ARTIGO DE LEITOR - O AMADURECIMENTO E OS DESAFIOS NOS CONCURSOS

Ei você! Você mesmo que está lendo esse blog! Já parou para pensar que todo em nossa vida é um processo, é um amadurecimento. Inclusive no que tange aos concursos públicos, pois para se dar bem em uma seleção em que a cada dia o nível de competição cresce mais é preciso amadurecimento, experiência, e sobretudo saber como lidar com as situações difíceis que vão acontecer.

Eu, por exemplo, na minha adolescência, lembro-me de ter feito alguns concursos, porém naquela época não estava focado como estou hoje. Fazia a inscrição e comprava uma apostila numa banca de jornal, porém não lia o edital, não procurava informações, nem técnicas de estudo e acima de tudo, não fazia nenhum planejamento sequer. Resultado: a apostila ficava jogada num canto do meu quarto ou esquecida em alguma gaveta e no dia da prova ficava desesperado por não ter estudado. Já dá pra saber que não passei em nenhuma das seleções e fique “a ver navios”.

Depois dessa fase, eu esqueci os concursos e procurei investir em cursos profissionalizantes. Acho que o que acontecia de verdade era que eu não tinha fé nos concursos, não acreditava em mim, achava que passar e ser chamado para trabalhar no setor público era algo impossível e inalcançável. Minha cabeça estava voltada para outra direção que hoje vejo, não era a certa. Ah! Se eu tivesse investido nesses concursos desde cedo, procurado planejar, estudar e conhecer suas características e artimanhas, provavelmente hoje, eu teria um vida bem melhor na área financeira e também em questão de qualidade de vida.

Os cursos que fiz foram bons, porém nenhum me fez “melhorar de vida”. Consegui somente promessas e algumas (ou melhor, muitas) dívidas. Depois de tanto ir de um lado e de outro sem sucesso, vi que a minha vida seguia um ritmo do qual eu não gostava, estava decepcionado com o modo que as coisas aconteciam, ou melhor, não aconteciam. No auge da crise, um amigo me incentivou a fazer um concurso público. Reconheço que na hora, não fiquei muito animado, mas resolvi tentar e dessa vez houve um diferencial, pois eu “mergulhei de cabeça” nesse mundo: Estudei, planejei, li editais, acessei sites de concurso, eu , com certeza, estava agindo de forma diferente, era o amadurecimento agindo em mim.

Como resultado do meu esforço, eu passei no concurso, porém não pude aceitar a vaga, pois o local de trabalho era muito longe da minha casa. Mas, eu não iria desistir e apesar da decepção eu continuei firme e procurando melhorar meus métodos de estudo. Os dias passam e é difícil manter a motivação em todos eles, eu confesso. Só que eu acredito em uma força maior que nos move, que nos faz superar obstáculos e tal força estava comigo.

Depois de alguns meses, fiz outro concurso e passei numa posição melhor do que o primeiro e dessa vez a vaga é minha. Já estou trabalhando nele! Depois de tanto esforço, eu finalmente consegui o meu objetivo, porém, algo que eu aprendi e que acho que é também um resultado do mundo globalizado que vivemos hoje é que a vitória de hoje não significa nada amanhã. Continuo estudando para passar em um concurso melhor, pois eu sei que agora eu posso mais. Vivemos em mundo competitivo, onde é necessário provar a todo o momento as nossas competências, onde somos convidados a enfrentar desafios e resolver problemas cada vez maiores.

Por isso, eu sei que essa vitória é apenas momentânea, é provisória, devo continuar, crescendo, estudando e me motivando, até por que os desafios daqui para frente serão cada vez maiores. Não se esqueça disso, enfrente o que vier de cabeça erguida, pois com o tempo virá a solução e principalmente o amadurecimento. O tempo vai curar todas as suas feridas e é através dele, do trabalho diário e árduo, que você colheria a vitória no futuro.

RESUMO DA ÓPERA – O amadurecimento vem com o tempo, as derrotas nos fazem sofrer, porém, também nos ensinam que na vida não há moleza. Aquele que crescer e se motivar sempre terá algo de bom e é por isso que a sua hora vai chegar.

CRISTIANO LIMA fez dos concursos a esperança de uma vida melhor.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Nessa quinta-feira (08/09) teremos novo Twicam Tira-Dúvidas do Concurseiro Solitário com o criador e editor do Concurseiro Solitário, Charles Dias. E haverá sorteio de livro para quem estiver assistindo! 
Enviem suas dúvidas por email para concurseirosolitario@gmail.com ou por DM para nosso Twitter (@concurseirosoli).

Faltando 5 minutos para começar a palestra postaremos aqui no blog e no nosso Twitter (@concurseirosoli) o link para que vocês possam assistí-la. Não percam! 

———«»———«»———«»———




0 Response to "ARTIGO DE LEITOR - O AMADURECIMENTO E OS DESAFIOS NOS CONCURSOS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards