ESPECIAL - A RESSACA QUE VEM DEPOIS DE UMA PROVA DE CONCURSO PÚBLICO

Excepcionalmente publico hoje esse artigo especialmente para uma amiga concurseira que fará uma prova de concurso público muito importante nesse final de semana, mas os conselhos valem para qualquer concurseiro que estuda sério.

Uma das possíveis definições de ressaca é a seguinte:

A ressaca é o mal estar que surge no dia seguinte à ingestão exagerada de álcool. O excesso de álcool no organismo produz uma inflamação no aparelho digestivo, provocando dor de cabeça, náuseas, vômitos, que são os sintomas característicos de uma ressaca.”

Tudo bem que concurseiros não enchem a cara de bebidas alcoólicas quando fazem provas de concursos públicos (pelo menos a maioria não o faz), mas o que sentem depois da adrenalina baixar também é uma baita ressaca, que por sua vez pode ser definida da seguinte forma:

A ressaca do concurseiro é o mal estar que surge depois de se fazer uma prova de concursos público devido à dose exagerada de estudo, animação, frustração, ansiedade ou correlatos. O Excesso desses componentes na cabeça do concurseiro produz alterações em seu comportamento, provocando dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, depressão, que são os sintomas característicos de uma ressaca concurseira.”

Pois bem, concurseiro sério sobre de ressaca pós-prova, isso é fato pra lá de comprovato. Se não tem ressaca, com quase toda certeza o concurseiro não estudou seriamente. Isso acontece porque somente quem estuda sério sabe que realmente está disputando uma das vagas oferecidas no concurso, por isso provam do inevitável coqueteu de muito estudo, animação, preocupação, ansiedade, frustração e outros tantos ingredientes, alguns desejáveis e outros desejavelmente evitáveis se isso fosse possível. Agora, quem não estudou sério não sofre de ressaca, pois tomam somente daquela fonte de esperança infantil de que passarão na sorte.

Pois bem, se inevitável é essa ressaca, que pelo menos saibamos como contorná-la com algumas medidas bem simples:

Evite pensar no que não deve – Muitos concurseiros dão asas à imaginação nessa fase de ressaca pós prova e com isso acabam pensando em bobagens, imaginando em como estarão ferrados se não passarem, em como será difícil encarar a derrota e por aí vai. Dessa forma, evite pensar no que não deve. Leia, assista à TV, converse com outras pessoas que não são concurseiros, faça de tudo para evitar ao máximo pensar em bobagens.

Nada de sofrer por antecipação – Se tem algo muito comum entre concurseiros sério é sair da prova pensando que foram mal, que erraram mais do que deviam, que não acertaram questões fáceis, que estudaram errado. Antes de tudo, muita calma nesse momento. Tenha sempre em mente que não são pouco os concurseiros que se acharam muito idiotas depois de amargarem o sofrimento por antecipação descobriram que foram muito melhor nas provas que prestaram do que imaginaram inicialmente.

Cuidado com a animação exagerada – Outros concurseiros, de forma diametralmente oposta, sofrem de excesso de confiança e animação, confiando que foram muito bem nas provas que prestaram, que sua posse já está garantida. Bem, não é preciso argumentar que essa prática é tanto ou até mais prejudicial para o concurseiro que a anterior.

Descanse – Fazer prova é algo que exaure o concurseiro, que em algumas poucas horas tem de lembrar uma quantidade enorme de matérias, raciocinar intensamente para poder responde às perguntas apresentadas pela banca. Esse cansaço é um dos maiores componentes da ressaca concurseira, que por não ser respeitado e contrabalanceado com uma boa dose de tão merecido descanso acaba por tornar a esperiência da ressaca ainda pior do que naturalmente é. Dessa forma, descanse, durma, vá passear no parque, você merece e precisa disso.

RESUMO DA ÓPERA – A ressaca concurseira existe, é danosa e por isso mesmo não devemos tentar deixá-la de lado, ignorando-a. Devemos, isso sim, fazer de tudo para toná-la o mais fraca possível, para que dure pouco e nos deixe nos concentrarmos no que realmente importa.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "ESPECIAL - A RESSACA QUE VEM DEPOIS DE UMA PROVA DE CONCURSO PÚBLICO"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards