Respondendo à dúvida de uma concurseira


Por esses dias recebi uma dúvida bem interessante, via Twitter, e é ela que hoje respondo:

Paula, depois de adquiria certo conhecimento de Direito Administrativo e Constitucional você acha válido estudar só por questões? Acho que não aguento estudar novamente toda a teoria e pensei em ‘evoluir’ fazendo questões e ir fundamentando-as”. (@geovannamel)

Querida leitora, quando se trata de estudar para Concursos Públicos é imprescindível que mantenhamos em nossa mente o binômio: revisão e exercícios. A sensação de se terminar o edital é fantástica (e de se estudar toda a teoria de determinada disciplina), contudo, deve nos impelir a aumentar nossa confiança nos estudos e manutenção de ritmo, nunca o contrário.

Dito isso, não aconselharia, de pronto, que passasse a estudar tão somente por meio de exercícios, mantendo o ritmo de estudos de teoria, doutrina e legislação seca, mesmo que está se reduza a leitura de pontos mais polêmicos e revisão. Muita revisão.

Isso porque a reapreciação de matéria já analisada, com periodicidade e idêntica disciplina e concentração, aumenta os níveis de aprendizado e estimula a criticidade quanto aos mesmos pontos. Em outras palavras, você pode, a partir do estudo contínuo, com revisão e exercícios, buscar o posicionamento de outros doutrinadores e fontes, e aprofundar seu aprendizado.

Lembro, sob este ângulo, que há muitos Concursos Públicos e várias Bancas Examinadores que exigem dos candidatos um preparo mais aprofundado, sobretudo no que diz respeito a avaliações orais ou de peças processuais. Além do mais, as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo, em geral, são bastante exigidas nos variados graus de certames, e devem ser estudadas com muita cautela.

RESUMO DA ÓPERA - Por isso, caríssima leitora, não obstante a felicitar por estar cada vez mais se aprofundando, continue firme nas revisões periódicas da teoria e eventuais releituras (com novos resumos, fichamentos, fluxogramas, entre outros) e faça, sim, muitos exercícios, pois é exatamente essa continuidade que te dará a devida evolução no aprendizado e nas aprovações que virão. E parabéns! Continue firme, pois está no caminho mais do que certo!

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Respondendo à dúvida de uma concurseira"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards