “ritmo” de estudos:

Para abafar o Barulho - Use protetor auditivo, vendido em farmácias e supermercados. Veja como usar em: (COLUNA DA RAQUEL - Um tampão em minha vida)

Local para estudar – Uma boa dica é procurar os retiros espirituais, que são realizados em locais afastados da agitação das cidades, como sítios e fazendas.

Moderação na bebida – Se a opção foi cair na folia, pelo menos por um dia, tenha cuidado apenas com o consumo de bebida alcoólica, pois uma ressaca pode levar dias para curar, e como diz aquela velha marchinha de carnaval “Cachaça não é água não!”.

Resumo da ópera - Não importa se você gosta ou não de carnaval, se está fantasiado ou não de concurseiro, o importante é saber quais são as suas prioridades nesse momento, pois essa folia toda só dura apenas alguns dias, porém os benefícios (estabilidade e segurança) da sua posse em um cargo público vão permanecer por muito tempo na sua vida.

É necessário primeiro o conhecimento, a técnica. Depois é que vem a diversão.” (Mikhail Baryshnikov)

FONTENELE é um concurseiro que está se preparando para sair no “Bloco dos empossados”.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Concurseiros x Carnaval"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards