COLUNA DA RAQUEL - Reflexões ...

Olá, concurseiros. Hoje eu poderia começar uma viagem introspectiva sobre o ontem, o agora e o depois, mas eu não consigo mais fazer isso. Deixo um texto de Machado de Assis, que caiu em domínio público, para enriquecê-los. Serão palavras melhores que as minhas. É uma reflexão sobre a alma humana ... http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf

Recebi a tarefa de escrever sobre uma situações muito peculiares. Estar estudando para concursos há exatos três anos, sem ter alcançado a posse. Também sobre estar desconfiada de que fui aprovada no concurso da Aeronáutica e ainda continuar estudando.

Para quem não sabe e acaba de aportar em nosso querido blog, eu sou uma concurseira que admira muito a carreira militar. Estive estudando para a Marinha do Brasil e agora resolvi olhar com carinho para a Aeronáutica. Foi bom resolver fazer tal prova, pois eu fiz boa pontuação em língua portuguesa, tirei 10 (dez) na redação e fiz pontuação mediana em conhecimentos especializados (jurídicos). Com isso, sigo acompanhando a minha posição no ranking do PCI concursos e tenho estudado. Isso porque ainda não temos resultado final.

Respondendo ao questionamento da proposta, com dose cavalar de humanidade,digo que não é nada fácil continuar estudando. Não me sinto triste, apesar de não ter nada garantido, mas o peso de anos estudando é meio complicado de carregar. A gente supera insucessos, erros, mas morre de receio de vivenciá-los novamente. Conhecemo-nos mais agora que antes, mas possivelmente ainda falte aquela pequena faísca que vai nos levar ao sucesso. Vejo essas coisas com mais clareza agora.

Como eu não quero ser melancólica, bem porque não há razão que justifique isso, eu lhes digo que precisamos exercitar a nossa paciência. O sucesso não depende somente de dominar a matéria, lidar bem com as provas, mas também com a maturação do conhecimento e das emoções.

Precisamos aprender a ser racionais com nossas expectativas, ter sangue frio contra a unanimidade que opina contra nossas decisões. Devemos aguentar essa fase transitória - que parece longa demais - com muita força. Tudo isso, falado desse jeito vago parece fácil, mas não é.

Justamente por estar vendo vários concurseiros amigos, colegas de cursinho, diversos internautas passarem pelo sentimento de impotência que um dia já senti, pretendo ajudá-lo a não se sentirem tão mal. Em primeiro lugar, você não é anormal por sentir-se assim; segundo, até o concurseiro que se diz mais forte que uma rocha passa por isso; terceiro, pense no longo prazo e não se sinta tão cobrado. Isso traz muito alívio.

Resumo da Ópera - Concurseiros passam por inúmeras fases. Muitos passam por tristezas, desânimos e acabam se desvinculando dos próprios sonhos. Conecte-se a eles, tenha paciência e continue lutando, mesmo que durem 3 anos ou mais. Você somente será aprovado quando estiver pronto em todos os sentidos. Esse momento vai chegar quando você menos esperar! Um sonho não tem preço!


———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Por falar nisso, a música de hoje é muito bonita e espero que faça os concurseiros veteranos como eu sonharem novamente. "Dream a Little Dream" com Louis Armstrong. Que voz!


6 Response to "COLUNA DA RAQUEL - Reflexões ..."

  1. duepot says:

    Bom Raquel, é aquela velha história: vc está há 3 anos no ponto, esperando seu ônibus passar, não vale a penas sair dele agora, pois ele pode passar alguns minutos após vc ter saído.
    Ótimo artigo e, com certeza, seu ônibus está dobrando a esquina e logo, logo, chegará no ponto.
    Abraços.

    Sérgio.

    Unknown says:

    Oi Raquel, que concurso é esse que vc fez? É da área jurídica? A meu ver as forças armadas tem 2 desvantagens em relação a concursos: fica 1 ano e meio fazendo curso de formação e não dá para estudar e depois de formado tem que ficar 5 anos lá ou indenizar a União.

    Sergio, exatamente por isso é que eu vou continuar nessa trilha! Quando conseguir, será bom demais!

    Anderson, é da área jurídica, sim. Ainda bem que muitos pensam como você, rsrsrsrs. Eu não considero isso um problema.

    Raquel Solitária

    Unknown says:

    É Raquel, aí depende do objetivo de cada um mesmo... se o cara está satisfeito vai levar numa boa esse "congelamento" e quem quer seguir carreira está no lugar certo mesmo. Boa sorte!

    Camisa 9 says:

    Fique tranquila, Rachel.
    Daqui a pouco, como disse bem o Sérgio, o ônibus passa e você o pega. Sem correr, sem afobação.

    Enquanto isso, continue aguardando. Um olho no livro, um olho na estrada!

    Bons estudos

    Unknown says:

    Raquel achei linda sua frase " quando tiver pronta em todos os sentidos" ...Perfeita. Sempre pensei assim e é isso que me sustenta. Beijos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards