Ossinho ...

Felicidade de vira-lata é ter um ossinho para roer”, costumava dizer um professor de física que tive na época do cursinho pré-vestibular quando durante uma aula pesada dava cinco minutinhos de descanso para podermos conversar um pouco e refrescar a mente antes de voltar ao batente.

Fazia muito tempo que não ouvia esse dito popular, quando ontem conversei pelo Skype com um amigo concurseiro do Paraná. Ele estava todo animado com uma entrevista dada pelo presidente do órgão para o qual ele prestou concurso ainda no começo do ano passado, foi um dos habilitados para nomeação (está mais ou menos no meio da lista) e que até agora não nomeou nenhum candidato aprovado, nadinha, niet.

Segundo esse amigo, nessa entrevista o tal presidente do órgão disse que estava ciente da falta crítica de servidores no órgão e em como isso afetava o atendimento à população, por conta disso afirmou que ainda esse ano iria nomear todos os aprovados no concurso realizado no começo de 2007, o que significaria quase mil novos servidores para o órgão.

Olha, Charles, essa foi a melhor notícia que recebi em vários meses. Tudo bem que o que ele disse não é garantia de nada, mas já anima. Já viu, felicidade de vira-lata é ter um ossinho para roer”, me disse esse amigo todo animado.

O pior é que é a mais pura verdade. A luta que encaramos na guerra dos concursos públicos nos transforma meio em vira-latas mesmo. Apanhamos, tomamos chuva, passamos fome, abanamos o rabo a qualquer possibilidade um pouco maior de, finalmente, ingressarmos na carreira pública, fazemos uma longa jornada sem apoio e sem ajuda, lutamos, lutamos, brigamos, batemos, apanhamos, e, principalmente, sobrevivemos.

O bom dos cães vira-lata é que eles são muito resistentes. Minha namorada é médica veterinária e comenta que 90% dos cães que são levados doentes para sua clínica são cães de raça, que raramente são vira-latas. Quando aparece um vira-lata por lá, o bicho é muito mais fácil de tratar, responde muito melhor aos medicamentos e tem alta muito mais rápido.

Não é fácil ser aprovado em um concurso e ficar aguardando meses a fio por uma nomeação que não sai nunca. A ansiedade vai minguando e acaba dando lugar a uma certa frustração, a uma sensação de que aquela vitória não será realmente uma vitória até seu nome aparecer no Diário Oficial abaixo da data marcada para a posse no cargo. Quem já passou ou passa por isso sabe do que estou falando e não é pouca gente. Arrisco dizer que a grande maioria dos concurseiros acaba passando por isso.

Daí que quando é divulgada uma notícia que aponta para uma nomeação mais ou menos próxima e certa, o concurseiro fica todo feliz, alegre. Sabe quando você está com muita fome num domingo, mas muita fome mesmo, e chega na casa de alguém que vai visitar para almoçar e sente o cheirinho da comida sendo preparada, então a boca enche d´água e o estômago ronca de antecipação? É a mesma coisa.

É muito ruim isso, Charles. Veja bem, desde que foi divulgada a lista de habilitados no concurso, no começo de junho, me sinto como um morto-vivo. De um lado já passei em um concurso público, mas por outro lado não posso deixar de estudar e prestar provas porque não sei quando esse concurso me chamará para tomar posse”, disse ainda esse amigo.

Realmente é uma situação complicada, ao mesmo tempo ter e não ter um cargo público. Claro que, na dúvida, esse amigo está fazendo a coisa certa, que é continuar estudando e prestando provas, pois, pelo menos por enquanto, passar em concurso público não é garantia de posse, mas apenas “expectativa”, como bem sabe quem estudou com cuidado a Lei 8112.

Resumo da ópera – É, gente, vida de concurseiro não é fácil mesmo, assim como vida de vira-lata. O que não podemos, assim como os vira-latas, é nunca perder a esperança de encontrar um lar onde seremos felizes, muito felizmente. Enquanto isso não acontece, temos mesmo de nos contentar com um ossinho aqui e outro acolá, para tornar a luta menos dura um pouco.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Quinta-Feira, a partir das 20:00)

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Uma música muito animada para animar seu dia, concurseiro. Com Ida Corr Vs Fedde Le Grand, "Let me think about it".

3 Response to "Ossinho ..."

  1. Unknown says:

    amooooo essa música!!

    Albino says:

    É isso que desamina muitos concurseiros... ser habilitado mais não ter garantia da posse!!!

    Devia existir 1 lei que acabasse com isso..os órgãos só poderiam fazer concursos se realmente precisa da vaga e tem verba pra contratar.. Chega de ficar abrindo concurso aqui e acolá..arrecando rios de dinheiros pra depois não chamar ninguém!!!

    E outra.. também acabar com exigência de experiência.. pois o diferencial do concurso é justamente não ter experiência e todos terem as mesmas chances .. dependendo apenas do seu conhecimento.. Se é pra exigir experiência que divulgue as vagas em agências de emprego... Agora ter que pagar e ainda exigir que o candidato tenha experiência de 10 anos.. é uma puta sacanagem!!!

    Camisa 9 says:

    A música é muito da hora. Gosto das músicas do David Ghetta também!

    É essa demora pra eles chamarem é absurda às vezes. Tudo começa absurdamente porque no cabeçalho do Edital, tem lá quando a data de quando o Edital foi iniciado e normalmente é uns dois anos antes de se abrir o concurso e depois mais dois anos pra chamar? Sacanagem!

    É claro que há excessões, mas deveria ser normal essas excessões, entende?

    Ahhh...vamos estudar!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards