"Porque afinal de contas preciso ler resenhas de livros?"

Desde o ano passado temos publicado semanalmente no blog resenhas de diversos livros para concursos públicos das mais diferentes matérias, autores e editoras. Mas não são qualquer tipo de resenha, mas resenhas orientadas para concurseiros, preparadas por concurseiros, verdadeiros guias que permitem aos leitores do blog conhecerem e escolherem os melhores livros para estudar, otimizando suas compras.

"Porque afinal de contas preciso ler resenhas de livros?", se perguntam muitos concurseiros que conhecem o blog há pouco tempo. Antes, porém, de responder a essa pergunta, é necessário que saibamos exatamente do que estamos falando.

"A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.

O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".

Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. (...) "
Fonte: Wikipedia

Ou seja, a resenha não é nada mais nada menos que a opinião não tendenciosa e sincera de alguém sobre algum livro ou texto, confeccionado a fim de dar para alguém que nunca teve contato com tal material uma ideia clara e levemente aprofundada do seu conteúdo.

Sejamos sinceros, livros para concursos públicos são caros e concurseiros em geral não têm dinheiro sobrando, logo temos de otimizar nossos investimentos nesse material de estudo de suma importância. Como o advento da Internet tornou a compra online de livros muito fácil, prática e até mais econômica que a compra em livrarias, como muitas vezes não podemos ter contato com o livro senão depois da compra, temos de nos basear em indicações de outras pessoas para escolher quais títulos adquirir. 

Sempre recebemos no blog muitos pedidos de indicação de livros para estudar para concursos públicos. A fim de orientar o maior número de leitores possíveis, criamos as resenhas do blog. As resenhas são nossa forma de indicar os livros de uma maneira mais honesta que a simples indicação de títulos, visto que com as informações repassadas nas resenhas oferecemos a oportunidade de cada um decidir se tais obras são ou não as mais apropriadas para as metas concursídicas de cada um.

"Mas porque vocês nunca criticam livro nenhum, só elogiam?"

Vejam bem, o Blog do Concurseiro Solitário não é comercial e tem fins lucrativos, ou seja, quem escreve para o blog não ganha nada para isso, muito pelo contrário, dedica tempo precioso para ajudar a outros milhares de concurseiros por todo o Brasil. Tempo, como todos sabem, é um recurso não renovável por demais escasso e precioso para ser desperdiçado. Partindo dessa lógica simples, porque motivos iríamos desperdiçar nosso precioso tempo resenhando livros que não indicaríamos para nossos leitores? O que ganharíamos publicando resenhas que apenas criticassem negativamente alguns títulos? Nadinha de nada. Portanto, apenas publicamos resenhas de livros que indicamos, o que não nos impede de apontar pontas fracos de muitas obras, que apesar disso continuam sendo indicadíssimas em suas áreas.

RESUMO DA ÓPERA - Ler resenhas de livro é chato, isso é fato, porém é necessário para concurseiros que querem otimizar tanto seus investimentos em materiais de estudo para concursos públicos quanto estudar com os melhores e mais indicados títulos. E nada melhor que ler resenhas feitas por outros concurseiros, gente que sabe das reais necessidades dos concurseiros porque é um deles. E ponto final!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Nessa quinta-feira (08/09) teremos novo Twicam Tira-Dúvidas do Concurseiro Solitário com o criador e editor do Concurseiro Solitário, Charles Dias. E haverá sorteio de livro para quem estiver assistindo! 
Enviem suas dúvidas por email para concurseirosolitario@gmail.com ou por DM para nosso Twitter (@concurseirosoli).

Faltando 5 minutos para começar a palestra postaremos aqui no blog e no nosso Twitter (@concurseirosoli) o link para que vocês possam assistí-la. Não percam! 

———«»———«»———«»———





0 Response to ""Porque afinal de contas preciso ler resenhas de livros?""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards