RESENHA - “O Livro do Concurso Público” DE FABRÍCIO BITTENCOURT DA CRUZ

Se você procura um bom livro de preparação para concursos públicos que seja prático, útil, claro e vá direto ao ponto, preparamos essa resenha muito especial que você irá adorar.

Ano: 2011
Editora: Método/GeN
Edição: 1ª edição
Número de Páginas: 176
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-309-3543-6

Se você acompanha o blog há algum tempo sabe como sou afeito de usar ditados populares e frases famosas para apresentar idéias ou ilustrar comentários. Pois bem, apesar de haver muita sabedoria nesse material, há também algumas bobagens. Uma delas é o famoso “cachorro velho não aprende truques novos”. Explico.
Como você já deve saber (e se não sabe fique sabendo a partir de agora), concurseiros precisam não apenas aprender as matérias que são cobradas nos certames, mas também aprender a aprender, a estudar, a fazer prova, a manter a motivação em alta e por aí vai. Há, no entanto, uma crença de que concurseiros com mais experiência não querem/podem/precisam mais aprender novas técnicas de estudo, mecanismos de motivação e por aí vai, uma grande mentira. Concurseiro veteranos têm de querer/devem/precisam aprender, sim, novos “truques” para poderem estudar mais e melhor, para poderem evoluir e se tornarem continuamente concurseiros melhores.
Recebi faz algum tempo da Editora Método/Grupo Gen um livro entitulado “O Livro do Concurso Público”. Não muito grosso, de capa de cores sóbrias e capítulos não maiores que três páginas, esse livro me impressionou. O que encontrei em suas páginas foi algo muito diferente do “arroz com feijão” dos livros de preparação para concursos públicos, mas um conjunto de dicas entremeadas e depoimentos pessoais do autor que tomaram totalmente minha atenção a ponto de me fazer não querer de parar de ler o livro até seu final, algo que aconteceu ao longo de um único dia.
Mas vamos pelo começo ... conheçamos o autor. Fabrício Bittencourt da Cruz é paranaense formado em Direito que depois de ocupar diversos cargos na Administração Pública, desde nível médio a superior, hoje é Juiz Federal Substituto da 4ª Região e professor efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), ou seja, esbanja experiência como concurseiro. “O Livro do Concurso Público” é seu primeiro livro, porém sua experiência como professor e palestrante vai muito além.
O livro em si é de ótima qualidade como se pode esperar de qualquer livro da Método/Grupo Gen. Ao longo de 175 páginas de papel de ótima qualidade estampando diagramação e impressão profissionais, o autor transmite sua experiência, centenas de dicas e conselhos em quase 60 capítulos. A linguagem utilizada é clara, direta, sem rodeios desnecessários, ou seja, vai direto ao ponto. Quem não é formado em Direito notará rapidamente o “jeito jurídico de escrever” do autor, algo que, no entanto, não traz nenhum problema para a leitura, visto que significa apenas que é uma linguagem que não deixa de ser culta mesmo enquanto coloquial.
Como disse anteriormente, o destaque desse livro é a forma como o autor consegue equilibrar de forma perfeita o contar de sua trajetória como concurseiro com dicas e conselhos extremamente úteis para que lê esse livro em sua busca de também se tornar um concurseiro vencedor, algo que somente pode ser feito estudando-se mais, melhor e com determinação férrea. E, acreditem, não é fácil conseguir tal equilíbrio em um livro que aborda temas tão amplos como este, não é mesmo.
Tenho uma mania, feia segundo muita gente, de fazer pequenas orelhas nos cantos inferiores dos livros para marcar passagens que gosto ou considero relevantes e que sei que quererei reler. Em alguns livros de preparação para concurso público que já li se marquei meia dúzia de páginas foi muito. No exemplar que recebi para resenhar do “O Livro do Concurso Público” marquei exatamente 23 páginas! E não fiz essas marcações para escrever essa resenha, não, mas para aproveitar para mim mesmo enquanto concurseiro, visto utilizo da mesma estratégia que Fabrício Bittencourt da Cruz utilizou, a do “concurso-escada”, ou seja, ir prestando concurso, tomando posse de cargos cada vez melhores até alcançar um que permita dizer “agora não preciso mais estudar para concursos públicos”.
Algo que achei muito interessante no “O Livro do Concurso Público” é a forma como o autor é franco em suas colocações e direto nas dicas e conselhos que dá, algo bastante incomum em um nicho editorial onde a “enrolação de lingüiça” é bastante comum para deixar livros mais encorpados e, por isso mesmo, mais “vistosos” nas prateleiras das livrarias. O próprio autor deixa isso claro no início do livro, “Ao publicar este livro, desejo compartilhar a experiência de quinze anos dedicados a concursos públicos. a proposta é uma obra de rápida leitura, com capítulos curtos que possam, a qualquer momento, ser facilmente consultados”.
Também me chamou a atenção o fato do autor não se deixar seduzir pelo famosos “fui um super concurseiro que nunca errou” muito comum no universo dos concursos públicos, muito pelo contrário, ele conta seus erros assim como conta seus acertos, em um posicionamento muito franco e humilde. “Tive várias alegrias, mas também não foram poucos os momentos de decepção. Contundentes foram as falhas em meu caminho. Normalmente erros cuja percepção somente foi possível quando não havia oportunidade para corrigi-los. Por isso, acredito que uma de minhas missões consistem em cientificar os concursandos a respeito de equívocos comuns que podem ser evitados”.
Será que esse livro será útil para mim? Vale a pena investir em sua compra?”, você deve estar se perguntando. Pois bem, aqui no blog não fazemos rodeios em relação a isso, tanto que nossas resenhas se tornaram referência no assunto entre concurseiros. Quanto ao “O Livro do Concurso Público”, afirmo sem sombra de dúvida que é um livro útil para concurseiros com qualquer nível de experiência, dos novatos aos veteranos, e que vale cada centavo por conta desse livro abordar ao mesmo tempo motivação, dicas de estudo e gerais para concurseiros e contar uma trajetória concurseira vitoriosa muito interessante e que serve de exemplo para todos que buscam no serviço público uma vida mais farta, estável e promissora.
RESUMO DA ÓPERA – Com toda certeza “O Livro do Concurso Público” agora faz parte do meu “Top 10” de livros de preparação para concursos públicos, ou seja, que considero indispensável para quem quer estudar sério para concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
 
Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - “O Livro do Concurso Público” DE FABRÍCIO BITTENCOURT DA CRUZ"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards