Novas impressões sobre estudar sem edital

Não faz muito tempo escrevi um artigo sobre como estava sendo estudar sem ter um edital como guia, um concurso como alvo. Pois bem, continuo estudando do mesmo modo, visto que ainda não surgiu na praça nenhum concurso que me interessasse, daí continuo aguardando o edital do concurso do Banco Central e vou estudando mais ou menos tomando como base o edital do concurso passado da entidade.

Vou dizer para vocês, essa minha primeira experiência de estudar sem ter um edital na mão não está sendo das melhores. Notem que desde que comecei a estudar para concursos públicos, ou seja, sempre tinha um guia de matérias para estudar, um prazo para dar conta de tudo e assim podia montar um planejamento e um cronograma de estudos. Como disse antes, estudar com tudo isso demanda muita disciplina e dedicação, mas estudar sem demanda dez vezes mais disciplina e dedicação.

Tenho uma certa tendência à dispersão, à hiperatividade, daí que preciso me policiar para não ficar naquela de começar trocentas coisas e não terminar metade. Faço esse policiamento com disciplina e planejamento. Agora, se não posso fazer planejamento, a disciplina fica muito mais complicada de manter e daí olha a dispersão e a hiperatividade.

Ainda bem que posso contar com uma boa biblioteca na faculdade de Direito na cidade para me ajudar nessa fase da minha luta na guerra dos concursos públicos. Venho estudando lá todas as manhãs, das 8:00 às 11:30 todos os dias. Nesse horário a biblioteca é pouco utilizada, silenciosa, e apesar de ter conseguido uma senha de acesso à Internet Wireless da faculdade, nesse horário ela é bastante utilizada e acabo conseguindo apenas uma conexão muito leeeeeennnnnta, daí que não tenho como dispersar minha atenção com a Internet. Venho estudando Direito Constitucional com o livro do Alexandre de Moraes e está sendo muito bom. Agora, a tarde quando volta a estudar em casa a coisa fica brava, daí tenho Internet rápida, coisas alternativas para fazer, prato cheio para a dispersão. Estou pensando seriamente em passar a estudar na biblioteca o dia todo pelo menos até ter um edital na mão.

Não vejo a dispersão como algo intrinsecamente ruim e acho que todos têm uma certa tendência a se dispersarem, principalmente porque estudar para concursos está longe de ser algo prazeroso (apesar de ter gente que pensa diferente). A questão é termos de controlar essa tendência à dispersar de todas as formas possíveis, pois a dispersão joga lá embaixo a qualidade do estudo e não queremos, não podemos estudar com baixa qualidade.

Resumo da ópera – Todos nós temos fraquezas que podem nos atrapalhar e muito na guerra dos concursos públicos. Isso é natural e está longe de ser motivo de vergonha. O que realmente importa é que devemos conhecer essas fraquezas e minimizar seu poder de nos atrapalhar em nossa luta na guerra dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Gente, preciso de alguns artigos enviados por vocês para publicar no final de semana. Se alguém tiver um tempinho e quiser colaborar, agradeço imensamente. Basta escrever o artigo e enviar para o email concurseirosolitario@gmail.com

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



O clipe de hoje achei entre os destaques do YouTube e é o lançamento oficial da música de uma banda da qual nunca ouvi falar que se chama "Hotel"Tokio Hotel. A música não é lá essas coisas, mas o clipe é prato cheio para quem gosta de muscle cars como eu.

1 Response to "Novas impressões sobre estudar sem edital"

  1. Anônimo says:

    Charles,

    Já faz um tempo que encontrei seu blog e desde então tem sido motivação diária para uma concurseira solitária do Tocantins.

    Muito boa sua iniciativa e te desejo muito entusiasmo pra continuar a batalha!

    Fabíola Rocha

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards