Materiais básicos para estudar para concursos

Dando continuidade à nossa luta rumo ao sucesso, vamos tratar hoje do assunto “Preparando-se para Concursos”.

Para quem não se lembra, há poucos dias tratei do porquê de estudar para concursos em um artigo intitulado “Concursos Públicos, a Vingança dos Competentes”, assim sendo, procurarei de forma gradativa elencar passo a passo uma forma de se organizar.

Trataremos então, neste tópico, o que considero básico para início de nossas atividades rumo aos Concursos.

MATERIAIS

Investir em materiais:

Alguns investimentos que aconselho fazer e que servirão para vários concursos:

Básicos:

  • Lápis (melhor lapiseira 0,7) e borrachas.
  • Canetas de cores variadas.
  • Marcadores de texto (lumicolor), uma amarela já é suficiente.
  • Caderno de 10 matérias (ou mais matérias, compre uns 2 ou três, pode ser do tipo simples, o objetivo aqui é estudar mesmo).
  • Papel A4 branco e tinta para impressão serão necessários para imprimir provas de concursos anteriores e treinar seus conhecimentos.
  • Clipes grandes ou prendedores.
  • Fichas (do tipo cartão com pauta).
  • Acesso à Internet Banda Larga, nem que seja a “light”, mais barata possível, mas é de grande importância.

LIVROS FUNDAMENTAIS:

(Lembrem-se, livros, principalmente de concurseiros e universitários, não é para ficar bonitinho, deve ser rabiscado, marcado com lumicolor, sinalizado. É necessário ter acesso rápido a observações importantes, por isso ele é “surrado”, nada de preservá-lo como se fosse uma obra de arte, se você não o riscou, é por que não estudou)


GRAMÁTICA - Uma boa Gramática voltada para concursos, simplesmente não se passa em concurso público se você não dominar bem nossa gramática, é matéria que deve estar presente todos os dias em nossa grade de estudos (em outros tópicos tratarei das matérias em específico dando dicas).
Eu usei do Nilson Teixeira “Gramática para Concursos”, porém, temos outros muito bons (até melhores), e que também me serviram muito: Renato Aquino, Bechara, etc.
Não comprei livros destes últimos, mas obtive boas apostilas que complementaram meus estudos.

DIREITO CONSTITUCIONAL - Fundamental quando estudamos a nossa Constituição, muitos artigos ficam “obscurecidos”, com o apoio da Doutrina você esclarece muitas coisas. Aqui eu indico o livro do MA e VP (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo), voltado para concursos e me ajudaram muito.

DIREITO ADMINISTRATIVO - Direito Administrativo encontra-se disperso em várias Leis Federais como Licitação (a maldita 8666), Improbidade Administrativa, Regimento dos Funcionários Federais (8112), e muitas outras. Aqui, não tem jeito, tem de se adquirir um livro e novamente indico do MA e VP, me saí muito bem com eles (inclusive o Juiz com quem trabalho elogiou-os quando citei).

Estas três matérias formam o que podemos chamar de “Pilar” necessário para Concursos Públicos, seja para nível Médio ou Superior, no caso de nível Superior, é sempre bom ter mais autores envolvidos.

Isto quem diz não sou eu, os “mestres” em concursos crêem que essas matérias são o pilar, eu concordo, porém, claro, depende do que cada um pretende, pois, se você quiser estudar para Magistratura, AFRF, ICMS, ISS e por aí a fora, claro que a necessidade de materiais didáticos serão muito maiores, mas que sem este pilar não iremos a lugar algum, isso é verdade.

Fugindo um pouco do pilar dos grandes mestres, eu incluo nesta lista um livro de Informática para Concursos. Essa matéria está se tornando tão prioritária quanto as demais, basta ver a quantidade de perguntas que vêm aumentando a cada concurso.

Materiais auxiliares:

Tão importante quanto os citados acima, alguns materiais podem ser obtidos na “NET”, como as Leis atualizadas.

Aqui trataríamos de Leis que podem ser obtidas na Internet em vários sites, inclusive governamentais.

Mas, ao final, aconselho que comprem “mini códigos”, não estou falando do Vade Mecum, e sim daqueles “livrinhos” a exemplo dos que são lançados pela RT (Revista dos Tribunais) e Saraiva.

Estes mini códigos trazem, além da Constituição atualizada, diversas Leis que frequentemente caem em concursos e têm a vantagem de serem pequenos podendo-se levá-los para qualquer lugar, várias leis estarão disponíveis para estudo ao mesmo tempo.

Em resumo: evita-se gasto com papel e tinta para impressora, além do tempo necessário para selecionar o material na NET e verificação de sua atualização.

Ps.: Como estamos no início do ano, em breve sairão versões atualizadas, é só acompanhar.

Um bom tocador de MP3:

Após uns 6 meses calejando, comprei um MP3 da “Gradiente” com gravador de voz, comprei oficialmente, paguei caro mas valeu a pena (não que você precise pagar caro, apenas escolha um que tenha o gravador de voz e funcione a contento). Serviu muito para gravar eu próprio estudando as Leis e explicando para mim mesmo e depois ouvir naquelas horas que você está de saco cheio de ler, ou então na hora de dormir (acreditem, eu fiz isso sim, Pai desempregado e esposa desempregado com filha na escola e contas que não acabam mais, faz você virar um livro se precisar).

Local de estudo:

Este é um detalhe que assim como os outros é de grande importância.

O lugar onde pretende acorrentar-se deve ter silêncio, isso é fundamental, quanto menos for importunado melhor.

Aí vale o que disse na matéria anterior: o apoio da família é fundamental, eles têm de entender sua necessidade e apoiá-lo, caso não, terá seu estudo atrapalhado.

Irrelevante dizer aqui que isso ocorrerá vez ou outra, afinal, faz parte do processo.

Eu estudava no meu quarto, fechava a porta e mandava brasa nos estudos, um detalhe: eu não conseguia estudar sentado, por isso, estudava na cama, espalhava o material, selecionava o que era necessário naquele dia e partia para a luta.

Por isso, é importante salientar que cada um é cada um, você não deve se prender à forma como seu colega estudou, e sim, adaptar a sua melhor forma de aproveitamento.

Uma saída para quem não consegue estudar em casa, é fugir para uma biblioteca ou algo do gênero, logo se acostuma e passa a fazer parte da rotina, como se estivesse indo para a escola.

Considerando esta parte ultrapassada, continuaremos depois com “programando-se para o concurso”

Resumo da Ópera - Estudar para concursos, também exige despesas além dos sacrifícios, porém, não estamos falando de despesas e sim de investimentos. Com seu primeiro salário, tudo estará pago e com sobras.

Jorge Luiz Inácio continua sendo concurseiro apesar de já estar empossado em um cargo público.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



"O voo da águia"

5 Response to "Materiais básicos para estudar para concursos"

  1. Fabiana says:

    "O lugar onde pretende acorrentar-se deve ter silêncio, isso é fundamental, quanto menos for importunado melhor."

    "Acorrentar-se" foi a melhor descrição de local de estudos que eu já ouvi/li.
    Parabéns pelo artigo! Adorei!!!
    Fabi Pacheco

    Unknown says:

    Obrigada pelas dicas! =)
    Em relação ao post anterior, é foda mesmo. Meu pai começou a bancar o meu cursinho agora... e mesmo antes de começarem as aulas ele já estava falando que ia jogar dinheiro fora pq eu não ia passar em nada pq a concorrência é muito grande. shaUSHUAhs!! É triste não ter apoio nem da sua família!!

    Fabiana says:

    Tainara!
    Não pense assim! Estudo nunca é um investimento em vão!!
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Camisa 9 says:

    Foi uma palavra bem forte, porém autêntica né Fabi rsrs

    É tenho de sair de casa mesmo...muita distração...vou tentar "acorrentar-me" na biblioteca da facul, porque a pública fecha bem na hora que saio do trampo...

    Bons estudos

    *Poutz Tainara, sem ajuda é triste. Em casa ninguem me cobra e nem pergunta nada. Eu sei que minha mãe acredita e aceita, quase, tudo que eu faço porque eu faço, quase, tudo certinho. :p

    Éric

    Olha, depois deste artigo vi que sou capaz.

    Obrigado.

    Charles Villas Boas

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards