Zum zum zum que não acaba mais

Concurseiro é um bicho ansioso por natureza, isso é fato. Ficamos ansiosos para começar a estudar, enquanto estudamos, antes de alguma prova, durante a prova, depois da prova.Acho que não há um momento na vida do concurseiro, enquanto concurseiro, em que não se esteja ansioso em menor ou maior grau.

Existem algumas coisas que diminuem e outras que aumentam a ansiedade. Entre as que aumentam, acho que a principal causa é o famoso “zum zum zum”, aquele ruído de fundo que existe no universo dos concursos públicos, gerado por um sem fim de concurseiros, sérios e não tão sérios assim, além de professores de cursinho, servidores públicos e um punhado mais de gente. Trocando em miúdos, esse “zum zum zum” são as fofocas, comentários, desinformação, suposições, chutes, especulações e por aí vai.

Estou estudando desde o começo do mês para o concurso do TRE-MG, que acontecerá em março. Por conta disso, freqüento dois fóruns e duas comunidades dedicadas ao concurso. Fico boquiaberto de ver que mais da metade das mensagens postadas nesses lugares têm haver com zum zum zum em torno do número de candidatos, do nível da concorrência, de como a banca (CESPE) irá cobrar tal ou tal matéria. Isso mesmo, muita gente está perdendo tempo precioso discutindo assuntos que não têm importância nesse momento para os inscritos nesse concurso ou que mesmo nunca terão.

Também estou aguardando o resultado final de um concurso que prestei em dezembro de 2007 e que até hoje não foi divulgado. O problema é que alguns PNE (portadores de necessidades especiais) que não foram assim reconhecidos pelo órgão que promoveu o concurso quando da perícia médica, resolveram entrar na Justiça contra essa decisão. Ao longo de todo o ano o que não faltou foi zum zum zum no fórum e na comunidade que reúne quem prestou esse concurso. Já saiu de tudo, de teorias conspiratórias a teorias alarmistas, a última foi de que o concurso está próximo do fim da validade, por isso não dará tempo de terminarem todo o processo de que vai da homologação do concurso à nomeação.

Agora, o que não falta é zum zum zum acerca de concursos muito aguardados que ainda não tiveram data marcada para acontecer. Esse terreno é muito fértil para zum zum zum de todos os tipos, desde aqueles supostos “amigo do primo do tio da irmão da namorada do amante da irmã de um servidor” que disse de primeira mão e confidencialmente que um concurso terá tantas vagas, cobrará tal matéria e que a banca será tal, até garantias “de pé junto” que tal concurso não acontecerá esse ano.

Gente, zum zum zum serve apenas para um coisa, para ser ignorado. Não é preciso ser gênio, apenas usar o discernimento para saber que 95% do zum zum zum que envolve concursos públicos não tem qualquer fundamente, carece de verdade e é totalmente inútil. Não vale a pena perder o sono, a tranqüilidade e, principalmente, tempo precioso, para dar ouvido a tudo o que dizem por aí, ficar checando informações, sofrendo por antecipação diante de notícias catastróficas.

Porque existe o zum zum zum? Simples, por que existe gente que se diverte criando todo esse ruído e vendo um punhado de gente ficar desesperada, também tem gente que isso desestabiliza a concorrência e torna sua vitória na guerra dos concursos públicos mais fácil e próxima, como também tem gente que faz isso justamente por que está ansiosa e acaba dando asas a imaginação. Não conheço um concurseiro ou pessoa envolvida com concursos públicos que sejam sérios e estejam metidos com zum zum zum, nenhuma, e duvido que exista.

O bom de concursos públicos é que vale o que é publicado em edital e ponto final. Só sabemos das matérias que serão cobradas em prova, do número de vagas ou da banca organizadora com 100% de certeza quando o edital é publicado. Vale a nomeação quando a mesma é publicada em edital. Se é assim, bobagem ficar perdendo tempo e tranqüilidade com zum zum zum, basta esperar os editais serem publicados e pronto.

Resumo da ópera – A tranqüilidade do concurseiro vale ouro, é muito mais valiosa que qualquer dica meio furada que possa ser dada com a pretensão de tornar a prova mais fácil ou o concurseiro mais preparado. Um concurseiro tranqüilo estuda melhor, faz uma prova melhor e espera melhor o resultado do concurso. Um concurseiro tranqüilo vale por um punhado de concurseiros desesperados. Como se consegue ser um concurseiro tranqüilo? O primeiro passo é não dar ouvido ao zum zum zum do universo dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA, É HOJE


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Hoje, a partir das 20:00)

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

3 Response to "Zum zum zum que não acaba mais"

  1. Unknown says:

    OH! Q pena! perdi outro bate-papo!

    Espero que tenha semana que vem!

    Excelente artigo. De relance vi uns dois "errinhos" de português no texto, o que não tira a sua excelência. rsrsrs (só estou dizendo isso porque vc comentou sobre eventuais erros)
    No mais, parabéns pelo blog. Sempre passo por aqui! Muito bom. Os artigos, de todos os autores, têm ótima qualidade e cumprem sua missão: informar e formar!
    Quanto a este artigo, em especial, é isso: boato é boato. Só acredito quando vir (de ver) no Diário Oficial. Abraço, meu caro, e sucesso!

    Camisa 9 says:

    Ahhh...boatos sempre vão existir. Nas novelas, jornais, revistas e na rua é o que mais há. No entanto, sempre há algumas "fontes confiáveis"...talvez devessémos saber escolher e prestar um pouco de atenção nelas para tentar nos antecipar talvez. A parte da preocupação de fato é preocupante, mas às vezes é bom ficar com a pulga atrás da orelha pra ficar atento.

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards