COLUNA DO TIAGO - Quantidade x Qualidade

Você conhece ou já ouviu falar de um concurseiro que estuda 16 horas por dia e, mesmo assim, não consegue passar em um concurso? Por outro lado, você já ouviu falar de pessoas que estudam 2 horinhas por dia e foram aprovados? Isso acontece muito porque todos nós achamos que a quantidade sobrepõe a qualidade. Ledo engano.

A quantidade de horas de estudos não lhe garante uma vaga no serviço público, felizmente. Se fosse assim, quem trabalha nunca passaria em um concurso. A pessoa que passa o dia todo estudando estaria com a sua vaga garantida. Acontece que a quantidade de horas de estudos ao invés de ajudar pode atrapalhar. Todos nós precisamos de um tempo para que o cérebro retenha, analise, memorize e guarde a informação.

Você já estudou muito ao ponto de ao final do dia não se lembrar de nada? Isso acontece porque o seu cérebro guardou toda a informação na memória momentânea, como a memória RAM do computador, ou seja, foi tudo para uma memória virtual. Quando você desligar (dormir) ela se perde e você tem que começar do zero novamente. Isso acontece muito com quem estuda muitas horas por dia.

No entanto, não a nada melhor do que o estudo com qualidade. Existem estudos que dizem que nós não precisamos mais do que 6 horas de estudos diário, esse é o nosso limite. Lembro que estou me referindo do estudo de qualidade. Claro que tem gente que consegue estudar assim por mais de 6 horas. Mas a grande maioria das pessoas sequer tem essas 6 horinhas disponíveis para estudo.

Faço um desafio a você. Experimente passar um dia todo (12 horas) estudando loucamente, sem parar e, dois dias depois, faça algumas questões da matéria que estudou. Depois disso, faça um estudo de qualidade de apenas 2 horas, intercalando as matérias de 30 em 30 minutos, de preferência à noite, antes de dormir. Após 2 dias, faça questões referentes àquelas matérias e verá o resultado.

Entre a quantidade e qualidade, escolha sempre a qualidade. Se você conseguir juntá-los, melhor ainda. Entre um livro muito bom e 5 livros bons, escolha o livro muito bom e estude-o com qualidade. Entre um cursinho com professores mais ou menos e um curso por matéria com um ótimo professor, escolha o curso por matéria. Afinal de contas, se você comprar uma dúzia de ovos valerá mais o que está perfeito do que os outros onze ovos que você não viu que tava podre.

Resumo da Ópera - Estudar para concursos não exige truque ou mágica. É segredo é sentar na cadeira e estudar COM QUALIDADE. Se alguém lhe disse que estudar 18 horas por dia desse jeito, duvide. Muito provavelmente ele está contando uma vantagem que não existe ou então já passou em todos os concursos entre os primeiros. Não é à toa que a maioria das pessoas que passam são trabalhadores, pais e mães. Sabe por quê? Essas pessoas estudam pouco, porém, explora ao máximo o único tempo que dispõem, ou seja, estudam com qualidade no pouco tempo que lhes sobra.

Tiago Gomes, especialmente para o Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Não há nada melhor do que uma música boa. Não interessa se é pop, rock, samba ou forró. Muito menos se é nacional ou internacional. Por sermos um povo tão rico culturalmente, acabamos gostando sempre de um estilo ou outro, muitas vezes por influência da região, da família, dos amigos e outros. Porém, ver o mestre Luiz Gonzaga cantar "Asa Branca" tendo ainda no palco o grande Sivuca além de Dominguinhos e Fágner vai muito além de gosto pessoal. Sorte de quem vivenciou essa época, azar de quem tem que aturar éguinha pocotó, tigrão, melancia, créu...

3 Response to "COLUNA DO TIAGO - Quantidade x Qualidade"

  1. Unknown says:

    Vi uma moça no Orkut que dizia que estudava das seis à meia noite. Ela estava prestando vestibular. Dei um jeito de descobrir o nome dela para, depois, procurar o seu desempenho (rendimento) no vestibular. Ela estava prestando Medicina, mas a nota dela não serviria nem para passar em Enfermagem.
    Ela colocou uma foto do quarto dela, destacando livros abertos, resumos na parede e bilhetes do tipo "acorda!".
    Não sei se ela estudava mesmo ou se só fazia pressão.
    Somente após 6 anos de estudo que ela conseguiu uma nota para passar em Enfermagem, mas não entrou porque prestou Medicina. Hoje, ela faz Medicina pelo ProUni.
    .
    Conheci outra pessoa que entrava às 6h no cursinho e só saía às 23h. Fez 3 anos de cursinho e passou em Medicina na USP entre os 20 primeiros. No último ano, ela fez 2 cursinhos ao mesmo tempo. Não pagava nenhum deles porque conseguiu 100% de desconto na prova de bolsa. Num deles eu sei que ela tinha apoio psicológico.


    Também conheci uma pessoa que fez 3 anos de cursinho e não estudava em casa, mas não conseguiu passar nem em Zootecnia. E ela era uma pessoa que ia para o cursinho e não ficava conversando durante a aula. Ficava olhando para os professores sem piscar. Não faltava, tbm. Acabou desistindo de prestar. Ela queria Enfermagem.

    Ficar em uma sala de aula também não significa estudo de qualidade.


    Quanto aos concursos, não posso dizer nada, pois não tenho conhecimento da rotina de nenhum concurseiro, embora conheço alguns.

    Bem! Tenho uma colega que disse que comeu livros durante dois anos, se preparando para concurso de Escrevente-SP. Olhei o desempenho dela e vi que foi reprovada (não fez mais que 5).


    Sinceramente, eu não acredito mais, quando as pessoas me dizem que estudam horrores.

    Pior do que enganar os outros é enganar a si mesmo.

    Porém eu acredito nas pessoas que dizem estudar 10 horas na véspera do concurso, pois tem gente que não estuda nada e tenta compensar no(s) último (s) dia (s).

    Quero ver manter 10, 12 ou 15 horas de estudo, durante 3, 4, 5 meses ou um ou dois anos de estudo.


    Conheço um cara que estudou desde abril para o TRT-SP 2008, durante 3 horas por dia, e fez 94% na prova de Técnico.


    A única coisa que posso concluir é que quem dizer estudar pouco por dia tem que estudar bem antes do lançamento do edital. Claro que dá para estudar depois também; aí já depende da habilidade de concurseiro.

    Unknown says:

    Ao ler outro artigo, vi a palavra "afinco", lembrei-me de uma coisa e resolvi fazer um complemento aqui.
    Já vi algumas pessoas dizerem que estudam há 3, 5 ou 9 anos, mas apenas a x meses com afinco. Aí me surgiu a dúvida: não serão algumas delas aquele tipo de pessoa que, há 3,5 ou 9 anos, disse que estudava 15, 10, 8 ou 6 horas por dia?

    Mistério!

    Parece fofoca, mas é sempre bom identicar os erros e mentiras dos concurseiros, principalmente para ver se não estamos cometendo os mesmos deslizes.

    Camisa 9 says:

    Boa pergunta essa sua, Pé Grande...bem misteriosa.

    Qualidade é essencial em tudo. A não ser no futebol que mais vale 2 gols feios do que 1 golaço. Tirando isso...The Oscar goes to "The Quality"!

    Bons Estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards