A Vingança dos Competentes

Tentarei fazer alguns artigos sobre concursos embasados em minha experiência e alguns conhecimentos que obtive ao longo de uma trajetória que se iniciou em 2006.

Não é fácil buscar motivação para concurseiros, mas garanto que a maior motivação possível vem de dentro de nós mesmos, as interpéries do dia-a-dia por vezes nos faz voltar a estaca zero, assim necessitamos de algum reforço externo.

Enfim, o que nos leva a ter motivação para prestar concursos públicos? A resposta está dentro de cada um de nós, cada pessoa é diferente das outras, tal qual seus objetivos. Pode ser a busca por um emprego melhor, por um reemprego, pelo primeiro emprego ou ainda simplesmente pela estabilidade e segurança tão sonhada nos dias de hoje.

Os cargos públicos oferecem vantagens que não encontramos na iniciativa privada, desnecessário desdobrá-las aqui, mas, nos prendemos demais aos motivos finais como salário, estabilidade, benefícios e etc. e nos esquecemos do motivo inicial, que, se bem trabalhado nos dará forças para o empreendimento.

Concurso Público é a vingança dos competentes!

Isso mesmo, vingança. Quem já trabalhou em empresas privadas ou mesmo concorreu a uma vaga numa delas sabe bem do que estou falando. Quantas vezes observamos aquele “colega” de trabalho especialista em puxar o tapete dos outros para ganhar méritos que não lhe pertencem conseguiu burlar o sistema para alcançar objetivos particulares e ainda por cima conseguiu promoções e reconhecimento que os mais competentes e merecedores não conseguiram, com raras exceções. Quantas vezes aquele que na melhor das hipóteses estaria em pé de igualdade conosco concorrendo a uma vaga leva vantagem simplesmente por ter “QI” (quem indica). Não culpo a iniciativa privada por este último aspecto, afinal, melhor alguém indicado do que desconhecido, porém, não deixa de ser um motivo de frustração para quem concorre.

Já quando falamos de Concurso Público falamos de igualdade, legalidade, transparência, um verdadeiro jogo em que vence o melhor preparado, seja tanto no aprendizado quanto no emocional. Assim como ocorre na “concorrência perfeita” do livre mercado, vence o melhor, não interessa se você é rico, pobre, negro, branco ou sem rumo na vida. O Concurso é regido por Lei de forma clara e explícita através de seu Edital, que deve ser lido com paciência. E todos podem prestar provas para obter uma vaga no serviço público.

Para quem não me conhece, um pouco de minha história está na publicação de 08 de novembro de 2008 aqui no blog, assim fica mais fácil entender algumas coisas que penso, claro que enriquecidas com a voz de grandes mestres como Willian Douglas, Alexandre Meirelles, Demétrio, Alex Viégas dentre outros.

Resumo da ópera - A princípio, para quem realmente quer se dedicar a estudar para concursos públicos, reforço uma frase do grande mestre Willian Doulgas. Ele diz que “Se for desistir, desista depois que passar”, eu complemento dizendo “por que passar em concursos públicos é a vingança dos competentes”.

CONCURSEIRO CONVIDADO - Jorge Luiz Inácio continua sendo concurseiro apesar de já estar empossado em um cargo público.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Trago para vocês um vídeo-mensagem que talvez alguns de vocês já tenham sido visto, mas que ainda vi aqui no blog, diferentemente dos clipes muito bons aqui publicados, preferencialmente opto por vídeos de motivação, alguns deles já conhecidos por mim de longa data e que quero compartilhar. Chamo, pessoalmente, esse vídeo de “Plantar e depois colher...”

3 Response to "A Vingança dos Competentes"

  1. Unknown says:

    Um vídeo bastante bem-feito e um texto coerente, parabéns pela postagem.

    Unknown says:

    E o mais legal do concurso é que ele te dá a oportunidade do "recomeço". Quero dizer com isso que você pode ter sido o pior aluno da faculdade, o mais vida torta, o cara que ficou em DP em quase todas as matérias, ninguém dava nada pra você.
    Aí depois de formado você cai em si e resolve que quer ocupar um cargo público. Prega a bunda na cadeira e vai se preparar. Você vai passar tanto quanto o CDF que sentava do seu lado. Pode demorar um pouco, mas vai passar. Nenhum examinador quer saber do seu currículo na hora H. Ele quer saber se vc sabe ou não naquela hora!
    Em contrapartida, pega o seu currículo "vida torta" e vai tentar emprego na iniciativa privada por aí afora??? Esquece, "mano"! "Tu já traçou teu destino!!!" hehehe
    Gisele

    Camisa 9 says:

    Excelente comentário gvbs...apesar de eu ter sido um bom estudante rsrs

    Excelente vídeo Jorge!!! Excelente lição!
    Mesmo!

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards