NOVOS PARCERIOS - SUPERPROVAS

Com pouco mais de um ano de estudos em tempo integral para concursos públicos, me foi indicado um programa de computador que prometia oferecer aos concurseirso uma solução tecnológica poderosa e ao mesmo tempo simples em termos de questões de concursos públicos passados. Cansado de perder horas preciosas procurando provas de concursos passados de graça na Internet e seus gabaritos oficiais finais, resolve testar esse programa. E não é que o mesmo se revelou utilíssimo para meus estudos.

Simples, poderoso e fácil de usar, o Superprovas tem um banco de dados imenso de questões das mais diferentes matérias, bancas e concursos, que podem ser organizados de diversas formas para serem resolvidas. Confesso que foi um dos melhores investimentos que já fiz em termos de material de estudo para concursos públicos.

E agora o Superprovas é o novo parcerio do blog, algo que nos deixa muito felizes. E para apresentar o Superprovas para vocês, nada melhor que uma entrevista com um dos responsáveis por essa ótima ferramenta, Clebson Rodrigues.

Boa leitura,

Charles Dias

———«»———«»———«»———

Como surgiu a ideia de desenvolver um programa exclusivo para a resolução de provas de concursos públicos e qual a maior dificuldade em trabalhar com esse tipo de ferramenta e seus usuários?

A idéia surgiu no início do ano 2001 quando eu estava iniciando meus estudos para o concurso da Receita Federal. Naquela época eu observei duas coisas importantes: nao havia nenhum site na internet que disponibilizasse provas de concursos anteriores de forma estruturada e que permitisse uma rápida pesquisa e acesso às questões de meu interesse. Além disso, eu perdia muito tempo para imprimir e depois resolver as provas no papel. Então veio a idéia construir um banco de dados de provas e questões e também um programa no qual eu pudesse acessar e responder as questões. Como já era formado na área de tecnologia da informação, já tinha os conhecimentos de programação necessários para desenvolver o Superprovas. A primeira versão ficou pronta em 2002. Inicialmente não pensava em vendê-lo. Seria apenas para meu uso pessoal. Mas apos obter aprovação em vários concursos resolvi que o Superprovas poderia ajudar também outras pessoas que também estavam nesta vida de concurseiro. Em 2003 o programa passou a ser comercializado em todo o país através do nosso site.

A principal dificuldade em disponibilizar o Superprovas para todo o Brasil é a diversidade de clientes que temos. Temos pessoas que estudam para nível médio que desejam ter questões de matérias gerais (portugues, matematica, ingles). Há pessoas que estudam para áreas muito específicas e que querem questões das matérias específicas (computação, engenharia, medicina, etc). Existem também pessoas estudando para bancas específicas. Portanto, o grande desafio é incluir no nosso banco de dados o máximo possível de provas de forma a atender às necessidades de todos os clientes. Temos atualmente uma equipe dedicada exclusivamente na atividade de busca, coleta de provas e classificação das questões.

Em oito anos de existência e com uma longa experiência acumulada nesse tipo de trabalho, é possível que um candidato consiga passar em um concurso público, apenas utilizando o programa SuperProvas?

O Superprovas é uma ferramenta importantíssima para quem está estudando para concursos públicos. Porem para o candidato passar, precisará contar também com outros recursos, como por exemplo, bons livros, resumos e aulas com os melhores professores. E há outra coisa fundamental que muitas pessoas se esquecem: PLANEJAMENTO.

Muitos especialistas e ex-concurseiros aprovados em concursos públicos aconselham insistentemente a prática de resoluções de provas de concursos anteriores, principalmente na área escolhida, pois isso ajuda o candidato a conhecer a banca que irá organizar a prova e entender como são elaboradas as questões no estilo “pegadinha”. Em sua opinião, porque a maioria dos candidatos não manifesta interesse nesse tipo de estratégia? O SuperProvas, através das suas ferramentas, serviria como uma fonte de motivação para esses estudantes?

Sim, é uma falha comum de muitos concurseiros, não praticar constantemente a resolução de provas anteriores. A justificativa principal é a falta de tempo; o candidato prioriza a leitura de livros ou assistir aulas tentando aprender todos os assuntos de todas as matérias. Na etapa de estudo reservam pouco tempo para resolver questões e muitos somente deixam para praticar na reta final. Frequentemente há novos clientes comprando o Superprovas na mesma semana ou mês em que farão a prova do concurso prentendido. Como ex-concurseiro aprovado no concurso da Receita Federal de 2006 meu principal conselho aos candidatos é que pratiquem constantemente resolvendo muitas questões de concursos anteriores.

O SuperProvas, dispõe de muitas ferramentas, como a “avaliação de desempenho”, por exemplo, muito importante no momento de apontar para o candidato onde ele está acertando e errando. Entretanto, o gabarito das questões não vem comentado, o que seria uma dificuldade para aqueles que estão iniciando, no momento de entender o motivo pelo qual uma assertiva encontra-se certa ou errada. Existe algum projeto para inserir no sistema do SuperProvas esse tipo de funcionalidade, aumentando assim, o desempenho e o aprendizado dos usuários desse sistema?

Um dos recursos mais pedidos pelos clientes do Superprovas é ter os comentários e resolução das questões. Estamos implementando esta nova funcionalidade e já contamos com alguns professores que irão ser parceiros do Superprovas neste projeto. Na próxima versão do programa que será lançada em breve já haverá matérias com questões comentadas.

Quais seriam as principais dicas para o candidato que resolve incluir o programa SuperProvas no seu planejamento de estudos? Quantas horas por dia seriam necessárias e qual o material seria suficiente para acompanhar a resolução das questões?

O Superprovas conta atualmente com uma base enorme de informação (180 mil questões). Nas matérias mais comuns (direito administrativo, portugues) há milhares de questões. É necessário então que o candidato planeje a atividade de resolver questões definindo previamente um escopo de seleção (banca, ano, nível, esfera) de acordo com o concurso que ele irá prestar.

A quantidade de horas diárias para a prática de resolver questões dependerá da disponibilidade total de horas livres que a pessoa tem. Se você nao trabalha e tem todo o dia disponível entao eu recomendaria 2 a 3 horas por dia. Mas se voce trabalha e somente tem a noite para os estudos entao sugerimos 1h para resolver questões.

Como material de apoio durante a resolução de provas recomendamos os resumos ou mapas mentais que devem ser revistos constantemente.

Quais as vantagens de utilizar o SuperProvas ao clássico buscar de questões em provas anteriores de concursos públicos disponibilizadas gratuitamente na Internet?

A principal vantagem é o ganho de tempo, pois o candidato nao precisará ficar procurando, baixando, organizando e imprimindo provas. Tudo estará centralizado numa base de dados que fica no seu computador.

A outra grande vantagem é a produtividade, pois resolver questões diretamente no computador é sem dúvida mais eficiente do que resolver no papel, visto que o programa armezena suas respostas e informa seu desempenho automaticamente.

Porque em sua opinião o SuperProvas é indicado para concurseiros que querem realmente estudar sério para concursos públicos?

A concorrência nos concursos públicos é muito alta e o candidato precisa estar cada vez mais preparado. Apos resolver muitas questões de concursos anteriores no Superprovas o concurseiro conhecerá muito bem o estilo de elaboração de provas das bancas organizadores e mais importante ainda, terá suas estatísticas de desempenho que lhe darão uma auto-avaliação precisa de forma que saiba seus pontos fortes e fracos em cada matéria.

———«»———«»———«»———


Para fazer o download do Superprovas a fim de testá-lo ou então adquirir sua licença para poder utilizar todas o conteúdo e funcionalidades que oferece, basta clicar na imagem abaixo.

Note que há uma versão de demonstração GRATÍS do Superprovas que vem com duas matérias e você poderá acessar todas as provas das mesmas. No entanto, vários recursos somente estão disponíveis na versão registrada, que vale muito a pena, pode ter certeza.

———«»———«»———«»———



0 Response to "NOVOS PARCERIOS - SUPERPROVAS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards