Quando a monotonia aparece

MONÓTONO (mo. nó.to.no)
a.
1 Que é sempre no mesmo tom (voz/canção monótona).
2 Maçante, enfadonho por não variar (filme monótono; férias monótonas).

[F.: Do lat. monotonus, do gr. monótonos.]

Todo concurseiro sério que estuda em período integral e está na guerra dos concursos públicos a mais de um ano sabe muito bem a definição de “monótono”. Infelizmente a monotonia um dia aparece na vida do concurseiro e então é preciso muito jogo de cintura para fazê-la ir embora rapidinho.

Mas por que a monotonia aparece? Por conta da repetição, claro.

Estudar para concursos públicos com seriedade requer, basicamente, três coisas:

1 – Um bom material de estudo.

2 – Disciplina.

3 – Repetição.

A necessidade de estudar com um bom material dispensa comentários. A disciplina é necessária para se manter a rotina de estudo. A repetição é a mãe do aprendizado, queiram ou não os pedagogos modernos.

O problema é que a repetição de uma rotina acaba chamando a monotonia para uma visita. Não poderia ser diferente com o concurseiro estudando dia após dia as mesmas matérias, por semanas, meses, em alguns casos anos.

Ok, a monotonia apareceu para uma visita e com isso tornou o material de estudo chato, assim como a matéria estudada, está batendo forte na disciplina, que resiste bravamente mesmo dando sinais de fadiga, e torna a repetição da rotina de estudo uma tortura. Os sinais disso são claros, fisiológicos. O concurseiro passa a ter dificuldade de concentração, boceja com freqüência, tem a atenção desviada por qualquer coisinha (até pelo padrão de vôo de um mosquito), tem de reler várias vezes um mesmo parágrafo para se inteirar do que está acontecendo, quando chega no meio de uma página se desespera por não lembrar do que leu no começo.

Quando o assunto é monotonia, o mais interessante é que para evitar que ela venha visitá-lo e para fazer com que ela vá embora, são usadas as mesmas soluções. Melhor. É usada a mesma solução. Isso mesmo, apenas uma solução para resolver esse problema. Simples, prático, direto.

Do mesmo modo que a melhor maneira de evitar seqüestros é variar a rotina, ou seja, evitar ir de casa para o trabalho/estudo e de lá de volta para casa sempre usando o mesmo o mesmo trajeto, assim também é com a monotonia. Simplesmente evite manter a mesma rotina semanas a fio. Tudo bem que algumas rotinas de estudo funcionam melhores que outras, mas por melhores que sejam, não deve ser repetidas e repetidas e repetidas. Monte pelo menos três rotinas de estudo e vá revezando entre elas, mesmo que isso signifique ter de usar por algum tempo de uma rotina menos eficiente que outra, mas pelo menos você não será vitimado pela monotonia.

Resumo da ópera – São muitas as armadilhas que espreitam o concurseiro sério desavisado. Não podemos, nunca, nos preocupar apenas em estudar o melhor possível, e deixa de lado as medidas preventivas para essas armadilhas. Se dá trabalho evitar cair numa delas, pode ter certeza de que o trabalho é maior ainda para sair de uma delas depois que já se caiu.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(QUINTA-FEIRA, a partir das 20:30)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para animar esse dia feio e chuvoso (pelo menos por aqui está assim), nada melhorque uma música bema nimada. Com Didier Sinclair feat Lidy V, "Do you speak?".

2 Response to "Quando a monotonia aparece"

  1. Camisa 9 says:

    Monotonia é um saco!
    E pronto...

    Aff.!
    Vou estudar de ponta cabeça...variando de posição de 10 em 10 min rsrs

    Bons estudos

    É, cara, manter a disciplina não é fácil. Confesso que não estou conseguindo estudar minhas horas planejadas todo dia. É froid! Tem de ter muita disciplina mesmo para isso. E motivação também!

    abraço!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards