Concurso do Ministério Público da União: quer vai querer?

O Ministério Público (MP) dentre as suas atribuições atua principalmente perante o poder Judiciário por isso a Constituição Federal em seu artigo 127, o coloca como instituição essencial à função jurisdicional do Estado. Mas antes de detalhar sobre a base legal do MP, gostaria de informar-lhes como anda a situação desse concurso.
Bom, o último concurso para servidores do MPU (analistas e técnicos) foi realizado em 2007 pela Fundação Carlos Chagas com validade de um ano e foi prorrogado por igual período. Assim, o quinto concurso para servidores venceu em maio de 2009 e desde então espera-se pela realização do sexto concurso. E sobre o futuro certame, está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5.491/2009 que cria 10479 cargos, sendo: 3749 para analista, 3055 para técnico, 2381 cargos em comissão e 1294 funções de confiança. O que acham do quantitativo de novos cargos? No entanto, de acordo com o relatório da Comissão de Trabalho, de Administração de Serviço Público da Câmara dos Deputados o provimento desses cargos deve se dá na proporção de 25% ao ano a partir de 2011, porque gera um grande impacto financeiro com a folha de pagamento e ainda não há dotação orçamentária para isso. Mesmo assim neste ano poderá sair o edital para preencher os cargos eventualmente vagos e ainda os primeiros vinte e cinco por cento previstos para 2011.
Também em 2009, no dia 21 de dezembro, o Procurador Geral da República enviou para o Congresso Nacional o projeto de lei que trata do novo plano de cargos e salários do MPU, e se for aprovado assim como foi enviado para o Congresso o vencimento básico inicial ficará em 5000 reais para técnico e 7000 para analista. Lembro que se trata do vencimento básico sem contar com as vantagens, remuneração atrativa não?
Além do mais já tive uma experiência profissional no MPU, em 2007 e 2008 fui estagiário lá e posso afirmar que o ambiente de trabalho é muito bom (depende de sua lotação pois o MPU é muito grande, tive sorte!) e o MP tem atuado efetivamente em benefício da sociedade brasileira como por exemplo as importantes ações movidas pelo Ministério Público Federal em combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado. É muito interessante trabalhar numa instituição séria como o MP e que dá um bom retorno para a população.
Na verdade, não está definido em exato quando sairá o edital do MPU mas com a criação dos novos cargos é certa a realização de novo concurso entretanto todo “concurseiro sério” sabe que uma boa preparação começa bem antes da publicação do edital.
Espero ter chamado a sua atenção para esse concurso que promete atrair uma legião de candidatos devido às vantagens que citei e que possa pensar nessa opção porque ser preparar em cima da hora é uma fria!
E para concluir, vejamos uma questão relativa ao MPU:
O Ministério Público pertence a qual dos poderes da República? Legislativo, Executivo ou Judiciário? Seria o MP um quarto poder?
No posicionamento tópico da Constituição o MP está no capítulo IV Das Funções Essenciais à Justiça não sendo colocado como integrante dos três poderes. Há uma questão do Cespe de 1999 que considera o MP vinculado administrativamente ao poder Executivo. No entanto o a art. 127 § 2º da CF atribui ao MP autonomia funcional e administrativa. Inclusive há grande divergência na doutrina quanto ao posicionamento constitucional do Ministério Público, a tese que predomina é que o MP constitui em órgão do Estado, independente, com orçamento, carreira e estrutura próprios.
Esse artigo, de autoria de WENDERSON DE SOUZA CHAGAS, foi um dos finalistas da promoção "Envie-nos um artigo legal e ganhe um bom prêmio".
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
![]() | ![]() |
Muito bom texto...gostei do fato de ter sido finalista, parabéns ao autor!
Mas o MP não é o quarto poder, ao menos não mais (o tal do Poder Moderador)...então a última pergunta, mesmo que retória, estaria equivocada ... é função essencial à atividade jurisdicional, assim como a Advocacia...
Abração!
retórica