Presente de grego

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o Cavalo de Tróia e estudar sério para concursos públicos ... o que você acha que essas três coisas têm a ver? Nada? Nãããooooo, têm tudo a ver. Vejamos.

Você deve conhecer o termo "presente de grego". Pois bem, tal termo se refere ao famoso Cavalo de Tróia, que segundo a Wikipedia é:

"A cidade de Troia foi assediada por legiões gregas durante a chamada Guerra de Troia, quando o artefacto de madeira foi deixado junto a suas muralhas. Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro de seu ventre. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Laocoonte, sacerdote de Apolo, o único troiano que protestou contra a idéia de levar o cavalo para dentro das muralhas foi ignorado, sendo assim, o cavalo foi levado para dentro das muralhas pelos troianos.

Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefacto e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Troia, tomar a cidade, incendiá-la e destruí-la.

O cavalo de Troia teria sido uma invenção de Odisseu (o guerreiro mais sagaz da Ilíada e personagem da Odisseia) e construído por Epeu.
"

Você deve estar a par da controvérsia sobre a recente medida do Governo Federal de aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre automóveis importantos a fim de, pelo mesmo assim o foi declarado, defender a indústria automobilística internacional frente à venda crescente de automóveis importados.

Pois bem, esse aumento de IPI foi um belo "presente de grego" para o consumidor brasileiro. Por baixo da roupagem do "vamos proteger a indústria automotiva nacional veículos importados maldosos", temos na verdade uma medida protecionista que vem a atender aos interesses e lobby das tradicionais montadoras instaladas no Brasil que no final das contas também são estrangeiras e querer defender o famoso e oneroso "lucro Brasil" que é enviado para suas matrizes nos Estados Unidos e Europa.

"Mas o que tudo isso tem a ver com concursos públicos?"

Aprendam, concurseiros, três coisas muito importantes do que está acontecendo no mercado de automóveis no Brasil e que são plenamente aplicáveis a estudar para concursos públicos.

1 - De uma hora para outra as coisas podem mudar radicalmente. Situações confortáveis e promissoras podem tanto ir por água abaixo quanto podem surgir;

2 - Já diz o velho ditado que "Nem tudo o que reluz é ouro", ou seja, nem tudo o que parece bom é realmente bom ... mas o contrário também vale, ou seja, nem tudo o que parece ruim é potencialmente tão ruim, pode ser um pouco menos pior que o imaginado ou mesmo bom, vai saber;

3 - Concurseiros sérios têm de estar preparados para mudanças radicais de rumo, sejam essas decorrentes de decisões próprias ou por conta de mudanças de condições alheias ao controle do concurseiro.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar para concursos públicos vai muito além de simplesmente sentar e estudar com seriedade, mas também inclui observar o ambiente e estar preparado para enfrentar mudanças, tanto para melhor quanto para pior, simples assim.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Presente de grego"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards