Não é só você que está puto da vida

Você está puto da vida por estar estudando muito seriamente para concursos públicos faz um tempão e a ainda não ter alcançado a sonhada posse em cargo público?

Você está puto por não conseguir resultados mais palpáveis que passar em concurso e apenas ficar aguardando a nomeação que nunca vem?

Você está puto com aquele pessoal que toda hora fica te perguntando coisas do tipo “você está estudando direito?”, “será que vale a pena você continuar insistindo?”, “quando você será empossado?” ou suas variações?

Então, coleguinha, você não está sozinho, porque eu também estou puto da vida com tudo isso!

Muita gente pensa que se o concurseiro é sério, não fica puto com essas coisas. Só que concurseiro sério não é santo, não, que aceita todas as agruras da vida com resignação e até um sorrisinho de contentamento porque acha que um pouco de sofrimento só torna a luta mais valorosa. Não, concurseiros estão longe disso, pelo menos a esmagadora maioria.

Ontem, lendo um tópico numa comunidade de concurseiros no Orkut, não pude deixar de me identificar com um concurseiro puto da vida com tanta luta e ainda nenhuma vitória palpável. Ele escreveu algo mais ou menos assim, “é muito ruim ver a vida passar, todo mundo progredir, comprar, ser feliz, enquanto eu pareço estar parado no mesmo lugar há tantos meses”. Sim, isso é muito ruim mesmo, sinto na pele de vez em quando, assim como todo concurseiro sério.

Quando comecei a estudar para concursos públicos li um artigo de um concurseiro que tinha obtido sua primeira vitória nessa guerra e o cara aconselhava os concurseiros novatos a terem muita paciência “porque a recompensa não vem rápido e muito menos sem muito esforço, suor e lágrimas”. Achei que o cara estava exagerando, mas já faz um bom tempo que descobri que não, ele estava dizendo é a mais pura verdade. Já passei em três concursos, porém fora do número de vagas, estou habilitado nos três e continuo na esperança de que me chamem. Uma hora vão me chamar, nos três, tenho certeza, mas não sei quando é essa hora e isso é angustiante.

Vocês já assistiram àquele filme com o Tom Hanks chamado “Náufrago”, em que ele é um funcionário da FedEx que vai parar numa ilha deserta depois que o avião da empresa cai no mar durante uma tempestade e então ele tem de aprender a se virar para sobreviver? (se você ainda não assistiu, assista, é muito bom). Então, costumo dizer que aquela ilha deserta, só que dotada de algumas comodidades modernas como forno de micro-ondas e Internet de banda larga, seria o local de estudo perfeito para qualquer concurseiro. Digo isso porque não conheço coisa pior nessa vida de concurseiro que gente enchendo o saco com perguntas pra lá de inconvenientes. Enfrentei isso na época em que estudava no vestibular, enfrento a mesma coisa agora. Fico pensando, será que esse pessoal não tem algo melhor para fazer ou para perguntar? Sei que tem gente que pergunta essas coisas para sacanear mesmo, para judiar da gente porque estamos por baixa nesse momento da vida, mas não é todo mundo que faz isso por esse motivo, mas mesmo assim fico puto da vida.

Não, gente, não estou frustrado, em crise, triste, deprimido ou algo assim. Com esse artigo que deixar claro que vocês não são os únicos concurseiros que se sentem putos com essa coisa. Isso porque concurseiro é um bicho pra lá de paranóico e também vítima da síndrome do “isso só acontece comigo”. Não, coleguinhas, essas coisas não acontecem somente com você, não, acontece comigo também e com todos os concurseiros sérios, todos.

Resumo da ópera – É como naquele filme “Tropa de Elite” (outro filme muito bom que se você ainda não assistiu, deve assistir), se não agüenta, “pede pra sair!”. Agora, se não quer pedir para sair, agüente o tranco com coragem, porque a recompensa será muito boa!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



"Clipe do Oren Lavie na música chamada “Her Morning Elegance”, tudo em stop motion (quadro a quadro) muito bacana e bem diferente do que tem por aí. Vale a visita." (sugado do www.chongas.com.br)


5 Response to "Não é só você que está puto da vida"

  1. Unknown says:

    Perfeito o post de hoje.
    Charles, você exprimiu exatamente o sentimento de um concurseiro puto da vida.
    É terrível passar por esse tipo de pressão. Família é "expert" em fazer isso. E o pior é que em toda família tem "um gênio" que passa em tudo e é muito bem sucedido e a todo momento serve de "exemplo".
    Parabéns pelo artigo!!!!!

    Mônica Lago says:

    Meu caro companheiro Charles, eu estou P... há muito tempo (rss!), e da última vez que desabafei minha raiva aqui, meu lamento rendeu até um maravilhoso artigo seu (o do "Ponto de Ônibus").
    Eu me sinto exatamente como vc falou no texto, é muito frustrante ver a vida passar, as pessoas progredir, arranjar emprego, gastar, sair, namorar, ser feliz e vc só de expectadora, com a vida totalmente em pause. Outro dia mesmo, fui almoçar com umas amigas e, na hora de colocar as fofocas em dia, cada uma foi contar suas novidades... Quando chegou a minha vez de falar, eu simplesmente não tinha nada pra contar... Vc sabe o que é isso?? Simplesmente não tinha nada pra contar, porque minha vida hoje se resume a estudar pra concursos... Do cursinho pra casa e ponto. E isso é muito ruim, muito angustiante. Às vezes eu tenho medo de nunca conseguir passar num concurso, de nunca trabalhar... Poxa, tenho 27 anos, sei que sou jovem, mas sinto que já era pra ter conquistado algo. Sem contar que meu irmão mais novo (20 anos) já passou em 3 concursos (e nem estudou muito), já é independente e é ele que paga meu cursinho. É meio que um tapa na minha cara, sabe... rsss...
    Outra coisa que percebi tb é que quando a gente tá nessa situação de desemprego, de indefinição, as pessoas se afastam da gente... É aí que vc vê quem são seus amigos, quem não são, ou até mesmo se ninguém é! Rs...
    Enfim, to passando por uma das fases mais difíceis da minha vida, me sinto como se estivesse apenas sobrevivendo e não vivendo... É muito doloroso, muito difícil e nesse blog eu tenho encontrado muito apoio e muito incentivo. Não sei se vcs têm consciência do quanto vcs nos ajudam com cada texto que escrevem, sinto vcs como os amigos que eu precisava ter por perto nesse momento e não tenho...
    Mas sei que Deus está comigo e com todos nós e, na hora certa, nós vamos conseguir vencer. Como diz a música, "quem acredita, sempre alcança!"
    Um abração!

    Camisa 9 says:

    Não vou sair não, Capitão Charles. Vou até o fim, até a minha aprovação e se eu não conseguir ainda assim morrerei tentando...

    Éric

    É isso aí, concurseiro não pode desistir nunca, pelo menos até entrar.
    Uma hora vai, e, quando isso acontecer, a sensação será muito, mas muito boa mesmo.
    Primeiro pela vitória e recompensa por tanto esforço.
    Segundo porque será um "cala-boca" para aqueles que não acreditam.

    Lembro-me que algumas pessoas falavam por trás, pois, não tinham coragem de dizerem na minha frente, que "esse negócio de concuros é furada", "É cheio de falcatruas", "só os peixes conseguem", "Concurso é desculpa de vagabundo que não quer procurar emprego", e por aí vai.
    Mas quando a vitória vem e você vence, tudo é recompensado.
    Jorge Luiz

    Thais Dias says:

    Charles!!!!!!!!!

    Adorei o texto de hoje!!

    Também estou puta da vida kkkkkk

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards