"Tarda, mas não falha"

Lembro-me perfeitamente de uma tarde de domingo na capital paulista quando esperava em frente a uma escola pública próxima do cruzamento das famosas e sofisticadas avenidas Brigadeiro Faria Lima e Cidade Jardim pelo início de mais uma prova de concurso público, dessa vez para uma empresa pública estadual paulista, a Dersa.

Prova densa, mas longe de ser das mais estressantes, difíceis e complicadas que prestei. Saí de lá bastante cansado e confiante e enquanto esperava um ônibus que me levasse a uma estação do metrô torcia para que aquela prova resultasse em sucesso ... se possível, rápido.

Depois de algum tempo foi publicado o resultado oficial e a alegria foi grande quando descobri que tinha ficado classificado em 2o lugar para meu cargo. Considerando que o edital prevista três vagas para tal cargo, minha vitória estava garantida. E começou a longa espera pela nomeação, no caso desse cargo contratação, já que se tratava de um cargo celetista e não estatutário.

E o tempo passou, passou, passou ... pigaram algumas contratações e depois mais nada. E o tempo passou, passou, passou ... e fui nomeado e empossado na ANAC ... e o tempo passou, passou, passou ...

Essa semana recebi o email que esperava por tanto tempo, direto da DERSA me convocava para comparecer a sua sede com documentação para que fosse contratado para o cargo que tinha passado no concurso promovido em 2009! Sim, mais de um ano e meio após a realização da prova. E então pude comprovar que, realmente, vale para concursos a velha máxima popular "Tarda, mas não falha".

Como já sou servidor público estatutário federal há quase um ano e gosto de onde estou trabalhando, preferi ficar por aqui mesmo e abri mão da vaga a que tinha direito na DERSA, vaga essa que fará a felicidade de algum outro classificado que, tenho certeza, não tinha esperança alguma de ser convocado para assumir esse cargo.

Isso que aconteceu comigo prova três coisas:

- Não é porque você passou dentro do número de vagas do edital que você começará a trabalhar rapidinho no cargo público que conquistou;

- Não é porque está demorando muito para sair a nomeação/convocação de um concurso em que você passou dentro do número de vagas do edital que está tudo perdido. De vez em quando demora mesmo;

- Não é porque você não passou dentro do número de vagas do edital em algum concurso, apesar de ter sido muito bem classificado, que está tudo perdido. Há, sim, alguma chance de algum dos nomeados/convocados abrir mão de sua vagas e de você herdá-la.

RESUMO DA ÓPERA - Vida de concurseiro não é mesmo fácil, seja antes ou depois de passar em algum concurso público. Por isso mesmo é preciso ter muita paciência, determinação e sangue frio para enfrentar a barra, sempre. Concurseiro que se desesperam fácil sofrem mais e inutilmente, evite cair nessa armadilha que pode ser fatal.

Ahhh, a imagem que ilustra esse artigo é minha convocação pela DERSA como foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to ""Tarda, mas não falha""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards