Revisão de prova e otras cositas más ...

Amigos, ontem (segunda-feira) não publiquei artigo por um motivo muito simples, inconveniente e justificável, fiquei sem Internet até metade da tarde. A companhia telefônica estava fazendo reparos nas linhas do bairro e demoraram mais do que o previsto. E olha como ficar sem Internet atrapalha!

No final de semana que vem prestarei prova para o concurso do Ministério da Fazenda, cargo de Assistente Técnico-Administrativo, logo, essa semana está sendo dedicada à revisão da matéria que será cobrada em prova.

Antes um comentário sobre os locais de prova. Dessa vez nossa querida ESAF escolheu “muito bem” os locais de prova em São Paulo, cidade pela qual optei. Com tantas escolas e faculdades próximas de metrôs, escolheram outras distantes e completamente contramão. Está sendo uma reclamação só em algumas comunidades sobre esse concurso. Eu, por exemplo, fui mandado para uma faculdade na Zona Sul, pra lá do Shopping Ibirapuera, a uns doze quilômetros do metrô mais próximo! Feio, ESAF, muito feio.

Voltando à revisão de prova, está aí algo que, sinceramente, não gosto muito de fazer. Se pro um lado não é nada aconselhável deixar tal prática de lado, por outro lado deve-se tomar muito cuidado para não se deixar desesperar ao longo do processo. Explico.

É engraçado como durante as revisões de prova encontramos pontos obscuros do edital que somente nesse momento parecem nos gritar “você deveria ter me estudado melhor”. Putz, é muito ruim quando isso acontece. O pior é que tal não acontece apenas uma vez, mas várias vezes, com várias matérias, deixando na boca àquela sensação de “não estudei direito” e aquela vontade sabida impossível de satisfazer de ter mais um mês para poder estudar tudo direitinho.

Não é a toa que muita gente entre em desespero durante revisões de prova, algumas chegam a experimentar verdadeiros ataques de pânico com a insegurança resultante. Sinceramente acho que isso acontece com a maioria dos concurseiros, só que muitos não dão o braço a torcer admitindo isso por acharem que é uma fraqueza, uma vergonha.

E há também a questão de que muitos concurseiros não sabem fazer revisão de prova. Revisão não é querer estudar o que não foi estudado em um intervalo mínimo de tempo. Fazer isso é tomar o caminho mais curto para o desespero. Nada disso. O próprio nome já diz tudo. Revisão ... ato de rever ... rever é ver novamente alguma coisa. Ou seja, revisão antes da prova é repassar os pontos mais importantes da matéria e também aqueles que precisam ser memorizados. É isso, simples, porém complicado se o concurseiro não destacou quais são esses pontos ao logo do processo de estudo.

É engraçado, esse será o décimo concurso que presto e até hoje não fico completamente tranqüilo quando uma prova vai se aproximando. A proximidade crescente traz um friozinho na barriga, muito útil para manter os sensos aguçados, dizem muitos, mas que não gosto de sentir, não mesmo.

Bem, o negócio é manter a cabeça fria, revisar a matéria da melhor forma que puder, manter a tranqüilidade e fazer meu melhor no dia da prova, o resto está nas mãos de Deus.

Resumo da ópera – Revisão de matéria de prova é algo muito importante para ser feita de qualquer maneira. Tire um tempinho e pesquise sobre as melhores técnicas e formas de fazer essa revisão. Converse também com outros concurseiros e veja o que eles fazem. Nada melhor que usarmos da experiência alheia para refinamos nossas técnicas de estudo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Um clipe caseiro muito simpático para uma música maravilhosa, na voz inconfundível de Paolo Conte a bela "Via con me".

0 Response to "Revisão de prova e otras cositas más ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards