COLUNA DA RAQUEL - Com um pé na cozinha

Olá, concurseiros!

Mais uma vez, como leitora que sou desse blog há anos, fui olhar o shoutbox e me identifiquei com uma situação que acometeu uma concurseira. Ela está muito próxima à data de uma prova. Seu corpo e mente estão em ritmo acelerado, o que nela produz imenso cansaço.

Por essa razão, hoje eu não venho ensinar técnicas de estudo, como otimizar o tempo ou coisa parecida. Venho propor que vá relaxar. Parece estranha uma proposta como essa vir de uma concurseira séria. Veja bem, isso só servirá para quem está estudando feito louco, que dorme, acorda, come, toma banho pensando em estudo. Depois de muito tempo nessa rotina estafante, a gente precisa aprender a desenvolver mecanismos para relaxar. Enfim, estou falando de ter lazer uma vez por semana e de forma moderada.

O corpo humano não é máquina. Estamos cansados de ouvir isso dos médicos, amigos e familiares. Chega a ser chato ouvir tamanho clichê. Muitos nos mandam desestressar, mas temos uma tonelada de responsabilidades indelegáveis e inadiáveis. É algo difícil, pois concurseiro vive com calendário apertado e vive pedindo a Deus um diazinho a mais para ver mais matéria. Vivemos pedindo um dia com mais de 24 horas (risos).

Ocorre que nosso organismo somente suporta pressão de qualquer gênero que seja até um determinado limite. Atingido tal ponto, entra-se em colaspo e muita gente adoece. É terrível, pois dá vontade de estudar, mas não se consegue. Por isso, reitero, que precisamos de uma atividade que não esteja relacionada aos estudos para poder proporcionar um recarregamento de energias, pelo menos uma vez por semana. Eu, por exemplo, faço isso aos domingos. Nesse dia, nunca penso em estudar e passeio ou faço alguma coisa prazeirosa.

Daí, você deve estar se questionando: "essa moça está louca, pois eu não tenho dinheiro para ficar saindo por aí esbanjando. Sou concurseiro(a) e emprego minhas suadas economias na minha preparação". Bem, existem diversões que não necessitam disto. Parques, praças, museus com entrada franca são boas sugestões para você. Eu, por exemplo, gosto de me aventurar na cozinha, de vez em quando, testando receitas novas. É uma tarefa legal e não é muito onerosa. Afinal, todo mundo precisa comer alguma hora (risos).

Resumo da Ópera - Às vezes, é preciso dar 1 passo atrás para poder dar 4 passos à frente. Descansar é uma questão de estratégia e de manter uma reserva energética no corpo e na mente. Aproveite o seu domingo e bon appetit!

Aqui vão alguns sites de receitas:

www.topsecretrecipes.com (esse precisa de tradução)
www.cybercook.terra.com.br
http://maisvoce.globo.com/culinaria.jsp?id=11435 (essa receita é uma delícia)

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



———«»———«»———«»———

Amigos, estou vendendo alguns livros para concurso, a maioria nova e sem uso, que poderá ser mais útil para outros concurseiros do que para mim que uso outro material de estudo. O envio é por minha conta para qualquer lugar do país. Se alguém quiser ficar com todos, dou um desconto legal. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com


Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$40.

Auditoria - Teoria e questões comentadas - João Imbassahy - Editora Ferreira - 2006 - Novo em folha - – Novo custa R$64, estou vendendo por R$40. Se vc der uma olhada no site da editora, verá que é a edição mais atual desse livro, que é indicado por professores como o melhor da matéria para concursos da área fiscal.

Economia Brasileira Contemporânea – Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos e outros – Editora Atlas – 2002 - Usado em excelente estado – Novo custa R$74, estou vendendo por R$40. A edição mais atual desse livro é de 2005 e não mudou muita coisa, ótimo para estudar economia para concursos da área fiscal e outras que exigem a matéria. Esse livro é adotado por muitos curso de graduação de Economia e Administração.

Manual de Economia - Equipe de Professores da USP - Editora Saraiva - 2005 - Usado em Excelente estado - Novo custa R$114, estou vendendo por R$70. Essa é a edição mais atual desse livro, que é um introdutório para Economia muito bom e também utilizado em diversos cursos de graduação de Economia e Administração. O legal é vc começar estudando por esse e então passar para o "Economia Brasileira Contemporânea".

De Olho no Dinheiro do Brasil – Ricardo Barros – Editora 24X7 Cultural – Sem uso – Novo custa R$18,50, vendo por R$14

Os últimos quatro títulos são ótimos para quem vai encarar o concurso da Receita Federal e posso fazer um preço especial por todos eles.


0 Response to "COLUNA DA RAQUEL - Com um pé na cozinha"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards