Vai encarar?

No final da semana passada foi publicado o tão esperado edital do concurso do MPU (Ministério Público da União), se brincar um dos últimos grandes concursos nacionais a serem realizados antes das eleições. Claro que o "zum zum zum" está sendo muito grande tanto entre concurseiros quanto entre cursinhos e editoras, e não poderia deixar de ser diferente.

Ontem publicamos uma análise detalhada desse concurso de autoria do Fontenele, que já esclareceu muita coisas, mas mesmo assim são muitos os concurseiros que estão em dúvida se vão encarar essa briga ou não ... eu entre eles.

Se vocês leram tal análise, notaram que há um comentário meu não muito animado sobre a grande presença do maledeto CR (cadastro de reserva) no quadro de distribuição de vagas. Pois bem, infelizmente ainda não podemos prever o futuro com certeza científica (que mesmo ela ainda é meio incerta, convenhamos), logo não há como sabermos se tantos CR se traduzirão em um grande número de nomeações efetivas ... ou se não passarão de miragem no deserto. O que podemos fazer é apostar nossas fichas. Eu não sou lá muito entusiasta de CR, nunca fui. Tudo bem que há muitos casos em que CR tornam-se, mesmo, sinônimos de nomeações, mas também há muitos casos em que não. Torço para que eu esteja redondamente enganado, é claro, mas não posso deixar de levar minha crença em consideração na minha decisão de prestar ou não tal concurso.

A remuneração é muito atraente, concordo, afinal é Executivo. A estabilidade de ser um estatutário federal é muiiiiito sedutora. São três, no entanto, os "poréns" que ainda não me permitiram decidir se presto ou não tal concurso. Vejamos:

1 vagas + CR - Para a cidade onde tenho interesse de prestar esse concurso há apenas uma vaga para técnico e o toma CR ... dúvida, dúvida.

Outro concurso em vista - Há outro concurso estadual para a mesma época, menos famoso, menos chamativo, sem remuneração tão vistosa, estatutário estadual, mas que simplesmente nomeou todos, sim, todos os classificados do último concurso.

Replay - Já prestei esse concurso estadual para outra circunscrição há mais de dois anos atrás e fiquei em 33a posição. Por ser uma circunscrição de interior que teve problemas na homologação, houveram apenas três nomeações até o momento. De qualquer forma, para mim será prestar um concurso para o qual já estudei muito, daí preciso apenas relembrar a matéria, que já sei como é, enfim, no qual tenho uma grande vantagem competitiva.

Resumo da ópera - Se você está considerando prestar o concurso do MPU, saiba que é preciso tomar essa decisão com muita certeza e então entrar de cabeça nos estudos. A concorrência não será brincadeira, uma vez que não espero menos que uma das maiores concorrências do ano, portanto estudar com 200% de seriedade será o mínimo que você terá de fazer. Se não for para entrar nessa luta com certeza e seriedade, melhor nem perder seu tempo, esforço e dinheiro. E nada de se culpar se decidir que essa luta não é para você ... muitas vezes algumas lutas não é mesmo para a gente.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

A T E N Ç Ã O

Não perca amanhã aqui no blog:

- Artigo especial sobre a famosa tabela de estudos por horas líquidas;

- Resultado das promoções Videoconcurseiro e da frase para o professor especialista em concursos tributários.

Não percam!

———«»———«»———«»———



2 Response to "Vai encarar?"

  1. O fato de ser cadastro reserva pode, em vez de atrair, afugentar candidatos, por justamente não terem garantia do número de vagas e das respectivas convocações. Creio ser este um grande concurso, que pode surpreender os concurseiros que não o prestarem.

    Grande Charles.
    Também tenho dúvidas se presto ou não esse concurso.
    Diferente de você, eu ainda estou longe de falar que já conheço as matérias de qualquer concurso (tava numa fase de tiro pra todo lado...).
    Fiquei curioso: que concurso estadual que nomearam todos?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards