Você duvida da sua vitória?

Vou te fazer uma pergunta e gostaria que você respondesse com toda sinceridade do mundo.

Você acredita na sua vitória na guerra dos concursos públicos?

Essa é uma daquelas perguntas que são fáceis de responder “da boca pra fora”, mas muito difícil de responder com sinceridade. Ou vai me dizer que isso não é verdade?

Qualquer concurseiro responderá que acredita, sim, em sua vitória. Muitos ficarão até indignados com a pergunta, como se fosse algum tipo de acusação, como que quem perguntasse duvidasse de sua capacidade e de sua determinação em vencer.

Responder “da boca pra fora” é fácil, muito fácil. Alguém pergunta e respondemos o que esperam que respondamos, pode ser uma resposta curta e direta do tipo “claro que acredito” ou uma resposta mais poética e bonita, algo do tipo “sim, acredito em minha vitória, pois estou me dedicando de corpo e alma à realização de meu sonho que é vencer essa luta”. Mas responder acreditando na resposta são outros quinhentos, é algo muito diferente e muito mais difícil.

Faço outra pergunta.

Você já duvidou de que poderá vencer na guerra dos concursos públicos?

Essa é outra pergunta fácil de ser respondida “da boca pra fora” e difícil de ser respondida com sinceridade.

Já disse um famoso filósofo que “enganar aos outros é fácil, enganar a si mesmo só demanda um pouco mais de esforço e de tempo”.

Deixemos todo o “da boca pra fora” de lado e falemos sinceramente a partir de agora. Todo concurseiro, uma hora ou outra, melhor, algumas horas ou outras, por que não acontece apenas uma vez, duvida de sua vitória na guerra dos concursos público, isso é fato. Eu já duvidei algumas vezes, você já duvidou, assim como todo e qualquer concurseiro.

Não é nenhum pecado ou motivo de vergonha duvidar de seu potencial. É natural e acontece, geralmente, em nossos momentos de baixa estima, nos momentos de derrota, nos momentos em que damos de cara com a realidade e com o fato de que precisamos ainda estudar muito, ser muito melhores para podermos dar conta do recado e sairmos vencedores das próximas batalhas.

O que não pode acontecer, nunca, é deixarmos que essa dúvida nos ronde o tempo todo, todos os dias, todos os momentos.

Um soldado que vai para a guerra sem medo de morrer é um soldado morto, assim com o soldado que vai para as batalhas sem a certeza de que sairá vencedor”. Quem disse isso foi um general famoso que liderou milhares de homens nos sangrentos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, e ele sabia do que falava.

Assim, não se sinta culpado pelos seus dias de dúvida, mas encare-os como uma amostra da frustração e do sentimento de derrota que o perseguirá se você desistir de lutar com todas as suas forças. Além de tudo, não deixe que esses dias de dúvida durem mais que isso, apenas um dia de vez em quando ao longo do mês, o mínimo possível é o melhor.

Nos outros dias, acredite com toda sua alma e coração que você irá, sim, vencer. Acredite no seu potencial, no seu esforço, na recompensa que o espera no final dessa guerra.

Resumo da ópera – As palavras tem poder, muito poder. Por isso, repita sempre para si mesmo, em voz alta, “eu posso vencer, eu vou vencer”, várias vezes por dia, enquanto estuda, enquanto escova os dentes olhando para o espelho, principalmente nos dias de dúvida de sua capacidade de vitória. Nessa guerra só não vence que não luta, quem não persevera e quem não acredita em si mesmo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para animar essa segunda-feira e dar um pé na bunda das dúvidas quanto a sua vitória na guerra dos concursos públicos. O novo som do Discobitch, "C'est beau la bourgeoisie".

2 Response to "Você duvida da sua vitória?"

  1. Camisa 9 says:

    Porque nenhum comentário?!
    Mais de 240 acessos diários e nada...fiquei irritado agora com isso, mas tudo bem, vamos ao que interessa. O comentário.

    Eu já duvidei muitas vezes, mas sempre quando chega na prova eu tento ficar tranquilo, fazer a prova parecer "fácil", mas acho que fazendo isso estou sempre me condenando. "A prova é difícil para todos eu tenho de fazer o meu melhor, enfrentar o difícil." Acho que esse que deveria ser o pensamento mais correto!

    Vivendo, errando e APRENDENDO!!!

    Gambate!
    Bons estudos!

    Éric

    Unknown says:

    olá,

    tenho uma duvida sobre os concursos para PM,
    Já vi alguns editais e fiquei preocupada com relação a avaliação médica,
    Tudo aquilo que eles analisam, como "RELAÇÃO DAS DOENÇAS E ALTERAÇÕES INCAPACITANTES E FATORES DE CONTRA - INDICAÇÃO PARA ADMISSÃO / INCLUSÃO", se a pessoa tiver algo citado já está fora de qualquer possibilidade de admissão na PM? como por exemplo queloide, caries, e histórico familiar de doença.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards