RESENHA - Como Passar em Provas e Concursos de William Douglas

É interessante como muitos concurseiros já ouviram falar desse livro, o viram em websites e livrarias, mas nunca fizeram mais como folhea-lo. Pois bem, para quem ainda não teve um contato mais aprofundado com esse excelente título, preparamos essa resenha muito especial.


ISBN: 978-85-7626-417-0
Editora: Impetus
Edição: 26 ª Edição
Acabamento: Brochura
Paginas: 566
Autor: William Douglas Resinente dos Santos
Ano Publicação: 2010

A resenha dessa semana fica por conta da Raquel Monteiro, concurseira carioca que vem obtendo alguns bons resultados em concursos.

Muito já se falou e ainda se fala sobre esse clássico. Diversas pessoas deram uma passada de olhos, muitos leem artigos do autor e tiveram suas vidas influenciadas positivamente por essa robusta obra. Contudo, quem realmente se dispõe a ler esse livro é que passa por transformações profundas. Eu fui uma dessas pessoas que foi tocada pelas palavras dessa obra.

William Douglas já nos deu o prazer de ser entrevistado na Revista do blog, na primeira edição e já nos escreveu um artigo inédito. Por meio de suas comparações com o dia-a-dia, pudemos aprender muito com esse juiz federal, professor, palestrante, atleta, poeta e escritor.

Esse livro deveria se chamar o processo, sem fazer qualquer alusão à Franz Kafka, mas porque encontra boas ideias, alento e soluções para antigos problemas. Há também reflexões para os desafios que ainda soem surgir.

Posso dizer, sem medo de parecer piegas, que eu fui muito transformada nessa leitura que está se desenvolvendo. É muito interessante perceber que esse homem chamado William Douglas, o qual promove tamanha revolução na vida das pessoas, fazendo-as mudar certas atitudes em suas vidas vive em minha cidade.

A primeira vez que o vi foi em minha universidade. Eu fui, muito desconfiada, assistir a palestra dele sobre como estudar para concursos, mas fiquei encantada. Depois, fui estagiar no mesmo prédio em que ele trabalha como juiz federal e pude acompanhar mais de perto sua trajetória. Por isso, sempre que posso, vejo alguma palestra dele. A da Feira da Carreira Pública e as aulas da TV Justiça são exemplos de algumas imperdíveis.

Contudo, o livro proporciona um detalhamento e uma completude da abordagem dos assuntos abordados nas palestras. Por isso é que eu digo que o livro promove a verdadeira transformação em que o lê. Sem sombra de dúvida, é por meio da leitura que muitas nuances do estudo para concursos são descortinadas. Um exemplo edificante delas é está no capítulo 23, que trata de aprender com os erros e da cultura de glorificação dos vencedores. Simplesmente é um alento para nossas almas!

Vamos falar um pouco sobre a estrutura da obra, pois você que compra livros pela internet deve estar curioso para saber a respeito. O livro é grosso, pesadinho, mas vale a pena por cada página lida. Você que é concurseiro(a) sério(a) não vai se importar com isso, não é? Trata-se de um clássico da bibliografia para concursos.

Graficamente, foi feito com um trabalho de primeira qualidade por contar com muitos desenhos, gráficos, tabelas, letras coloridas para ilustrar as coisas que precisam ser guardadas para sempre em nossas mentes.

A capa é dura, pois é um livro feito para durar. Além disso, é uma obra atemporal, uma vez que as informações ali tratadas são sobre coisas perenes na vida de um estudante. As folhas são grossas para evitar que o manuzeio as faça rasgarem. É um livro para ler mais de uma vez, para consultar inúmeras vezes. Como é grande para ler de uma só tacada, há uma útil fitinha marcadora para você poder registrar onde parou em sua leitura. Eu, por exemplo, adoro ler esse livro antes de dormir. Sinto-me relaxada e bem informada! Por isso, faço grande uso dela.

A linguagem usada é como a de um bate-papo agradável entre você e o autor. Fica muito fácil entender tudo aquilo que está sendo dito. William Douglas sabe bem mesmo como se comunicar com o seu leitor. Aliás, ele tem mesmo o dom da comunicação oral e escrita. Dá para notar isso no DVD que vem junto ao livro com uma palestra para assistir.

Há trechos maravilhosos que eu simplesmente marquei porque desejo lê-los sempre que precisar. São belas mensagens e textos que traduzem a coragem, a perseverança de um homem comum – como eu e você - que resolveu lutar por uma vida digna.

Um deles relata sobre uma prova física no concurso de Delegado de polícia. Realmente, muitas vezes, nos sentimos amedrontados com um desafio enorme. Entretanto, ele nos mostra belamente uma maneira de driblar esses pensamentos ruins e dá uma injeção de coragem no leitor. Não vou falar para vocês porque posso estragar-lhes a surpresa de ler tal trecho.

Outra passagem belíssima e que foi como um tremendo choque de realidade foi como é a trajetória de alguns esportistas antes de alcançarem o estrelato.

RESUMO DA ÓPERA – Se você acha que tem livros mais caros para comprar que “Tudo sobre Como passar em Concursos”, tem todo direito de pensar assim. Contudo, essa obra pode encurtar – e muito – seu caminho até a aprovação. Considero essa obra de leitura fundamental para auto-fortalecimento emocional, das técnicas de estudo, de onde buscar material para leitura etc. Realmente, é um investimento que vale a pena. Pelo menos, para mim, tem sido maravilhosa.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog. Basta clicar na imagem abaixo para ser levado à página com um descontão nesse livro.

DESCONTO ESPECIAL DE 20% ... APROVEITE


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - Como Passar em Provas e Concursos de William Douglas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards