Sobre o CESPE ...

O concurseiro leitor do blog Bernardo José postou a seguinte mensagem no shoutbox:

Gostria de aproveitar e fazer uma enquente aqui. Na cespe voce chuta mesmo (go big) ou deixa em branco ???

Acho que esse tipo de questão é muito pertinente e que não tem uma resposta definitiva, visto que a banca está sempre mudando, bem como os concurseiros que encaram as provas preparadas por ela. O que não muda é a necessidade de ter uma estratégia para quando se for encarar o CESPE em uma batalha na guerra dos concursos públicos.

Vou então dar minha opinião pessoal sobre o assunto, dizer como enfrento a banca.

Para quem ainda não sabe, o dilema com o CESPE se dá por conta do famoso “mata mata”. Explico. Geralmente, as provas dessa banca são constituídas por algumas dezenas de afirmações que devem ser consideradas falsas ou verdadeiras pelos candidatos. O problema é que cada resposta errada anula uma resposta certa. Ou seja, em uma prova de 50 questões, por exemplo, se você errar 25 delas e acertar 25, terá nota final zero, visto que os erros anularam os acertos. Algumas provas podem ser mais boazinhas, nas quais cada acerto é apenas anulado por dois erros. Nesse cenário é muito complicado do concurseiro chutar a resposta de uma afirmativa que não tem certeza ou não tem a mínima ideia se está correta ou não.

Basicamente, tenho três estratégias para lidar com o “mata mata” do CESPE.

ESTRATÉGIA 1 – Quando vou fazer uma prova da banca para a qual estou muito bem preparado e tenho certeza absoluta da resposta da grande maioria das questões, simplesmente não chuto nadinha de nada. A ideia é que se me garanto quanto a um grande número de acertos e mínimo de erros, não vou comprometer esse bom resultado chutando algumas questões.

ESTRATÉGIA 2 – Se na prova encontro uma série de questões que sei que a grande maioria dos concurseiros irão estranhar, como aconteceu recentemente numa prova da ANAC com uma série de questões sobre o Manual de Redação da Presidência da República, analiso com cuidado as questões de muitas acabo chutando quando tenho pelo menos 70% de certeza quanto à resposta.

ESTRATÉGIA 3 – Se a prova está muito difícil ou tem questões muito trabalhosas de serem resolvidas, especialmente de matemáticas, estatística ou raciocínio lógico, então deixo elas quietinhas sem resposta e gasto meu tempo no restante da prova, evitando chutar suas respostas, visto que em matemática ou se sabe a resposta ou não se sabe, não dá para “achar” nada.

Resumo da ópera – Lidar com o CESPE é mais que uma necessidade, é uma arte. Quem já enfrentou a banca sabe como é, quem nunca enfrentou é bom ir se preparando. De qualquer modo é sempre legal saber como outros concurseiros lidam com ela. Por favor, responda à enquete que está no topo da coluna fixa da direita e vamos ver como os leitores desse blog lidam com essa questão.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Amigos, estou vendendo alguns livros para concurso, a maioria nova e sem uso, que poderá ser mais útil para outros concurseiros do que para mim que uso outro material de estudo. O envio é por minha conta para qualquer lugar do país. Se alguém quiser ficar com todos, dou um desconto legal. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com


Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$40.

Auditoria - Teoria e questões comentadas - João Imbassahy - Editora Ferreira - 2006 - Novo em folha - – Novo custa R$64, estou vendendo por R$40. Se vc der uma olhada no site da editora, verá que é a edição mais atual desse livro, que é indicado por professores como o melhor da matéria para concursos da área fiscal.

Economia Brasileira Contemporânea – Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos e outros – Editora Atlas – 2002 - Usado em excelente estado – Novo custa R$74, estou vendendo por R$40. A edição mais atual desse livro é de 2005 e não mudou muita coisa, ótimo para estudar economia para concursos da área fiscal e outras que exigem a matéria. Esse livro é adotado por muitos curso de graduação de Economia e Administração.

Manual de Economia - Equipe de Professores da USP - Editora Saraiva - 2005 - Usado em Excelente estado - Novo custa R$114, estou vendendo por R$70. Essa é a edição mais atual desse livro, que é um introdutório para Economia muito bom e também utilizado em diversos cursos de graduação de Economia e Administração. O legal é vc começar estudando por esse e então passar para o "Economia Brasileira Contemporânea".

De Olho no Dinheiro do Brasil – Ricardo Barros – Editora 24X7 Cultural – Sem uso – Novo custa R$18,50, vendo por R$14

Os últimos quatro títulos são ótimos para quem vai encarar o concurso da Receita Federal e posso fazer um preço especial por todos eles.

1 Response to "Sobre o CESPE ..."

  1. Camisa 9 says:

    A minha prova para concursos acho que foi em 2004 pra ANATEL e foi da CESPE...eu devo ter ido muito mal nessa prova: sem muito estudo, com muito sono e ainda nem sabia que uma errada anulava uma certa...chutei várias. Provalvemente eu fiquei devendo pontos rsrs...

    Época má dá minha vida, quando eu ainda era paraquedista de provas hehehe...hj é diferente..., mas ainda assim eu não gosto de deixar questao alguma em branco, a nao ser que realmente nao tenha a mínima idéia...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards