ARTIGO DE LEITOR DO BLOG - Nossa máquina

Desde meu início no mundo dos concursos venho analisando o tempo que as pessoas levam pra passar em um concurso público.

Estou no meu terceiro ano de estudo para a área fiscal e quando comecei era para me preparar para o concurso de Auditor da Receita Federal de 2009. Da turma que eu estudei, que eu conheço, passaram 3 pessoas. Uma amiga que a conheci nessa turma, muito inteligente por sinal, passou nesse concurso com oito meses de estudos. Quando fui fazer a prova para Auditor conversei com uma garota que estava a três anos estudando, e pensei – esse tempo todo?

Não sei se essa garota passou nesse concurso, mas estou eu aqui no meu terceiro ano. Pensando sobre isso, cheguei à conclusão que podemos nos comparar aos carros 1.0 1.6 2.0 etc.

Eu acho que realmente existem pessoas mais inteligentes que as outras. Mas isso não quer dizer que ser muito inteligente é condição sine qua non para atingir nossos objetivos e alcançar o sucesso profissional que muitos desejam.

Voltando à comparação de nós seres humanos com motores de carros, acho que existem pessoas com cérebros de 1.0 a 2.0. Assim como os carros, pessoas com cérebro 1.0 podem subir a mesma ladeira (aprovação em concurso) que as de cérebro 2.0. É claro que essas pessoas (1.0) vão precisar de mais tempo, mais esforço, mas com certeza vão chegar lá. Não podemos tirar o mérito das pessoas com cérebros 2.0 (mais inteligentes), porque não adianta nada ter um motor potente sem saber, ou sem querer, usá-lo.

Então, temos que ter paciência para percorrer esse trajeto até a aprovação, respeitando a potência de nosso motor. Não podemos sobre carregar nossa máquina, pedir uma marcha que ela não agüenta, porque corremos o risco de ficarmos pelo caminho. Porém temos sempre que exigir seu máximo. Toda máquina e todo ser humano têm seus limites e precisam de reparos. Nosso reparo equivale ao lazer, ao descanso. Às vezes precisamos dar aquela diminuída de ritmo quando os estudos não estão rendendo, que equivale aquela reduzida de marcha para que o carro desenvolva e possamos aumentar novamente a marcha. O importante é termos consciência de que o concurseiro que se dedica com seriedade com certeza vai conseguir sua aprovação, cada um no seu tempo.

Haroldo Viana é leitor do Blog Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

A T E N Ç Ã O

Todas as quartas-feiras publicamos textos enviados por vocês, leitores do blog. Podem ser textos com dicas de estudo, contando experiências pessoais, motivando outros concurseiros, ou apenas desabafando um pouco seu sofrimento concurseiro.

Os textos deverão:

- Ser de autoria própria e inéditos, ou seja, terem sido escritos por vocês mesmos e não terem sido publicados anteriormente em lugar algum;

- Ter entre uma e duas páginas de Word com fonte Times News Roman 12;

- Não ter conteúdo ofensivo ou indevido.

- Ser enviados para o email concurseirosolitario@gmail.com

Nossa intenção com a criação desse espaço para vocês é de permitir que com suas palavras vocês possam ajudar muitos outros concurseiros que compartilham dos mesmos dramas, dificuldades, sonhos e ambições. E, afinal de contas, ajudar faz bem. Portanto, participem!

———«»———«»———«»———

0 Response to "ARTIGO DE LEITOR DO BLOG - Nossa máquina"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards