Como tem pouca gente disposta a ajudar

Fóruns, comunidades e listas de discussão de concursos, pelo menos na minha concepção, têm como uma das finalidades principais permitirem que concurseiros tirem dúvidas sobre pontos de editais, material de estudo, matérias que precisam ser estudadas, estilo de prova das bancas e por aí vai. A idéia básica desses pontos de encontro virtuais é de reunir um punhado de gente, com mais e menos experiência em concursos públicos, para permitir o intercâmbio gratuito e responsável de informações.

Infelizmente as coisas não funcionam exatamente como deviam quando o assunto é fóruns, comunidades e listas de discussão de concursos. Das várias que freqüento, noto que há muita gente perguntando, pouca gente respondendo e desse pouco que responde, pouquíssima que sabem do que estão falando, que não estão de brincadeira e que responder de boa vontade e de forma responsável.

Se estou sendo duro demais? Acho que não. Basta dar uma olhadinha no que temos por aí na nossa Internet (em português) para comprovar o que digo. O que mais tem são perguntas de um concurseiro, reforçadas por uma ou mais dezenas de outros concurseiros, várias respostas vagas, evasivas e/ou pouco sérias e, apenas, alguns “gatos pingados” que têm a paciência e boa vontade de responder com seriedade e boa vontade.

De modo igualmente infeliz, e muito longe de ser um alento, isso não acontece somente na seara dos concursos públicos. Sempre me impressionei como as os fóruns, comunidades e listas de discussão brasileiras são de modo geral vagas, vazias e superficiais, povoadas por muita gente ávida de conhecimento, mas de pouca gente disposta a realmente ajudar.

Comparando a disponibilidade das pessoas em ajudar outras que buscam orientação e informações no ambiente virtual, perdemos feio, mas muito feio mesmo, para norte-americanos e europeus, que dão um show de gentileza. Enquanto uma dúvida postada num fórum ou comunidade brasileira rende um punhado de mensagens de gente com a mesma dúvida, algumas respostas vagas, outras tantas brincadeirinhas e bobagens, mas apenas algumas respostas sérias, essas raramente completas e bem escritas, numa lista gringa rende um punhado de ótimas respostas, completas e bem estruturadas, quando, não raro, ótimas discussões sobre aspectos da questão, que enriquece todos os que participam dela e a acessam, mesmo anos depois de terminada.

Porque nos fóruns, comunidades e listas de discussão sobre concursos públicos não podemos ser como listas gringas, com respostas completas e bem estruturadas, discussões interessantes e didáticas sobre assuntos que interessam a todos os concurseiros e são figurinhas carimbadas em diversos concursos ao longo do ano? Acho que por dois motivos principais:

Preguiça – O primeiro motivo, claro, é a preguiça. Brasileiro é preguiçoso por natureza (perdão para os que discordam de mim). Muitas vezes o cara sabe a resposta, até pensa em responder, mas no final tem preguiça de gastar dez minutos escrevendo uma resposta completa e bem estruturada. Se tiver que pesquisar algum ponto do assunto para complementar a resposta, então, daí a preguiça não fala alto, grita.

Medo de “entregar o ouro para o bandido” – O segundo motivo é aquela paranóia imbecil de achar que respondendo a pergunta de alguém se estará “entregando o outro para o bandido”, ou seja, se estará divulgando algum conhecimento, que na cabeça paranóica do cara, só ele tem e que será o diferencial que garantirá sua aprovação em concurso público. Claro que isso é uma imbecilidade sem tamanho, além de ser muita ingenuidade pensar que tudo seria assim tão fácil.

Comodidade – Em terceiro, muita gente acha mais cômodo deixar que outros respondam e então, tranqüilamente e sem esforço, também ler a resposta. É uma variação da famosa “Lei de Gerson”, aquela lei do “a gente sempre quer levar vantagem em tudo”.

Resumo da ópera – Se você é um concurseiro que está longe de ser preguiçoso, não é idiota a ponto de achar que compartilhando seu conhecimento com outros concurseiros, de alguma forma, tornará sua vitória na guerra dos concursos públicos mais demorada, e não é cômodo como uma sanguessuga que só fica à espreita para sugar um sanguinho alheio, então participe mais de fóruns, comunidades e listas de discussão sobre concursos públicos. Pode acreditar que você só ganha fazendo isso, pois ao responder estará exercitando seus conhecimentos. E você pode começar isso hoje mesmo, participando efetivamente da comunidade do Concurseiro Solitário no Orkut (clique aqui).

Em tempo, alguns leitores do blog reclaram que nesse novo visual não há a data de postagem dos artigos. Infelizmente tem haver com a programação do template que estamos usando agora e como nenhum de nós entende nada desse tipo de programação, não temos como corrigir. De qualquer modo, os posts estão em ordem decrescente de data, o que já ajuda um pouco.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Uma música antiguinha, mas muito gostosa de ouvir. Um dos grande sucessos da banda The Outfield, do seu álgum Play Deep de 1985, "Your Love".

3 Response to "Como tem pouca gente disposta a ajudar"

  1. Fabiana says:

    Nossa, Charles! Vc relatou o artigo com a mais dura verdade. Espero que ele toque o coracao dos leitores do Blog. Precisamos trocar experiencias e temos os meios perfeitos para tanto, porem nao usamos como deveriamos por pura vaidade, mas uma vaidade burra.
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    debora says:

    Charles, vc acertou em cheio no artigo! Duro, porém retrata muito bem a realidade dos fóruns e o comportamento das pessoas. O texto contribuiu para que eu refletisse acerca da postura que tenho tido com os companheiros que estão nesta luta como eu...
    Abraços e obrigada pelos textos que são muito bons...

    Camisa 9 says:

    É realmente complicado que existam tão poucos Charles, Fabis, Thaíses, Thiagos, Jorges, Flávias, Raqueles, e outros que têm força e não têm preguiça em ajudar com aquilo que podem e até mais do que seus limites!

    Mas temos de continuar agindo pelos que não agem...um dia eles acordam ou nascem outros com maior boa vontade!

    Yes, we can!

    *438 amigos na comu do blog e só 2 comentários aki!...3 com o meu!... :@

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards