Escolham suas armas

Opa, vamos hoje a mais um email de leitor do blog.

“Estou há um tempo na luta dos concursos mas com poucas armas, estudo sozinho e não tenho muito tempo (trabalho, sou casado com dois filhos pequenos). Só tenho a meu favor a motivação. Mas cada um com seus problemas, né,rss. O que gostaria é que você me desse sua opinião sobre o site Eu Vou Passar e sobre as apostilas Vestcon, essas são minhas armas, além de alguns livros (resumos jurídicos) na busca do cargo de agente de polícia federal. As vídeo-aulas têm sido muito úteis além de baratas.”

Esse nosso amigo concurseiro é um bom representante de um grande grupo de concurseiros sérios que são obrigados a vencer obstáculos bastante complicados em sua luta na guerra dos concursos públicos, entre eles ter de lidar com as responsabilidades de família, com o trabalho que paga as contas, com a necessidade de dar atenção aos filhos, com a falta de tempo e grana para estudar adequadamente.

“Só tenho a meu favor a motivação”, esse é um ingrediente que não pode falta ao concurseiro que deseja alcançar a categoria de concurseiro sério e, portanto, estar no caminho certo para a aprovação em concursos públicos. Sem motivação, uma forte motivação, não importa se o concurseiro tem tudo a seu favor para estudar o melhor possível, ele não estudará. Agora, se o concurseiro se mantém motivado, ahhh, aí sim ele supera qualquer obstáculo e sua aprovação é uma questão de ter a quantidade certa de HBCE (horas de bunda na cadeira estudando) necessárias para aprovação.

Mas vamos às minhas opiniões sobre os materiais de estudo produzidos pelas duas empresas citadas pelo leitor. Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro que são apenas opiniões estritamente pessoais, nada mais que isso. Vamos lá.

Eu Vou Passar (www.euvoupassar.com.br) – Esse site tem uma proposta interessante, de oferecer aos concurseiros vídeo-aulas, bem como material de acompanhamento em PDF, por preços reduzidos e com professores de renome. Os concurseiro se cadastram no site e têm duas opções de acessar o material oferecido, podem fazer isso adquirindo aulas avulsas ao custo de R$1,00 cada aula (isso mesmo, um real por aula), ou então se tornar assinante VIP por um valor mensal acessível (R$45,00 no primeiro mês e então R$30,00 nos meses seguintes) que permite que acesse todas as aulas disponíveis no site.

O bom desse site é que os filiados poderão baixar as aulas para seu computador em uma variedade de formatos, inclusive no formato MP4 para que as aulas possam ser assistidas em aparelhos de MP4 (aqueles aparelhinhos tocados de MP3 que também rodam vídeos).

Não sou filiado ao site, nem nunca comprei nenhuma aula deles, mas já tive a oportunidade de assistir a duas ou três aulas e ver o material de apoio quando visitando amigos concurseiros, esses, sim, filiados. As aulas que assisti eram bastante curtas, por volta de 15 minutos, mas os professores souberam aproveitar bem o tempo. As aulas que assisti achei bastante boas, principalmente para concurseiros com menos tempo de estudo. Como já estou na guerra dos concursos públicos há 20 meses, estudando em tempo integral, não acho que sejam aulas interessantes para mim.

De forma geral gostei da proposta do site, do material oferecido e acho que merece, sim, um teste por parte dos concurseiros que querem um material de estudo mais dinâmico, não podem freqüentar um cursinho para concursos e estão com a grana curta.

Apostilas Vestcon (www.vestcon.com.br)Também já tive a oportunidade de estudar por apostilas dessa editora, duas delas para ser mais exata, adquiridas no meu primeiro ano de estudo. Apostilas que comprei eram bastante boas, mas nada excepcional. Mas já cansei de ler e ouvir relatos de concurseiros insatisfeitos com a qualidade do material produzido pela editora, tanto em termos de qualidade e profundidade, quanto em termos de erros.

Particularmente não gosto de estudar por apostilas, acho que é um material bastante superficial e que, no final, apenas nivelas alguns milhares de candidatos que estudaram pelo mesmo material. Porém, tenho de reconhecer que para os concurseiros iniciante, é um tipo de material bem mais acessível, tanto em termos de abordagem quanto de custo, do que livros específicos para cada matéria.

Em um universo de apostilas de baixa qualidade que existem por aí, a Vestcon parece ser melhor que a maioria. Para os concurseiros iniciantes, acho que vale o gasto, mas para concurseiros mais experientes, não valem a pena, pois estudando apenas por uma ou duas apostilas dessa editora não dará para concorrer com quem estudou com livros específicos para cada matéria.

Resumo da ópera – Acredito que os concurseiros têm três níveis, básico, médio e avançado. Há materiais mais indicados para cada um desses níveis. As apostilas da Vestcon, em minha opinião, são indicadas para o nível básico, enquanto as aulas do Eu Vou Passar são indicadas para os níveis básico e médio.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO - Qualquer leitor do blog pode (e deve) enviar artigos de autoria própria para publicação. Basta escrever o artigo em um documento de Microsoft Word (entre uma e duas páginas) e enviar para concurseirosolitario@gmail.com

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Hoje, novamente, um músico do metrô de Nova York. O cara se chama Matthew Nichols e toca uma música instrumental muito gostosa de ouvir.

0 Response to "Escolham suas armas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards