Concurseiros que contam mentiras, vantagens, ...

Nesse final de semana reencontrei um amigo que não via desde dezembro do ano passado e que nessa época estava começando a estudar para concursos públicos. O assunto não poderia ser outro, claro, que não concursos públicos. Mas o cara estava muito desanimado e logo de cara soltou essa:

“É foda, rapaz. Estudo por volta de dez horas por dia desde o final do ano passado, vão fazer quase seis meses, e tenho consciência de que ainda tenho muita coisa para aprender. Não sei como tem gente que estuda o mesmo tempo e já está passando em vários concursos, sabe tudo. Desanima isso. De vez em quando acho que tenho alguma deficiência de aprendizado”.

É, gente, que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca sentiu algo semelhante quando encontrou um daqueles concurseiros que adoram contar vantagem, o que na maioria das vezes implicam em mentiras diversas. Encontramos concurseiros assim pessoalmente e também em depoimentos dados para sites de cursinhos, jornais online, programas de TV.

“Eu passei no concurso para Auditor da Receita Federal estudando apenas duas horas por dia durante dois meses com uma apostilinha emprestada de um primo que prestou o mesmo concurso na década de 80”. E como comentários assim são comuns. Tudo bem que para quem não está a par da realidade dos concursos públicos pode até acreditar em algo assim, desde que deixe boa parte do bom senso descansando em casa, claro, mas quem está lutando duro na guerra dos concursos públicos sabe que tudo isso é balela e que das duas uma, ou o cara realmente passou em tal concurso e está querendo fazer parecer que é muito mais inteligente do que é na realidade (algo meio idiota, eu preferiria dizer que ralei pra caramba e tal, pega melhor), ou o cara não passou em concurso nenhum e está contando papo para não fazer feio.

Infelizmente, temos mesmo de ter o desprazer de conhecer, encontrar, reencontrar e conversar com concurseiros desse naipe, que não pensam duas vezes antes de contar vantagens para parecerem mais inteligente e dedicados do que realmente são, e mentem descaradamente para dar a impressão valem mais do que pesam. Penso que quando encontramos pessoas assim devemos aplicar ao pé da letra aquele velho ditado popular ... é deixar a conversa fiada “entrar por um ouvido e sair pelo outro”, ou seja, não dar bola para o que dizem.

Tudo bem que há algumas poucas exceções de gente que consegue estudar menos de um ano e ser aprovada em ótimos concursos. Tudo vai depender de fatores como conhecimento prévio das matérias cobradas em prova, capacidade de memorização, disciplina de estudo e tal. Isso aconteceu com uma amiga, que saindo do mestrado estudo oito meses e foi aprovada ano passado no concurso do STF. Só que ela estava saindo de um mestrado de direito, portanto, já tinha base nas disciplinas da área, tinha uma disciplina de estudo impecável, militar, e também tinha uma capacidade de memorização espantosa. Agora, para simples mortais que têm de aprender matérias de direito do zero, têm de criar uma disciplina de estudo e ralam para aprender e guarda tudo na cachola por ter uma memória comum, bem, para esses não há segredo, é preciso estudar muito mais e por mais tempo.

Resumo da ópera – Não perca seu tempo dando ouvido para gente que só conta papo e mentiras. Dê ouvido, isso sim, para gente que tem coisas boas e úteis para lhe contar. Você sabe que a realidade dos concursos públicos é dura e exigente, portanto, não tem porque ficar perdendo tempo ficando deprimido e frustrado quando ouve mentiras concurseiras!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

O gato do vídeo se chama Maru, é um gato japonês. Ele é muito esperto e boa vida, gordinho que só ele. Observem como ele não sossega até encontrar um jeito de atingir o que ele deseja ... devemos ser como ele, simples assim. Afinal de contas, se um gato gordinho é persistente o bastante para conseguri o que quer, por que nós, concurseiros sérios, não seremos também?!

1 Response to "Concurseiros que contam mentiras, vantagens, ..."

  1. Acho que não devemos desanimar em virtude do comentário de 3os. Cada dia que eu estudo, eu aprendo algo completamente novo. Algo que eu havia deixado passar em estudos/leituras anteriores. Esse algo "novo", essa "nova" forma de ver/aprender o mesmo fato é o que realmente me motiva. Acho que devemos focar em outros objetivos/motivos além do "passar no almejado concurso". Além de passar, claro, no concurso, devemos nos animar e ficarmos felizes em ver nossos bons resultados. Perceber que a cada dia mais e mais questões estão sendo gabaritadas pelo nosso conhecimento. No mais, belíssimo post Charles, como sempre!
    Um abraço.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards