Quando bate aquele desânimo

Você está seriamente comprometido em estudar com qualidade para concursos públicos, fez um ótimo planejamento de estudos, cercou-se do melhor material e até investiu em uma cadeira confortável para não transformar as longas horas de estudos em dores nas costas. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas daí você acorda um belo dia e descobre que falta alguma coisa e para seu desespero essa coisa se chama ÂNIMO.

Sim, caros amigos concurseiros, o desânimo que muitas vezes transforma um promissor dia de estudo em um dia praticamente perdido e fonte de frustração não é exclusividade sua. Infelizmente essa praga visita todos os concurseiros várias vezes ao logo do mês, com mais ou menos constância, mas não deixa de marcar presença. Somos todos vítimas ocasionais do desânimo, queiramos isso ou não.

O desânimo é muito fácil de ser identificado, é a falta de energia que contrasta com a vontade de fazer, ou seja, queremos estudar, mas nos falta energia para isso, nos falta concentração, atenção, disposição.

Não me pergunte por que cargas d´água esse maldito desânimo nos pega pelo pé de vez em quando. Se eu soubesse, não seria mais vítima dele e ganharia uma grana ensinando a vocês a como também não serem mais vítimas. Aí que mora o problema, não sabemos de onde ele vem ou porque ele acontece, e o que importa é que o desânimo vem mesmo e faz estrago.

Entre os vários pontos negativos do desânimo para os concurseiros, acho que alguns são mais negativos que outros. Vejamos.

Ser pichado de vagabundo – É interessante como as pessoas que cercam o concurseiro esperam que ele estude o tempo todo o máximo possível. Para amigos, parentes e pessoas amadas nos tornamos super-concurseiros, seres dedicados ao estudo que não se cansam, que não se sentem desanimados ou desmotivados, que somente pensam em estudar, estudar e estudar. Só que sabemos que não é assim, mas somente nós sabemos. Quando estamos desanimados e reclamamos ou diminuímos a carga de estudo, passamos a ser olhados por essas pessoas com desaprovação, como se estivéssemos cometendo algum pecado ou crime muito grave. Alguns concurseiros não se importam com isso, mas são poucos, para a maioria essa censura por parte da família, esse olhar de “esse cara tá enrolando, tá vagabundeando” é doloroso e difícil de suportar.

Atrapalha a programação de estudos – Não há dúvidas que estudar com desânimo é estudar sem rendimento. Se havíamos programado estudar uma dezena de tópicos, mal conseguimos estudar a metade e, mesmo assim, mais ou menos. Um dia de desânimo compromete sensivelmente a programação de estudos da semana, mais que isso compromete a programação de estudos de todo o mês.

Dá dor na consciência – Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca ficou com dor na consciência de ter a programação de estudos afetada por um dia de desânimo. Se você é um concurseiro sério, você fica com dor na consciência quando isso acontece, afinal de contas, o desânimo é dissociado da vontade de estudar, da consciência de que aquele dia de estudo deficiente é preocupante e muito complicado em uma época de concursos públicos concorridíssimos e de alto nível da concorrência.

O perigo de se entregar – Sim, amigo, quem se entrega uma vez ao mês ao desânimo é compreensível, quem se entrega duas vezes já é problema, quem se entrega mais do que isso está com uma bomba nas mãos e precisa de ajuda urgente. Seres humanos são bichos estranhos que sentem dificuldade em se acostumar com o trabalho, mas grande facilidade em se acostumar com a indolência, daí o perigo de se entregar.

Nos dias de desânimo procuro não me desesperar e também não me entrego totalmente. O que faço é escolher matérias mais leves, fáceis e que gosto mais para estudar, assim apenas modifico o planejamento de estudo sem afetá-lo negativamente. Essa é a melhor solução que encontrei até agora para lidar com o desânimo em dias de estudo, boa o suficiente para dar conta dos efeitos negativos mencionados, não comprometer os estudos e, ainda por cima, dar espaço para o desânimo ver que nessa parada não tem festa e ir embora rapidinho.

Resumo da ópera – Sentir desânimo duas ou três vezes por mês não é pecado e acontece com todos os concurseiros sérios. Mais que isso já é problema e pode ser um sinal claro de fadiga, de estresse. De qualquer modo, tome muito cuidado ao lidar com o desânimo e nada de achar que não é nada, que é bobagem, porque não é e, por isso mesmo, devemos lidar com ele de forma séria e responsável.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Quinta-Feira, a partir das 20:00)

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para hoje selecionei uma música calminha, sucesso do passado recente, que nunca canso de ouvir. Com The Orb, "Little Fluffy Clouds".

5 Response to "Quando bate aquele desânimo"

  1. Raquel says:

    Charles, pense que o conhecimento é acumulativo e que nada se perde. Então, ainda que você não esteja rendendo como gostaria, tudo acaba dando certo.

    Essa fase é absolutamente normal e dura longamente para os concurseiros sérios. Só que você precisa reunir forças para sair dela. Precisa de muita força! Eu já estive numa fase dessas (foi algo aterrador), mas saí e me sinto muito mais confiante agora. Ponha fé e amor nos seus objetivos!

    Sil says:

    Charles tem certeza que você não está falando da minha vida??
    Desanimo é comum na vida dos concurseiros, principalmente quando você estuda, estuda e não passa, não têm tempo para os amigos. Quando eu percebi que eles estavam se tornando constantes ai me reorganizei , cada vez que ficava desanimada era mais dificil voltar a rotina..Mas cada um tem que procurar estrategias, verificar o real motivo do desanimo(estresse, saudades dos amigos,problema de saude) e ir atrás.. Agora em 2009 montei minha rotina de estudos e inclui sim um tempo pra fazer o que gosto e um tempo para estar com meus amigos , tudo dentro do limite rs No meu caso estou em sentindo mais feliz quando estou estudando rs

    Albino says:

    Muita gente confunde desâmino com preguiça..

    Tem dias realmente que não tô com a mínima vontade de estudar .. mas não é pq estou desanimado, desiludo com o concurso..pq aí já é falta de motivação..é pq estou com preguiça mesmo..

    Quando eu tô num dias desses eu nem estudo nada pq sei que não vai render mesmo.. a única coisa que faço é compensar num outro dia.

    Acredito que o desânimo é natural, mas há formas de combatê-lo. A melhor providência, por experiência própria, que posso lhes exemplificar, é a atividade física. De preferência o exercício Aeróbico, ao menos 4 X por semana. Uma boa corrida, uma caminhada, uma academia, enfim, como cada qual preferir.

    Quem quiser fazer amizade com um concurseiro solitário, me add no msn: alexandro_ba@hotmail.com

    É sempre positivo estudar com amigos, ainda que virtuais.

    Camisa 9 says:

    Desânimo? O que é isso? Eu não tenho isso não auhauhau :(

    Antes fosse assim...assiste um bom filme e descansa. Metade das doenças do corpo são cansaço e stress escondidos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards