ARTIGO DE LEITOR - Vencer ou vencer!


Atualmente me encontro estudando para concursos pela manha e pela noite, pois trabalho a tarde em um período de 4 horas. Tenho um filho de 3 meses e como um bom concurseiro liso não posso pagar babá e divido a tarefa de cuidar dele com a minha mulher. As noites de sono tem sido difíceis com o bebê acordando de 2 em 2 horas e quando acordo as 5 horas da manhã já não consigo voltar a dormir.

Minha história com concursos públicos começou em 2008, quando fiz a prova para Agente de Investigação de Polícia Civil da PB, sendo aprovado dentro das vagas ainda não fui chamado sequer para fazer o Curso de Formação. Depois de 1 ano e meio sem estudar nada, só trabalhando, voltei a estudar em Outubro do ano passado, chegando a prestar de lá pra cá concursos para TRT, TJES, TRF, porém não obtive êxito em nenhum por falta de bagagem mesmo, por ter voltado a vida de concurseiro apenas recentemente.


Atualmente estou me preparando para fazer o TJPE, que acredito sair em breve. Sigo a estratégia do concurseiro escada e não a do atirador de Elite, quero fazer um concurso escada (Analista) para futuramente tentar Ministério Público.

Atualmente não tem sido fácil a vida de concurseiro e só mesmo o livro da Lia Salgado para me dar ânimo nos momentos difíceis. Também me ajudou muito o "100 Respostas do Concurseiro Solitário" que conheci através deste Blog, e que quando acessei pela primeira vez nunca mais deixei de acessá-lo diariamente.


Seguem algumas dicas de como lidar com a falta de tempo e o cansaço que aprendi no dia-a-dia concurseiro:

Cansaço: Um bom café forte pela manhã, e a noite quando chegar cansado do trabalho ajudam muito. Evite energéticos que contenham muita química.

Bom sono: A duríssimas custas adquiri um ar condicionado que ajuda muito na qualidade do meu sono (considero investimento), procuro sempre tomar um chá de camomila também antes de dormir.

Alimentação: Concurseiro sempre ganha uns quilinhos, eu ganhei 5 kg, mas reeduquei minha alimentação e estou quase em forma.

Exercícios físicos: 3 vezes por semana é essencial. Sempre vá com um mp3 player tocando aulas ou legislação. Na internet tem para baixar Penal, Civil, Constitucional, Lei 8666, Administrativo. Vale muito a pena.

Falta de tempo: Tempo não se tem, se faz. Até no banheiro colei resumos para ler enquanto tomo banho. Sempre perco 50 minutos dirigindo para o trabalho, mas tem sempre uma aula tocando no meu carro.

Motivação: Fotos do meu filho sempre por perto, e Como vencer a maratona dos concursos públicos de Lia Salgado, a Bíblia (para quem crê).

Material e ambiente de estudo: Bons livros pra quem pode, quem não pode faz como eu corre atrás de xérox e compra original quando dá porque comprar o livro é o que motiva os autores a continuarem produzindo, então não xeroque tudo ok? Cuidado com apostilas de fundo de quintal. Um ambiente de estudo bem iluminado, silencioso, uma boa cadeira, e um suporte de livros (vendido na internet tb) sempre ajudam, cuide da sua coluna!

Lazer: Tire um dia de folga, estude até no domingo pela manhã, mas a tarde e a noite reserve para família, amigos, namorada, esposa (evite ler nesses turnos).

RESUMO DA ÓPERA - Por fim, perseverança, estudar, perseverança, estudar. Concurso se faz até passar e ser nomeado, porque as vezes a gente passa e fica a mercê da tal discrionariedade.

ÍTALO PETRUCCI SERRANO é concurseiro, pai, esposo, filho, amigo, trabalhador, pseudo-atleta, e tira leite de pedra.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "ARTIGO DE LEITOR - Vencer ou vencer!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards