De gota em gota

Dias atrás recebi o seguinte desabafo de uma concurseira:

“Não estou conseguindo. Trabalhar e estudar tem me deixado hiper cansada. Saio de casa às 5:00 da manhã tenho uma hora de almoço, e chego em casa às 20:30 porque moro muito longe do trabalho. Ainda tenho uma filha de 5 anos que me pede total atenção nos finais de semana. Tem dias que entro em desespero por não conseguir ... não sei mais o que faço!!! É apenas um desabafo gente!!!”.

Para essa concurseira, e outros tantos concurseiros que se encontram em situação similar, digo apenas uma coisa, sejam como uma torneira mal fechada, como a da foto que ilustra esse artigo.

(Silêncio constrangedor).

Vocês devem estar pensando que pirei de vez, né?! “Tadinho do Concurseiro Solitário, o cara estudou demais e pirou na batatinha” .... Graças a Deus ainda não cheguei a esse ponto. Então, melhor explicar direitinho o que quero dizer com esse exemplo figurativo.

Todos sabem que o mundo está prestes a viver uma grande escassez planetária de água doce, problema esse resultante de décadas de crescimento urbano sem planejamento, poluição, desmatamento e tal. Então, economizar água nunca foi tão importante e depende de cada um de nós, com ações simples, mas de grande impacto no panorama geral. Uma das dicas de economia de água é justamente cuidar para que as torneiras fiquem devidamente fechadas, sem gotejamento. Porquê? Vejamos o que diz uma cartilha educativa de economia de água de uma grande companhia de saneamento:

Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

Sacaram, uma torneira pingando desperdiça diariamente 46 litros de água limpa e tratada. É dinheiro e recurso natural que vai para o esgoto, literalmente. Esses 46 litros são equivalentes a pouco mais de 15 garrafas de 3 litros, daquelas de Coca-Cola, de água desperdiçada por dia. Se transportarmos isso para um mês, serão 1.380 litros, pouco mais de metade de uma piscina olímpica de água potável desperdiçada. Transportando para um ano serão 16.790 litros de água, equivalentes a 6,7 piscinas olímpicas. Ou seja, uma simples torneira pingando, ao final de um ano, desperdiçará água que não acaba mais.Só mais uma comparação didática. Um bom banho demorado gasta 180 litros de água. O volume desperdiçado anualmente com uma torneira aberta seria suficiente para alguém tomar 93 banhos bem demorados e relaxantes ... pouco mais de três meses de banho demorado diário!

Só que esse é um blog sobre concursos públicos, não sobre ecologia ou economia de água. Então o que tem a ver as duas coisas. Têm tudo a ver, meus amigos.

Nossa amiga concurseira está desanimada porque tem muito, mas muito pouco tempo disponível para estudar. Ela trabalha, mora longe, tem uma filhinha para cuidar. Ufa. O que ela pode fazer? Ao meu ver, três coisas:

1ª opção – Desistir dessa idéia de concursos públicos e levar a vida como puder da melhor forma possível.

2ª opção – Continuar frustrada por não poder estudar direito por falta de tempo até o dia em que desista de dar murro em ponta de faca e mude para a primeira opção.

3ª opção – Estudar usando o que chamo de “estratégia da torneira gotejante” e algum tempo depois comemorar a posse me um belo cargo público.

Vejamos o que é essa tal de “estratégia da torneira gotejante”, cujo nome parece mais nome saído de filme chinês de lutas de Kung Fu.

Essa estratégia deve ser adotada, especificamente, para concurseiros com pouquíssimo tempo disponível para estudar e consiste em montar uma rotina de estudos adaptada a essa escassez de tempo. Melhor que ficar no blá blá blá, melhor usarmos um exemplo prático.

Digamos que nossa amiga que enviou o desabafo que abre esse artigo consiga 2:30 horas diárias livres para estudo durante a semana (segunda a sexta). Digamos que ela possa estudar 1:00 hora no caminho do trabalho para casa, 30 minutos na parada para o almoço e uma hora no caminho de volta do trabalho para casa. Nos finais de semana ela faz um esforço e consiga 3:00 horas livres para estudar, uma hora logo após acordar, uma hora a tarde e uma hora a noite. Ok, somando tudo ela terá 18:30 horas de tempo de estudo semanalmente, que no mês serão 74 horas de tempo de estudo!

E será que estudando com seriedade esse tempo é possível passar em concurso público? Claro que é, não há dúvidas. Vai-se demorar um pouco mais para se alcançar a vitória, mas ela é certa como a noite que segue o dia!

Nossa amiga pode começar com um planejamento de quatro matérias básicas para a maioria dos concursos públicos, Português, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Basta investir uma graninha na compra de um bom livro para cada uma dessas matérias e usar um esquema desse tipo:

1ª semana do mês:

2ª feira – Direito Administrativo
3ª feira – Português
4ª feira – Direito Administrativo
5ª feira – Português
6ª feira – Exercícios de Português
Sábado – Exercícios de Direito Administrativo
Domingo – Rever rapidamente ambas as matérias

2ª semana do mês:

2ª feira – Direito Constitucional
3ª feira – Informática
4ª feira – Direito Constitucional
5ª feira – Informática
6ª feira – Exercícios de Informática
Sábado – Exercícios de Direito Constitucional
Domingo – Rever rapidamente ambas as matérias

3ª semana do mês:

2ª feira – Direito Administrativo
3ª feira – Português
4ª feira – Direito Administrativo
5ª feira – Português
6ª feira – Exercícios de Português
Sábado – Exercícios de Direito Administrativo
Domingo – Rever rapidamente ambas as matérias

4ª semana do mês:

2ª feira – Direito Constitucional
3ª feira – Informática
4ª feira – Direito Constitucional
5ª feira – Informática
6ª feira – Exercícios de Informática
Sábado – Exercícios de Direito Constitucional
Domingo – Rever rapidamente ambas as matérias

Se um concurseiro seguir esse roteiro estudando religiosamente todos os dias, garanto que ao final de um ano de estudo o cara estará fera o suficiente nessas matérias para gabaritar a maioria das provas de concursos públicos para nível médio e superior de qualquer banca! Mas notem o “religiosamente”, ou seja, o concurseiro deverá ter uma disciplina de ferro e estudar com qualidade os 365 dias do ano, faça sol ou faça chuva, esteja saudável ou doente, esteja feliz ou triste.

Resumo da ópera – Do mesmo modo que cabe a nós, economizando água nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia, evitar que a escassez de água de torne um problemão que deixará a crise internacional que vivemos no chinelo, cabe também a cada concurseiro maximizar o tempo de estudo que tem disponível, seja pouco ou seja muito, para alcançar o sonho de posse em cargo público. É como diz aquele velho ditado popular ... “é de grão em grão que a galinha enche o papo”.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Vocês acreditam em fantasmas?

3 Response to "De gota em gota"

  1. Deise says:

    oLÁ!!!! mEU NOME É DEISE E ENCONTRO-ME NUMA SITUAÇÃO PARECIDA COM A DA COLEGA. AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIII A SUA ABORDAGEM. ADOREI AS DICAS. JÁ ESTOU ESTUDANDO DESSA FORMA SÓ QUE POR CICLOS. ESTAVA DESANIMADA ACHANDO QUE SERIA QUASE IMPOSSÍVEL CHEGAR LÁ. ESSE ARTIGO DEU-ME ÂNIMO, ENTUSIASMO, TROUXE DE VOLTA A MINHA DETERMINAÇÃO E CORAGEM. TUDO POR UM OBJETIVO, POR UM SONHO, PELA MINHA BEBÊ DE TRÊS MESES DE VIDA.
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nossa adorei esse comentário, pois ajudou a fazer com que eu repensasse algumas coisas, eu também não tenho tempo para estudar, estou cansanda quase chegando a exaustão, estou muito cansada mesmo, mas o que você escreveu é certo, demora para atingirmos o nosso objetivo estudar dessa forma, mas com certeza atingiremos o ápice do tanto almejado cargo público.
    beijos a todos.

    Camisa 9 says:

    De gota em gota a galinha enche o papo rsrs

    A conta da piscina tá estranhinha...1.380 litros enchem uma piscina infantil de 1000 litros...e nao uma piscina olimpica que tem tem por dimensoes, acho, 25*2*18!

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards