Vale a pena ouvir mp3 de aulas de cursinho?
07:38
Concurseiro Solitario
,
5 Comments
Todos estão carecas de saber que o que mais tem na Internet atualmente é material de estudo para concursos públicos de qualidade duvidosa. São apostilas e simulados feitos Deus sabe por quem, apanhados de leis pouco confiáveis, aulas em vídeo e áudio de péssima qualidade.
O pior é que a grande maioria desse material traz erros uma infinidade de erros grosseiros, estão desatualizados, geralmente não estão 100% de acordo com os editais dos concursos para os quais são dirigidos, ou seja, não valem o tempo de analisar se prestam para alguma coisa que não serem descartados.
Agora, entre todos esses materiais, tem algo que prima pela pouca qualidade e pelo poder destruidor de tempo e paciência dos concurseiros, as famosas aulas gravadas em mp3 de aulas de cursinhos para concursos públicos. Sim, exatamente isso. Alguém que pagou para freqüentar aulas de algum cursinho leva um desses tocadores de mp3 e grava as aulas, para depois jogar isso na Internet.
Porque esse material é tão ruim? Sério que você não sabe por que? Vejamos então alguns motivos dentre vários.
1 – Quase sempre os aparelhos de mp3 usados para fazer essas gravações são daqueles baratinhos “made in China” de qualidade um pouco abaixo de inferior e que, portanto, oferece uma qualidade de gravação muito, mas muito ruim mesmo.
2 – Quase sempre quem faz essas gravações senta-se num lugar da sala de aulas que não é o mais indicado para fazer gravações e fica mexendo no aparelho ou fazendo comentários com o colega do lado, o que acaba misturando ruídos e murmúrios à gravação.
3 – Quase sempre as aulas começam a serem gravadas depois que já começaram, sofrem interrupções de longos minutos enquanto acontece e/ou o final da aula é cortado.
4 – Quase sempre faltam gravações de algumas aulas, a série de aulas não está completa.
5 – Quase sempre os professores fazem referência a alguma coisa que os alunos deveriam ver na apostila de apoio do curso ou em alguma coisa no quadro negro, que quem ouve a gravação, claro, não tem acesso.
Por essas razões, além de várias outras, é uma grande perda de tempo, em 99% dos casos, tentar estudar ouvindo gravações alheias de aulas de cursinhos para concursos públicos. Eu mesmo já tentei duas vezes ouvir aulas assim, que me foram repassadas por amigos com a garantia de serem “excelente, muito boa mesmo, imperdíveis”. Não preciso dizer que depois de meia hora de sofrimento com gravações horríveis, perdido em meio a aulas sem pé nem cabeça, tentando em vão entender o que estava acontecendo e o que estava sendo ensinado, desisti convencido de que esse tipo de material não vale o esforço de começar a ouvir.
Notem que a situação é diferente para quem fez a gravação. Para quem esteve de corpo presente na aula, a gravação servirá como um resumo ou anotações de aula, serão um instrumento para relembrar do que foi ensinado. É algo completamente diferente e, daí, sim, justificável e muito útil.
Resumo da ópera – Ponham de uma vez por todas na cabeça de que não é qualquer material encontrado na Internet que serve para ser usado como material de estudo. O concurseiro sério deve saber separar o material de boa qualidade do de má qualidade e apenas usar o primeiro tipo, claro. Assim, não perca seu precioso tempo tentando decifrar gravações de má qualidade de aulas gravadas em cursinhos, não vale a pena, vão por mim.
O pior é que a grande maioria desse material traz erros uma infinidade de erros grosseiros, estão desatualizados, geralmente não estão 100% de acordo com os editais dos concursos para os quais são dirigidos, ou seja, não valem o tempo de analisar se prestam para alguma coisa que não serem descartados.
Agora, entre todos esses materiais, tem algo que prima pela pouca qualidade e pelo poder destruidor de tempo e paciência dos concurseiros, as famosas aulas gravadas em mp3 de aulas de cursinhos para concursos públicos. Sim, exatamente isso. Alguém que pagou para freqüentar aulas de algum cursinho leva um desses tocadores de mp3 e grava as aulas, para depois jogar isso na Internet.
Porque esse material é tão ruim? Sério que você não sabe por que? Vejamos então alguns motivos dentre vários.
1 – Quase sempre os aparelhos de mp3 usados para fazer essas gravações são daqueles baratinhos “made in China” de qualidade um pouco abaixo de inferior e que, portanto, oferece uma qualidade de gravação muito, mas muito ruim mesmo.
2 – Quase sempre quem faz essas gravações senta-se num lugar da sala de aulas que não é o mais indicado para fazer gravações e fica mexendo no aparelho ou fazendo comentários com o colega do lado, o que acaba misturando ruídos e murmúrios à gravação.
3 – Quase sempre as aulas começam a serem gravadas depois que já começaram, sofrem interrupções de longos minutos enquanto acontece e/ou o final da aula é cortado.
4 – Quase sempre faltam gravações de algumas aulas, a série de aulas não está completa.
5 – Quase sempre os professores fazem referência a alguma coisa que os alunos deveriam ver na apostila de apoio do curso ou em alguma coisa no quadro negro, que quem ouve a gravação, claro, não tem acesso.
Por essas razões, além de várias outras, é uma grande perda de tempo, em 99% dos casos, tentar estudar ouvindo gravações alheias de aulas de cursinhos para concursos públicos. Eu mesmo já tentei duas vezes ouvir aulas assim, que me foram repassadas por amigos com a garantia de serem “excelente, muito boa mesmo, imperdíveis”. Não preciso dizer que depois de meia hora de sofrimento com gravações horríveis, perdido em meio a aulas sem pé nem cabeça, tentando em vão entender o que estava acontecendo e o que estava sendo ensinado, desisti convencido de que esse tipo de material não vale o esforço de começar a ouvir.
Notem que a situação é diferente para quem fez a gravação. Para quem esteve de corpo presente na aula, a gravação servirá como um resumo ou anotações de aula, serão um instrumento para relembrar do que foi ensinado. É algo completamente diferente e, daí, sim, justificável e muito útil.
Resumo da ópera – Ponham de uma vez por todas na cabeça de que não é qualquer material encontrado na Internet que serve para ser usado como material de estudo. O concurseiro sério deve saber separar o material de boa qualidade do de má qualidade e apenas usar o primeiro tipo, claro. Assim, não perca seu precioso tempo tentando decifrar gravações de má qualidade de aulas gravadas em cursinhos, não vale a pena, vão por mim.
Charles Dias é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
NÃO PERCA
NÃO PERCA
Bate-papo do Concurseiro Solitário
(QUINTA-FEIRA, a partir das 20:30)
Horário de Brasília
(QUINTA-FEIRA, a partir das 20:30)
Horário de Brasília
Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)
Escolha nas opções de salas o Afinidades.
Escolha o canal Atualidades.
O bate-papo será na Sala 1.
———«»———«»———«»———
Clipe do dia
Hoje trago para vocês um belo dueto do filme "Moulin Rouge - Amor em vermelho", cantado por Nicole Kidman e Ewan McGreggor, chamado "Elephant Love Medley".
O MP3 é um excelente instrumento que ajuda muito nos estudos quando bem utilizado.
Utilizei muito para gravar eu próprio estudando as Leis e as explicando para mim mesmo. Para tanto, é necessário já ter estudado o material que será gravado, de nada adianta fazer gravações se você próprio ainda não conhece a matéria.
É muito útil para aquelas horas em que você já está cansado de tanto ler.
Já em salas de aula (gravações), talvez seja bom para ajudar a esclarecer algumas dúvidas que surgiram, mas usei muito pouco.
Ps.: A qualidade do aparelho e do fone é muito importante, sem contar que obviamente deve ter a opção de gravação de voz.
Charles, se me permitir gostaria de deixar um link para meu BLOG:
http://jinacio.blog.terra.com.br/
Aguardo retorno do e-mail que lhe enviei (se posso enviar-lhe mais artigos.
Jorge Luiz
E digo mais, com a diversidade de vídeo-aulas (algumas ruins, mas outras muitas boas) esse lance de MP3 está mais ultrapassado do que nunca.
obs:Charles, desculpe mais uma vez pelos erros de digitação que às vezes tornam as frases incompreensíveis, vou prestar mais atenção no próximo. Abs
Charles, realmente não utilizo o MP3 como recurso de estudo, mas tenho utilizado ultimamente as video-aulas do site "eu vou passar", assisti poucas aulas, mas as poucas que assisti parecem de ótima qualidade, principalmente quando utilizadas como recurso de revisão...de repente as video-aulas poderiam ser tema de um novo artigo por aqui! Me interessa muito saber a opinião do pessoal sobre o assunto.
É se for bem utilizado é mais uma ferramenta. Eu nem tentaria ouvir a gravação de outra pessoa, talvez apenas se eu estivesse na aula junto com ela. Digo isso, porque quando fazia cursinho as meninas colocavam uns 4 mp3 na mesa dos professores...e tem mais os professores não ficam parados, eles até tentam, porém não conseguem e ficam até, por boa vontade, ficarem perto dos mp3, mas aí tira o dinamismo deles...
Let's Go!