O Serviço Público de Dentro para Fora

Hoje gostaria de trazer um pouco a faceta do serviço público em que me encontro atualmente. Atuo na área trabalhista.
A primeira coisa que me deparei é que como vocês sabem, enquanto trabalhava na iniciativa privada tinha muito contato com o setor criminal. Era advogado criminalista e em 99% do meu tempo mexia com processos criminais.
É preciso ter muito, mas muito estômago para trabalhar nessa área, pois não é fácil.
Mas a vida é realmente algo incrível, nos surpreende todo o momento.
Quando comecei a trabalhar na área trabalhista não imaginei que aquele sentimento, de que novamente teria que ter estômago para advogar, iria incidir exatamente neste momento. Foi incrível!
Pessoal, como é difícil você advogar para a Reclamada (empregadora). Se no criminal a liberdade do seu cliente está em jogo, muitas vezes na área trabalhista o que está em evidência é a própria vida do seu adversário. Explico.
É certo que as pessoas ao saírem de um emprego poderão procurar outros. Mas suponhamos que este empregado necessite, por diversas razões, deste emprego, o qual ele não pode ficar sem o seu sustento nem por um mês, por motivos extremamente delicados. Isso não seria suficiente para destruir a vida de alguém ou simplesmente deixar a situação muito grave? Com certeza.
Pois é. Deparei-me com tal quadro descrito. Por motivos profissionais não posso esclarecer totalmente a circunstância, mas no geral era exatamente isto. Surgiu uma decisão desfavorável ao órgão que trabalho e que como procurador necessitei tomar providências a fim de anular as consequências benéficas daquela decisão ao trabalhador. Após isso fui até tomar um café de tão abalado que fiquei. A mesma sensação de quando trabalhava no criminal e tentava ajudar aquelas pessoas, dizendo para não cometerem aqueles mesmos erros e, após semanas estarem envolvidos em outros problemas... Me imaginei juiz...julgando...o que faria?
Resumo da ópera: Como o Charles já adiantou em outros artigos, não pensem em momento, algum que a aprovação e convocação em um certame público é a solução para todos os seus problemas, igual a um certo programa humorístico de uma certa emissora de televisão:: "seus problemas acabaram!" Não! A vida continua. Questões como esta que eu descrevi acontecerão todos os dias. E pode ter certeza que muitas vezes fazer o que é legal, o que é lícito perante a Lei, a Doutrina e a Jurisprudência não terá, em nenhum momento sequer, um gosto bom. Mas é a decisão que você tomou quando decidiu trabalhar naquele órgão. Então vá em frente, encare o desafio com todas as forças e faça sempre o seu melhor e sempre de maneira CORRETA!
Jerry Lima, um Concurseiro Concursado Profissional.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
![]() | ![]() |
0 Response to "O Serviço Público de Dentro para Fora"
Postar um comentário