ARTIGO DE LEITOR - A JUSTIÇA DOS CONCURSOS

Há algum tempo, uma colega me contou uma história interessante. Ela havia acabado de cursar um curso superior e arranjou um estágio na área. Porém nesse estágio que deveria ser uma oportunidade de colocar o que aprendeu em pratica, ela fazia de tudo, menos trabalhar na sua área. Serviços de Office-boy e até de faxineira eram reservados para ela. Disse-me também que em processos de seleção em outras empresas já havia sofrido preconceito por ser mulher.

Todos sabemos que o mercado está inchado, a cada ano mais e mais jovens se formam na universidade, batalham pelo tão sonhado diploma, porém quando saem se deparam com o nem sempre justo mercado de trabalho da iniciativa privada. Nele a competição é forte e nem sempre há justificativas plausíveis para a contratação e a promoção de uma pessoa.

Ocorrem injustiças, preconceitos, humilhações,troca de favores e muitas outras coisas. Se você duvida, pergunte a um amigo, ou parente. Ele, com certeza, ira te contar alguma história relacionado a isso. Se sou “amigo” do chefe posso subir em uma empresa facilmente, se não sou minhas chances estarão talvez minimizadas.

Porém, o mundo dos concursos é diferente. Nele todos entram por mérito. Os maiores cargos são pegos por aqueles que se dedicaram durante meses e anos de suas vidas, abdicando de coisas que gostavam por um objetivo maior. Devo admitir que nem, tudo é perfeito e há erros, porém mesmo assim o processo me parece mais justo. O que conta é a minha dedicação, a minha vontade, a minha inteligência e capacidade e não se sou ou não “amigo” do chefe, se sou ou não parente da tia da irmã dele. Nem todos podem conhecer o chefe, mas todos podem ser dedicados e trabalhar a própria capacidade e inteligência.

O cargo público é acessível a todos, seja ele branco, negro, amarelo, homem, mulher; o que interessa é a capacidade da pessoa e também os requisitos típicos da função a ser exercida, o que não deixa de ser justo.

RESUMO DA ÓPERA - Sabe o que a minha colega a qual me referi no início do texto fez!? Prestou um concurso de nível médio e por mérito passou. Essa é a verdadeira justiça. Você que é concurseiro, estude, se dedique e a sua hora vai chegar, pois aquele que planta, um dia colherá e nesse caso não há nenhum abrute lhe roubará. Plante, colha e seja feliz!

CRISTIANO LIMA MARQUES é um concurseiro que quer vencer por seus próprios méritos e ponto final.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———

0 Response to "ARTIGO DE LEITOR - A JUSTIÇA DOS CONCURSOS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards