RESENHA - "COMO VENCER A MARATONA DOS CONCURSOS PÚBLICOS" de Lia Salgado

É fato que não só de pão vive o homem, da mesma forma não somente de livros de matérias dependem os concurseiros. E para todos aqueles que precisam de algumas palavras de encorajamento e motivação, preparamos hoje uma resenha muito especial.

Autora: Lia Salgado
4.ª edição
Ano: 2011
ISBN: 978-85-60968-28-2
Páginas: 108
Litera Editora

Acho até engrançado como há concurseiros que reclamam de "barriga cheia", ou seja, que reclamam apesar de terem ótimas condições para estudar quando comparados com muitos outros que têm de lidar com situações no mínimo precárias para fazer a mesma coisa.

Imaginem uma mulher divorciada, mãe de quatro filhos pequenos, sem dinheiro, e que há mais de uma década não estudava para nada. Então no meio do aperto ela decide que ingressar na carreira pública seria a solução para seus problemas. E depois de muitas idas e vindas, sofrimentos e derrotas, ela se torna Fiscal de Rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos, autora de um best seller de concursos públicos e ainda tem uma coluna exclusiva no famoso G1, portal de notícias das Organizações Globo. Isso, sim, é uma história de sucesso.

Em seu ótimo "Como vencer a maratona dos concursos públicos", já em sua 4a edição (Litera Editora), a famosa Lia Salgado narra de forma leve e interessante sua trajetória na guerra dos concursos públicos.

Seu livro não segue a tradicional forma de texto corrido do mercado editorial, porém o formato de diário, entremeando reminiscências de sua dura luta na guerra dos concursos públicos com dicas preciosas para concurseiros de todos os tipos, perfis e experiência.

Lembro-me de ter assistido uma palestra de Lia Salgado em meu primeiro ano de estudos e, principalmente, em como suas palavras me motivaram a estudar mais e melhor, a acreditar em mim mesmo como concurseiros e que a vitória na guerra dos concursos públicos é apenas uma consequência para quem estuda sério, com garra e determinação.

Terminei de reler seu livro ontem e confesso que suas palavras, apesar da já serem minhas conhecidas, continuam a exercer sua força motivacional em meu espírito concurseiro, uma vez que apesar de já estar empossado, ainda não venci essa guerra totalmente e muito menos deixei de lutar. E se sobre mim que já tenho vários anos de experiência, já sou servidor públicos, também já escrevi e publiquei alguns livros de planejamento de estudos, o livro de Lia Salgado ainda exerce seu poder de motivação, imagine em você que ainda não foi empossado ou mesmo está apenas começando a estudar!

Com a licença da autora transcrevo uma passagem do livro para vocês sentirem o gostinho do que encontrarão em suas páginas.

2002 - Junho

Passei mais de trinta dias parada, desanimada. Cheguei mesmo a achar que tinha desistido do projeto "concurso público". Ficar pertinho das vagas e não conseguir foi mais doloroso do que as outras reprovações - e já era o terceiro fracasso.

Mas, não encontrei outra solução para a minha vida. Por uma questão de sobrevivência, decidi reagir e voltar à luta: os jornais estavam divulgando novo concurso para fiscal do INSS, que viria com muitas vagas.

Matriculei-me nos módulos específicos para fazertudo com antecedência e retomeu meu lugar na maratona.

É essa franqueza de Lia Salgado, que não teme relatar seus momentos de maior fraqueza, que reside um dos pontos positivos de seu livro. Histórias de sucesso de concurseiros encontramos muitas, porém a maioria tende a ser, digamos, híper idealizada. As fraquezas e dificuldades geralmente são minimizadas e o medo parece nunca ter existido ... quando não aconteceu nada disso. Por isso mesmo, é em relatos honestos e totalmente baseados na dura realidade dos fatos que digo com toda certeza que o livro de Lia Salgado é garantia de um banho de ânimo para qualquer concurseiro.

RESUMO DA ÓPERA - Muitos concurseiros pensam que é bobagem gastar seus limitados recursos financeiros em livros de motivação, planejamento de estudo e congêneres. Só que as coisas não são bem assim. Claro que nunca devemos deixar de comprar um bom livro de matéria para comprar um livro de motivação, isso é fato, porém devemos fazer um esforço extra para comprar ambos, visto que cada um tem sua função e seu valor, mesmo porque concurseiros desmotivados e que não planejam seus estudos não conseguem utilizar ao máximo os livros de matérias. Pensando nisso, recomendo pessoalmente o livro de Lia Salgado, tenho certeza que lhe será muito útil, pode acreditar.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "COMO VENCER A MARATONA DOS CONCURSOS PÚBLICOS" de Lia Salgado"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards