Não faltam motivos para comemorar

Em temos de redes sociais, pipocaram no Twitter e Facebook tanto o link de download quanto elogios e comentários de concurseiros surpresos com a qualidade e conteúdo da revista. E em 24 horas essa nova edição teve mais de 10.000 downloads!
E recebemos algumas perguntas que achamos pertinentes responder nesse momento. Vamos lá.
"Porque vocês não vendem a Revista do Concurseiro Solitário nas bancas de jornais e revistas?"
Essa é uma pergunta recorrente e natural tendo em vista que a revista tem um projeto gráfico e editorial que nada deixa a dever para as melhores revistas do país.
Essa revista não está nas bancas por dois motivos principais:
- Nossa intenção com ela é ajudar aos concurseiros sérios espalhados por todo o país, muitas vezes carentes de boas fontes de informação sobre os vários aspectos do "estudar para concursos públicos", a estudar mais e melhor, podendo assim perseguir de forma mais acurada seu sonho de nomeação e posse em cargo público, e não de ganhar dinheiro com isso;
- Queremos manter nossa liberdade editorial, algo que seria comprometido caso aceitássemos algum dos convites que já recebemos de publicar a revista comercialmente.
Pode ser que uma hora essa revista seja publicada comercialmente em papel, quem sabe o que o futuro reserva.
"Porque a revista tem propagandas?"
Mais uma vez isso acontece por, principalmente, dois motivos. Vejamos.
- Não é porque a revista é distribuída gratuitamente que ela não tem um custo de produção. Quem revisa os textos da revista é uma revisora profissional, a Bia Nunes, que trabalha revisando textos para algumas das maiores e melhores editoras brasileiras. Quem faz a editoração e o projeto gráfico é o Carlos Relva, profissional talentoso que presta serviços para grandes agências de publicidade. O servidor onde fica hospedado o arquivo da revista é pago e um dos melhores do país, senão não aguentaria tantos downloads em tão pouco tempo. Ou seja, são vários os custos envolvidos que somente podem ser bancados com o apoio dos parceiros que têm propagandas publicadas em troca do seu apoio;
- Queremos mesmo divulgar boas editoras, autores e empresas que atuam no mercado de concursos públicos a fim de orientar indiretamente nossos leitores e ajudá-los a "separar o jóio do trigo".
"Como vocês decidem quais artigos publicar e quem entrevistar para a revista?"
Inicialmente bolamos o tema central de cada edição e então decidimos isso através de reuniões da equipe de articulistas do blog, atendendo a sugestões dos concurseiros leitores do blog e até mesmo das editoras que temos como parceiras. A ideia é de sempre convidar personagens pertinentes do cenário concurseiro, que estejam dispostos a contribuir para a informação e orientação dos concurseiros brasileiros.
Por motivos como esse que consideramos muito importantes os emails que recebemos de nossos leitores com dúvidas, sugestões e até mesmo críticas. Faça isso você também. Nosso email de contato é concurseirosolitario@gmail.com
"Porque vocês não lançam essa revista mensalmente?"
Vocês não têm ideia de como fazer uma edição dessa revista dá trabalho. A necessidade de coordenação é muito grande e o trabalho em equipe essencial.
Como fazemos a revista em nosso pouco tempo livre, trabalhamos necessariamente com prazos mais folgados e que não atrapalhem ninguém a estudar, escrever, trabalhar. Isso torna o maior espaçamento entre as edições da revista uma necessidade. Além disso, há os custos envolvidos na criação de uma edição que não são baixos e têm de ser considerados.
Em vista de tudo isso, por enquanto a revista continua com periodicidade semestral. Quem sabe ano que vem isso não muda, só o tempo dirá.
Estamos trabalhando com a meta de lançar a próxima edição da revista no mês de outubro, início de novembro no mais tardar. Ainda não definimos o tema dessa edição ou os convidados, o que faremos em breve, mas garantimos que será melhor que a 3a edição.