De vez em quando é muita coisa de uma vez só!

Sejamos sinceros, há alguams seamanas em nossas vidas em que tudo o que queremos é que elas acabem rápido. Acabar elas acabarão com toda certeza, o problema é que esse "rápido" nunca acontece. Geralmente essas semanas passam na velocidade que um pouco de mel no fundo do vidro escorre preguiçosamente quando virado de cabeça para baixo.

Ufa, essa semana não está sendo fácil!

Existe no imaginário dos concurseiros uma situação ideal para se estudar. Uma mesa ampla com computador ligado à Internet e cadeira confortável numa grande sala bem iluminada e vazia em algum lugar quieto e fresco, sem nada para perturbar, sejam problemas, barulho, preocupações, família, interrupções, coisas para resolver. Infelizmente esse cenário perfeito não passa disso mesmo, imaginação.

A vida real dos concurseiros é muito mais barulhenta, cheia de interrupções, gente falando, problemas para resolver, falta de tranquilidade e "doze mil e quinhentos e cinco" motivos para comprometer o estudo de qualidade nem que seja um pouquinho. E haja paciência!

Algumas semanas são mais tranquilas, pacíficas até. É possível estudar com qualidade ao longo de toda a semana. O cérebro está descansado e aguçado, aprendemos com faciliadde, hummmm, que dias bons são esses!

Outras vezes vivemos o inferno astral concursídico, com interrupções sem fim, problemas que se acumulam ao invés de serem resolvidos, contratempos, coisas que não dão certo, memória que teima em não funcionar direito. Ufa, daí é osso duro de roer!

E assim vivemos nossas vidas, algumas horas no céu, outras horas no inferno. Quando estamos no céu, claro, não queremos dali sair. Quando de passagem pelo inferno, dividimos cada um dos longos minutos, que mais parecem horas, entre ansiar sair logo dali e tentar entender como fomos parar naquela situaçao tão incômoda.

Como já escrevi outras vezes aqui no blog, a vida do concurseiro parece apenas estar em "pause", mas não está. Melhor, está em "pause" apenas para algumas coisas, geralmente, as melhores coisas da vida. Mas para os problemas, contratempos, preocupações, incômodos e o restante da gang, bem, daí nossas vidas estão tocando direitinho e, portanto, somos vítimas em potencial.

Hoje é uma bela sexta-feira. Dia de felicidade para muitos por conta dos dois dias de folga que se fazem anunciar. Para alguns, eu incluído, não é tão feliz assim, mas o dia da constatação que o balanço da semana está "vermelhamente" negativo. Não estudei tudo o que queria e muito menos tudo o que precisava, também não fiz tudo o que queria e muito menos o que precisava ... tantas coisas que não fiz o que queria e muito menos o que precisava ... ufa (longo suspiro de desabafo).

Se pegando agora mesmo uma longa folha de papel ofício (porque A4 seria pequena), listasse todos os contratempos, problemas, decepções e tal da semana e para cada um ganhasse uma brilhante moedinha de um real, daria bem para jantar fora com minha namorada em um restaurante caro da cidade! Mas quem estaria interessado (e biruta) para pagar por essa lista que me pesa como chumbo nos ombros?!

Resumo da ópera - Hoje esse não é um artigo ... é um desabafo. Não há nenhuma "moral da história" edificante ou motivante. Perdão, mas não tenho energia para isso hoje. Se tudo o que disse tem alguma serventia, é a prova de que você não tem o monopólio dos "dias de cão", não tem mesmo. Se você pensava que somente você passava pelo que descrevi nos parágrafos que desfiei e usava isso como muleta para não estudar com seriedade ... bem, amigo, acabei de ferrar com sua justificativa!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———





4 Response to "De vez em quando é muita coisa de uma vez só!"

  1. JR says:

    Caro colega!
    Me vejo na mesma situaçao. Como sou casada, ou seja, acabei atropelando o caminho "correto", acabo tendo que realizar varias atividades em apenas 24 hrs.
    Diante de tantas "pedras" no caminho, nao podemos esquecer dos objetivos e do tempo que foi gasto para chegar ao conhecimento que possui, pois tudo é cumulativo.
    Devemos sempre iniciar um novo dia estudando, mesmo que as horas devidas sejam muitas, o importante é nao deixar de estudar. Desanimar é facil...
    Abraços!!!

    Unknown says:

    Charles..ótimo artigo..encaixou como uma luva para mim, estou vivendo uma semana "daquelas" também!!!
    É isso ai, bola pra frente, não vamos deixar a peteca cair!!
    Abraços

    Charles, você está usando a Estratégia Fênix? Eu aprendi lendo seu blog, então não leve as tarefas que não conseguiu fazer para o dia seguinte, faça uma limpeza mental antes de dormir, visualize sua aprovação, anote seus sonhos e procure interpretá-los...
    Tive um sonho em que eu e um grande amigo meu de infância estávamos numa corda (não sei como fomos parar lá) fina e lá embaixo era o mar, eu não sei nadar, mas ele sabia, mas não iria conseguir me salvar.Daí a corda arrebentou e eu pensava que a profundidade era grande, que nada, caí sentado e a água era rasinha...
    Interpretação que dei: estou no caminho certo, estudando até passar, não importa o quanto demore e ao pensar que tenho um obstáculo grande na frente (um mar aberto) na verdade é só uma visão distorcida, esse mar não é tão profundo, é raso e não é mar, é uma cachoeira.

    Unknown says:

    Charles, vc dá tanta força a gente com a iniciativa do blog, que é mais que obrigação nossa te apoiar nesses momentos atribulados.
    Independente de religião ou crença, li uma passagem que acho que vale a pena lermos para refletirmos sobre o "para que" do sofrimento e lembrarmos a todo momento que há um sentido a ser percebido. Segue:

    Bem e mal sofrer

    Quando o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence", não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta. Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opu-lenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.
    O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma. Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes con-seguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: "Fui o mais forte." Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso. – Lacordaire. (Havre, 1863.)

    Força e fé para vc e todos nós!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards