Local de prova ... onde?

Ontem a noite estava dando uma olhadinha nas conversas que rolavam em duas comunidades do orkut do concurso do Ministério da Fazenda, com prova marcada para esse domingo, e notei que havia várias discussões em torno de algo muito incômodo que está acontecendo nesse concurso.

O pessoal da ESAF, a banca organizadora, parece ter tido um surto de “desconcentraçãosite geográfica” ao escolher os locais de prova desse concurso. Geralmente as bancas escolhem escolas públicas e faculdades de fácil acesso, localizadas em avenidas e ruas conhecidas, próximas de estações de metrô e trem nas grandes cidades, tudo para facilitar a vida dos candidatos, principalmente daqueles que oriundos de cidades do interior e que não conhecem bem os grandes centros.

Pois bem, dessa vez deu a louca na ESAF, que deixou de lado essa história de facilitar a vida dos concurseiros e escolheu como locais de prova para esse concurso escolas e faculdades muito mal localizadas, de difícil acesso, não só em São Paulo como em outras capitais. Por conta disso, não são poucas as reclamações de concurseiros e, principalmente, o desespero de muitos que terão de rebolar para encontrar os locais de prova localizados em endereços pra lá de exóticos.

Vejam meu caso, fiz minha inscrição com meu endereço do interior de Minas Gerais. Meu local de prova é na zona sul de São Paulo, numa travessa da Avenida Santo Amaro a uns dez quilômetro da Avenida Paulista. Minha sorte é que já morei em São Paulo por mais de uma década e conheço bem a cidade, então sei como chegar lá, mas é muito grande a chiadeira de concurseiros que não sabem chegar em seus locais de prova.

Daí penso, por que a ESAF faz uma coisa dessas. São mais de meio milhão de candidatos inscritos nesse concurso, uma boa parte vai fazer a prova em São Paulo, pelo menos metade oriunda do interior e que não conhecem a metrópole. E olha que o que não falta em São Paulo são escolas públicas e faculdades muito próximas de metrôs, o meio mais prático de deslocamento na cidade.

Mas é aquela história, agora que a ESAF já fez a tranqueira, o negócio é nos virarmos. Graças a Deus hoje temos a Internet e websites muito práticos como o Google Maps, o Apontador e o SPTrans. Nos dois primeiros é possível entrar com o endereço do local de prova e obter um mapa das redondezas, imprescindível para o concurseiro se localizar em um local desconhecido. O Google Maps e o site da SPTrans, para a cidade de São Paulo, permite que o concurseiro entre com o endereço do local de prova e uma estação de metrô, por exemplo, e obtenha uma listagem de ônibus que ligam os dois pontos, facilitando em muito a vida do concurseiro.

Resumo da ópera - O que não dá é deixar para ver o local de prova e descobrir como chegar lá em cima da hora, pior, no dia da prova. É como diz o velho ditado popular, "o homem precavido vale por dois".

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Não são todas as músicas da Lilly Allen que gosto, mas essa está entre uma das minhas preferidas, "The Fear (I don´t know)". Essa moça é muito lindinha com essa franja. E olha que esse clipe foi difícil de achar para colocar aqui!




1 Response to "Local de prova ... onde?"

  1. Unknown says:

    Realmente, nunca fiz uma prova tão longe de casa. Moro em Niterói, e quando tenho que fazer no Rio sempre fico pelo centro ou no máximo na zona sul (flamengo, Urca, Botafogo). Fui fazer prova da Barra da Tijuca, meu padrasto me levou de carro. São 45 mim se não tiver trânsito. Saímos às 10 hs, para não correr nenhum risco, principalmente porque o dia estava de praia e podia o caminho estar engarrafado. A Escola municipal era tão escondida que não aparecia no google maps, porque fica quase dentro de uma floresta.
    Bom não sei em outros lugares, mas essa escola estava fazia, na minha sala tinham 32 lugares e só 15 candidatos. E todas as salas estavam assim.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards