Concurseiro sério não reclama

Volta e meia vejo nos meios de comunicação usados por nós concurseiros (fóruns, MSN, orkut, shoutbox) frases como estas: “já estou cansado de estudar e não consigo aprovação”, “as provas de concursos estão cada vez mais difíceis e eu não consigo acompanhar”, entre outras. Agora seja sincero(a) consigo mesmo(a), adianta ficar resmungando, reclamando o tempo todo? Claro, absolutamente que não!

O negócio é sentar e estudar e parar de querer ser o centro nervoso do sistema de reclamações de todo o universo. Desperdiçar toda sua energia com a mania de ficar reclamando, chorando o leite derramado ao invés de focar na solução dos problemas, das causas que envolvem seus fracassos, essa sem dúvida não é uma atitude sábia de um concurseiro que tem uma meta para cumprir (sua posse em um cargo público).

Mas para caminhar em direção a uma solução e não ficar somente arrumando desculpas para continuar reclamando dos tais problemas é necessário conhecer a si mesmo e mudar velhos hábitos e atitudes. Pequenas mudanças fazem grandes diferenças em nossas vidas.

Algumas dicas que podem melhorar a vida dos reclamões de plantão:

Ponha ordem na casa, faça uma lista de todas as coisas que você precisa fazer (organizar a mesa de estudo, separar o material, montar o quadro de estudo) e nunca fez porque as reclamações tomaram todo o seu tempo.

Não queira abraçar o mundo com as mãos, comece estudando uma matéria por dia ou até por semana, depois vá aumentando, à medida que a matéria vai sendo compreendida e absorvida.

Tenha sempre um plano B, antes mesmo de começar a estudar para prestar um concurso é necessário se preparar para vários imprevistos de última hora (doença na família, falta de grana, desemprego, mudanças no edital) por isso é sempre bom ter um belo plano pronto para usar. Se for possível, tenha vários planos: B, C, D ou E.

Resumo da ópera - Todos os concurseiros têm problemas, isso não é exclusividade de ninguém. O que falta na verdade é saber administrar esses problemas da melhor forma possível, com humildade e pensamento positivo. Essa sim é uma atitude de um concurseiro sério.

Nossa atitude diante da vida não depende necessariamente do que se passa em volta de nós, e sim do que se passa dentro de nós." (Bernabé Tierno).

Fontenele é um concurseiro sério.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Concurseiro sério não reclama"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards